A importância do Treinamento como fator competitivo nas Organizações
Palavras-chave:
Treinamento, Competitividade, Estratégia empresarial, Motivação.Resumo
A pesquisa apresenta conceitos, objetivos e necessidades de programas de treinamento para as Organizações, sendo este uma estratégia empresarial e um fator positivo de competitividade no mercado. O objetivo deste artigo é mostrar a necessidade e importância do processo de treinamento como estratégia e vantagem competitiva para o desempenho de uma Organização. A análise feita é através de uma pesquisa bibliográfica detalhada com um levantamento das necessidades de se realizar programas de treinamentos, bem como mostrar o porquê é importante realizá-los para o desenvolvimento e crescimento de uma empresa. Em um primeiro momento, ocorrerá uma explanação da definição do termo treinamento, onde serão apresentados seus objetivos, em seguida as necessidades de se realizar programas de treinamento e por fim confirmar que o treinamento é uma ferramenta estratégica indispensável para uma empresa que deseja progredir com uma equipe qualificada, motivada e satisfeita. E para manter-se competitiva no mercado deve valorizar a comunicação e integração dos seus clientes internos, em busca de manter sua equipe de colaboradores unida, reciclada e treinada para assim, alcançar com empenho e dedicação, os objetivos gerais e específicos da Organização.Downloads
Referências
BOOG, Gustavo G. (coord.). Manual de Treinamento e Desenvolvimento: um guia de operações. São Paulo: Makron Books, 2001.
CAMPBELL, Joseph P. Training Design for Performance Improvement. In: CAMPBELL, J. P.; CAMPBELL , R. J. Productivity in organizations: New perspectives from industrial and organizational psychology. p. 177-215. San Francisco: Jossey-Bass, 1988.
CARVALHO, Antonio Vieira de; NASCIMENTO, Luiz Paulo do. Administração de Recursos Humanos. 2. ed. São Paulo: Pioneira, 1997.
CHIAVENATO, Idalberto. Gerenciando Pessoas. 2. ed. São Paulo: Makron Books, 1994.
_________. Gestão de Pessoas: O novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Campus, 1999.
GIL, Antonio Carlos. Administração de Recursos Humanos: um enfoque profissional. São Paulo: Atlas, 1994.
LACOMBE, Francisco José Masset. Recursos Humanos: Princípios e Tendências. São Paulo: Saraiva, 2005.
MARRAS, Jean Pierre. Administração de Recursos Humanos: Do operacional ao estratégico. 13. ed. São Paulo: Saraiva, 2009.
ROBBINS, Stephen P.; JUDGE, Timothy A.; SOBRAL, Filipe. Comportamento organizacional: teoria e prática no contexto brasileiro. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.
STANLEY, Terry L. The joy of working: a new look at job satisfaction. SuperVision, Burligton, v. 62, n. 9, p. 3-6, Sept. 2001.
TANKE, Mary L.. Administração de Recursos Humanos em Hospitalidade. trad. Roberto Galman. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004.