O Excesso de Burocracia no Processo de Cadastro Bancário

Autores

  • Natália Pantaleão Rocha dos Passos Universidade Tiradentes
  • Érica Emília Almeida Fraga Universidade Tiradentes
  • Cleide Ane Barbosa da Cruz Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

Cliente, Brainstorming, Diagrama de Ishikawa

Resumo

A Burocracia surgiu como uma alternativa para tornar as organizações, caracterizadas por regras e procedimentos, mais eficientes na execução de suas atividades. No entanto, o que deveria proporcionar eficiência, trouxe consigo algumas disfunções, como o apego excessivo a normas, papelório e conflitos com o público. Diante disso, a pesquisa tem como objetivo analisar de que forma o excesso de burocracia influencia no processo de cadastro dos clientes da Agência do Banco do Nordeste do Brasil em Propriá/SE. A metodologia consistiu num estudo de caso exploratório qualitativo, que utilizou a técnica de resolução de problema Brainstorming com os colaboradores da Agência. Os resultados mostraram que a agência pesquisada ainda possui um excesso de formalismo e ausência de determinadas informações de alguns funcionários do atendimento, o que prejudica o processo de cadastro bancário dos clientes, porém a utilização da ferramenta 5W2H, pode auxiliar minimizando erros de execução e proporcionando agilidade ao processo, o que consequentemente traria melhoria ao processo de fidelização dos clientes do Banco.

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Biografia do Autor

Natália Pantaleão Rocha dos Passos, Universidade Tiradentes

Estudante do curso de Bacharel em Administração da Universidade Tiradentes – Campi Propriá

Érica Emília Almeida Fraga, Universidade Tiradentes

Mestre em Ciência da Propriedade Intelectual, pela Universidade Federal de Sergipe. Pós-Graduada em Didática e Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade São Luís de França, Sergipe. Pós-graduada em Artes Culinárias pelo Centro de Formacion Profesional Mausi Sebess, Argentina. Pós-graduada em Gastronomia e Gestão em Serviços de Alimentação pela Faculdade Serigy, Sergipe. Graduada em Administração pela Universidade Federal de Sergipe. Participa do grupo de pesquisa em Administração, na linha de empreendorismo/UNIT. Professora do Curso de Administração da Universidade Tiradentes (UNIT).

Cleide Ane Barbosa da Cruz, Universidade Federal de Sergipe

Doutoranda e Mestre em Ciência da Propriedade Intelectual (UFS). Especialista em MBA em Logística e Operações (FSLF). Graduada em Administração (FJAV). Atualmente é bolsista de doutorado da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe.

Referências

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Publicado

2017-12-11

Como Citar

Passos, N. P. R. dos, Fraga, Érica E. A., & Cruz, C. A. B. da. (2017). O Excesso de Burocracia no Processo de Cadastro Bancário. Congresso De Gestão, Negócios E Tecnologia Da Informação – CONGENTI, 1(1). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/congenti/article/view/7838

Edição

Seção

ADM - Tema 03 - Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional