Perfil do empreendedor feminino: Um estudo de caso no município de Nossa Senhora da Glória e Itabaiana - Se

Autores

  • Lícia da Silva Gonçalves de Moura Barreto Universidade Tiradentes
  • Uisla Aniele Andrade Feitosa Universidade Tiradentes
  • Érica Emília Almeida Fraga Universidade Tiradentes
  • Cleide Ane Barbosa da Cruz Universidade Federal de Sergipe

Resumo

O empreendedorismo feminino surge como uma alternativa para as mulheres conquistarem um espaço no mercado de trabalho, desenvolvendo seus próprios negócios. O objetivo desta pesquisa foi identificar o perfil das mulheres empreendedoras dos municípios de Nossa Senhora da Glória e Itabaiana – SE. A metodologia foi classificada como um estudo de caso exploratório quantitativo, que utilizou um questionário como instrumento de coleta de dados, a uma amostra de 50 empreendedoras. Os resultados mostraram que as entrevistadas eram em sua maioria jovens empreendedoras que atuam no comércio, que criaram seus negócios não por necessidade, mais sim pela busca por independência financeira. Ainda, percebeu-se que muitas buscam por cursos para se qualificar, porém ainda tem uma minoria que não busca por qualificação, isso mostra que ainda é preciso explorar o desenvolvimento dessas mulheres através de cursos para que estas aprimorem seus negócios.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lícia da Silva Gonçalves de Moura Barreto, Universidade Tiradentes

Estudante do curso de Bacharel em Administração da Universidade Tiradentes – Campi Itabaiana

Uisla Aniele Andrade Feitosa, Universidade Tiradentes

Estudante do curso de Bacharel em Administração da Universidade Tiradentes – Campi Itabaiana

Érica Emília Almeida Fraga, Universidade Tiradentes

Mestre em Ciência da Propriedade Intelectual, pela Universidade Federal de Sergipe. Pós-Graduada em Didática e Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade São Luís de França, Sergipe. Pós-graduada em Artes Culinárias pelo Centro de Formacion Profesional Mausi Sebess, Argentina. Pós-graduada em Gastronomia e Gestão em Serviços de Alimentação pela Faculdade Serigy, Sergipe. Graduada em Administração pela Universidade Federal de Sergipe. Participa do grupo de pesquisa em Administração, na linha de empreendorismo/UNIT. Professora do Curso de Administração da Universidade Tiradentes (UNIT).

Cleide Ane Barbosa da Cruz, Universidade Federal de Sergipe

Doutoranda e Mestre em Ciência da Propriedade Intelectual (UFS). Especialista em MBA em Logística e Operações (FSLF). Graduada em Administração (FJAV). Atualmente é bolsista de doutorado da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe.

Referências

FERNANDES, J. A. T.; CAMPOS, F. de; SILVA, M. O. da. (2013). Mulheres empreendedoras: O desafio de empreender. Contribuciones a las Ciencias Sociales, junho de 2013. Disponível em url: http://www.eumed.net/rev/cccss/24/familia-trabalho.html , Acesso em 15-1-2015.

GRECO, Simara Maria de Souza Silveira (Coord.). Empreendedorismo no Brasil. GEM - Global Entrepreneurship Monitor. Curitiba: IBQP, 2017.

MACHADO, F. B. Dilemas de Mulheres Empreendedoras em Empresas Inovadoras Nascentes. XXXVI Encontro do ANPAD. Rio de Janeiro/RJ – 22 a 26 de setembro de 2012.

PETERS, Tom. As mulheres reinam. HSM Management, v. 43, p. 51-56, março-abril 2004.

Downloads

Publicado

2017-12-11

Como Citar

Barreto, L. da S. G. de M., Feitosa, U. A. A., Fraga, Érica E. A., & Cruz, C. A. B. da. (2017). Perfil do empreendedor feminino: Um estudo de caso no município de Nossa Senhora da Glória e Itabaiana - Se. Congresso De Gestão, Negócios E Tecnologia Da Informação – CONGENTI, 1(1). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/congenti/article/view/7882