Uso das Redes Sociais no Ambiente Corporativo: a Visão de Usuários que Trabalham com Atendimento ao Público

Autores

  • Carla Milena Lordêlo Chaves Programa de Pós-graduação em Administração-PROPADM
  • Maria Conceição Melo Silva Luft Instituição: Departamento de Administração-Universidade Federal de Sergipe-UFS Afiliação: Programa de Pós-graduação em Administração-PROPADM e Programa de Pós-Graduação em Administração Pública em Rede- PROFIAP Brasil

Palavras-chave:

Redes Sociais Virtuais, Atendimento ao Cliente, Percepção de Funcionários

Resumo

A internet e as redes sociais estão cada vez mais inseridas na rotina das pessoas e no ambiente organizacional, podendo constituir-se num desafio empresarial, especialmente no que se refere aos funcionários que trabalham com atendimento direto ao público, uma vez que a excelência no atendimento ao cliente tornou-se fundamental. Nesse contexto, este artigo tem por objetivo verificar se o acesso às redes sociais no ambiente corporativo interfere no desempenho do trabalho dos funcionários que têm contato direto com o cliente. A pesquisa classifica-se como descritiva mediante estratégia de pesquisa survey. Os dados foram coletados por meio de um questionário aplicado aos funcionários de uma Instituição de Ensino Superior que possuem perfil em redes sociais, totalizando 99 respostas válidas. Diante dessa pesquisam pode-se concluir que as redes sociais estão muito presentes na vida do grupo pesquisado e a utilização ocorre de maneira frequente durante a jornada de trabalho. Os resultados apontam que a maioria dos respondentes afirmaram ter o costume de ficar conectados à alguma rede social durante o expediente, apesar de boa parte dessas pessoas terem afirmado que não acham correto utilizar as redes sociais no horário de trabalho e que este uso pode vir a interferir no seu desempenho.

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Biografia do Autor

Carla Milena Lordêlo Chaves, Programa de Pós-graduação em Administração-PROPADM

Mestranda em Administração - Programa de Pós-Graduação em Administração - PROPADM - SE

Maria Conceição Melo Silva Luft, Instituição: Departamento de Administração-Universidade Federal de Sergipe-UFS Afiliação: Programa de Pós-graduação em Administração-PROPADM e Programa de Pós-Graduação em Administração Pública em Rede- PROFIAP Brasil

Mestre e Doutora em Administração. Atualmente é docente efetiva do Departamento de Administração da UFS.  Professora do Programa de Pós-graduação em Administração - PROPADM e Administração Pública em Rede-PROFIAP.  Trabalha temáticas ligadas a gestão da tecnologia da informação e inovação nas organizações

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Publicado

2017-12-11

Como Citar

Lordêlo Chaves, C. M., & Melo Silva Luft, M. C. (2017). Uso das Redes Sociais no Ambiente Corporativo: a Visão de Usuários que Trabalham com Atendimento ao Público. Congresso De Gestão, Negócios E Tecnologia Da Informação – CONGENTI, 1(1). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/congenti/article/view/7986

Edição

Seção

ADM - Tema 05 - Interações Sociais das Organizações e Novas Abordagens de Estudos em Administração