Análise do Impacto dos Modelos de Maturidade de Processos na Implantação do ITIL – Uma Revisão Sistemática
Palavras-chave:
ITIL, Maturidade, Implantação, Gerenciamento de ServiçosResumo
O objetivo do presente estudo é detectar quais os níveis de maturidade dos processos da organização e o impacto desses níveis na implantação do Information Technology Infrastructure Library (ITIL). Para isso, foi realizada uma revisão sistemática que buscou selecionar e analisar os artigos que tratam desse tema para apontar as metodologias de maturidade existentes ou as possibilidades de criação de novas metodologias que visam reduzir as taxas de insucesso na implantação do ITIL, baseado nos níveis de maturidade encontrados nas organizações.
Downloads
Referências
BIOLCHINI, J., MIAN, P. G., NATALI, A. C. C., and TTRAVASSOS, G. H. (2005). Sytematic review in software engineering. Technical report, RT–ES 679/05. System Engineering and Computer Science Dept., COOPE/UFRJ.
ESMAILI, Haleh Bagher, HASSAN Gardesh, and SHAHTAM Shadrokh Sikari. Validating ITIL maturity to strategic business-IT alignment. Computer Technology and Development (ICCTD), 2010 2nd International Conference on. IEEE, 2010.
FERNANDEZ, E., J. SANCHEZ, and A. MORATILLA. ITQMM: a new model for IT processes. 24th Australasian Conference on Information Systems (ACIS). RMIT University, 2013.
LUFTMAN, Jerry. Strategic alignment maturity. Handbook on Business Process Management 2. Springer Berlin Heidelberg, 2015. 5-43.
MARRONE, Mauricio, and KOLBE Lutz.M. Uncovering ITIL claims: IT executives perception on benefits and Business-IT alignment. Information Systems and E-Business Management 9.3 (2011): 363-380.
MARRONE, Mauricio, and KOLBE Lutz.M. Impact of IT service management frameworks on the IT organization. Business & Information Systems Engineering 3.1 (2011): 5-18.
PEREIRA, Rúben, and SILVA, Miguel Mira da. ITIL maturity model. 5th Iberian Conference on Information Systems and Technologies. IEEE, 2010.
PEREIRA, Rúben, and SILVA, Miguel Mira da. A maturity model for implementing itil v3. Services (SERVICES-1), 2010 6th World Congress on. IEEE, 2010.
PEREIRA, Rúben, and SILVA, Miguel Mira da. A maturity model for implementing ITIL V3 in practice. Enterprise Distributed Object Computing Conference Workshops (EDOCW), 2011 15th IEEE International. IEEE, 2011.
RICHTER, Christian. A general process-model to analyze and optimize the tool-landscape of IT Service Providers.Integrated Network Management-Workshops, 2009. IM'09. IFIP/IEEE International Symposium on. IEEE, 2009.
SILVA, Nuno, et al. Using ArchiMate to model a process assessment framework. Proceedings of the 30th Annual ACM Symposium on Applied Computing. ACM, 2015.
TAROUCO, Hiury Hakim, and GRAEML, Alexandre Reis. Governança de tecnologia da informação: um panorama da adoção de modelos de melhores práticas por empresas brasileiras usuárias. Revista de Administração 46.1 (2011): 07-18.
IT Governance Institute (2011) IT governance global status report 2011. Disponível em: http://www.isaca.org/Knowledge-Center/Research/Documents/Global-Status-Report-GEIT-2011_res_Eng_0111.pdf. Acesso em: 07 jun. 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Congresso Gestão Negócios TI – CONGENTI
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico contribui para a democratização do saber. Assume-se que, ao submeter os originais os autores cedem os direitos de publicação para o Congresso de Gestão, Negócios e Tecnologia da Informação – CONGENTI. O autor(a) reconhece esta como detentor(a) do direito autoral e ele autoriza seu livre uso pelos leitores, podendo ser, além de lido, baixado, copiado, distribuído e impresso, desde quando citada a fonte.