Recrutamento e Seleção Estratégicos: Processos Tradicionais e a Influência das Mídias Sociais

Autores

  • Márcia Gomes Fanese
  • Rodrigo César Reis Fanese
  • Wanusa Campos Centurión Fanese

Palavras-chave:

Recrutamento, Seleção, Gestão de Pessoas

Resumo

O presente artigo tem como pauta os processos de recrutamento e seleção de colaboradores, visando apresentar a perspectiva estratégica dessas práticas, que são de extrema importância para as empresas, podendo influenciar nos resultados das organizações tanto positiva, quanto negativamente. Assim, o presente artigo tem como objetivo central analisar técnicas estratégicas de recrutamento e seleção de pessoas, com a perspectiva de possibilitar à contratação de colaboradores capacitados, alinhados às necessidades da empresa. Para tanto, foi utilizado como metodologia o levantamento bibliográfico e levantamento de campo do tipo Survey. A pesquisa caracteriza-se como exploratória e descritiva, a coleta de dados se deu mediante o questionário e foi complementado por entrevista que possibilitou uma abordagem quanti-qualitativa. Desse modo, foi possível verificar na pesquisa que boa parte das empresas não estão desenvolvendo processos formais de recrutamento e seleção, mas consideram significativo um bom planejamento para essa prática e os métodos de recrutamento que privilegiam o uso de novas tecnologias começaram a ser mais utilizados e aceitos. Levando-se em consideração esses aspectos, o sucesso da empresa começa quando ela consegue encontrar e selecionar talentos para que possam somar para o sucesso organizacional, é um processo importante e necessita ser realizado por profissional qualificado, que garanta maior eficiência e eficácia ao resultado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Gomes, Fanese

Departamento de Administração da Fanese

Rodrigo César Reis, Fanese

Curso de GRH e de Administração

Wanusa Campos Centurión, Fanese

Coordenação de Graduação Tecnológica em GRH e Logística

Referências

BAYLÃO, André Luis da Silva; ROCHA, Ana Paula de Sousa. A Importância do Processo de Recrutamento e Seleção de Pessoal na Organização Empresarial. XI Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia. 2014

CASTRO, Charles Alves de. Recrutamento e seleção: Um processo para Constituição da Equipe do Hotel Beta. Revista Global Manager, V. 15, N. 1, p. 5, 2015.

LIMA, Franquiléia et al. Processo de Recrutamento e Seleção na Empresa AP Empreendimentos. Investigação Qualitativa em Ciências Sociais, vol. 3, n°.1 p. 4-5, 2016.

LUCATO, Wagner Cezar et al. Gerenciamento da transferência internacional de tecnologia: estudo de caso na indústria têxtil brasileira. Gestão & Produção, [s.l.], v. 22, n. 1, p.213-228, mar. 2015. FapUNIFESP (SciELO).

Downloads

Publicado

2017-12-11

Como Citar

Gomes, M., Reis, R. C., & Centurión, W. C. (2017). Recrutamento e Seleção Estratégicos: Processos Tradicionais e a Influência das Mídias Sociais. Congresso De Gestão, Negócios E Tecnologia Da Informação – CONGENTI, 1(1). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/congenti/article/view/7984

Edição

Seção

ADM - Tema 03 - Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional