Aspectos Inovadores das Micro e Pequenas Empresas participantes do Programa Agentes Locais de Inovação no Ciclo III em Sergipe
Palavras-chave:
Inovação, Programa Agente Local de Inovação, Práticas de InovaçãoResumo
Considerando a participação das Micro e Pequenas empresas (MPE) na economia brasileira e a especificidade do contexto em que elas atuam, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), desenvolveu o Programa Agente Local de Inovação (ALI). Por meio da atuação do agente local de inovação o programa identifica o grau de inovação das MPEs. Para tanto, o presente estudo tem como objetivo analisar práticas de inovação nas micro e pequenas empresas participantes do Programa Agentes Locais de Inovação em Sergipe no ciclo III (2014/2016). Sendo fundamentada a literatura sobre Inovação, Modelos de Inovação, Inovação nas Micro e Pequenas Empresas e as Ferramentas da Inovação, dando destaque ao Radar da Inovação. Procedeu-se uma pesquisa de carácter descritivo-exploratório em que foi utilizada a abordagem survey, aplicando-se junto aos agentes locais de inovação (ALIs) participantes do Ciclo III. Além disso, os artigos científicos por eles escritos ao final do programa foram analisados com intuito de identificar as ações que foram desenvolvidas. Conclui-se que a experiência vivenciada pelo agente local de inovação, no momento de participação no programa ALI em um processo de pesquisa-ação, foi relevante para identificação e fomento de aspectos e práticas inovadorasDownloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2017-12-11
Como Citar
Virgens, G. S. das, Luft, M. C. M. S., Olave, M. E. L., & Queiroz, L. S. de. (2017). Aspectos Inovadores das Micro e Pequenas Empresas participantes do Programa Agentes Locais de Inovação no Ciclo III em Sergipe. Congresso De Gestão, Negócios E Tecnologia Da Informação – CONGENTI, 1(1). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/congenti/article/view/7993
Edição
Seção
ADM - Tema 01 - Marketing