O Excesso de Burocracia no Processo de Cadastro Bancário
Palavras-chave:
Cliente, Brainstorming, Diagrama de IshikawaResumo
A Burocracia surgiu como uma alternativa para tornar as organizações, caracterizadas por regras e procedimentos, mais eficientes na execução de suas atividades. No entanto, o que deveria proporcionar eficiência, trouxe consigo algumas disfunções, como o apego excessivo a normas, papelório e conflitos com o público. Diante disso, a pesquisa tem como objetivo analisar de que forma o excesso de burocracia influencia no processo de cadastro dos clientes da Agência do Banco do Nordeste do Brasil em Propriá/SE. A metodologia consistiu num estudo de caso exploratório qualitativo, que utilizou a técnica de resolução de problema Brainstorming com os colaboradores da Agência. Os resultados mostraram que a agência pesquisada ainda possui um excesso de formalismo e ausência de determinadas informações de alguns funcionários do atendimento, o que prejudica o processo de cadastro bancário dos clientes, porém a utilização da ferramenta 5W2H, pode auxiliar minimizando erros de execução e proporcionando agilidade ao processo, o que consequentemente traria melhoria ao processo de fidelização dos clientes do Banco.
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