Geração do milênio e a flexibilidade das estruturas organizacionais: a construção de um modelo de gestão empresarial colaborativo e equilibrado

Autores

Palavras-chave:

Administração, Recursos Humanos, Tecnologia, Geração Y.

Resumo

Este artigo tem por finalidade relatar o desenvolvimento das novas gerações, mais especificamente voltado para aqueles, nascidos a partir de 1980, uma explícita e dinâmica geração Y, também conhecida como geração jovem. Tem-se como pressuposto que a Geração Y é, antes de tudo, uma geração jovem, no sentido que, estão em busca de novas oportunidades o tempo todo. Nesse sentido, todo debate deverá ser pautado na certeza de que discutir as questões relativas as gerações são de suma importância para entender as características de cada geração. O grande desafio da presente pesquisa é o de buscar neste debate específico sobre gerações premissas balizadoras para um melhor entendimento das organizações. Especificamente, cabe destacar em epígrafe que, no que diz respeito ao processo metodológico serão realizadas pesquisas exploratórias com o intuito de promover uma maior familiaridade e aproximação com o objeto pesquisado, através do levantamento bibliográfico dos conteúdos abordando a temática central de forma descritiva e qualitativa, que possibilite a melhor interpretação da teoria das gerações organizacionais pautando pela aplicação dos parâmetros e conceitos substanciais basilares contidos na teoria, tornando-se suficiente a aplicação do método indutivo na constatação dos dados pertinentes ao acervo das obras do autor. Os resultados preliminares alcançados, depois de discutidos e devidamente analisados, serão apresentados na forma de relatório parcial, que impreterivelmente, a partir do sexto mês de execução do projeto possibilitarão a elaboração e produção de trabalhos científicos, aptos à publicação em periódicos específicos e revistas especializadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Passos Tavares, Universidade Tiradentes

Advogado. Graduado em Gestão Pública pela Universidade Tiradentes (2009) e especialista em Gestão Estratégica de Recursos Humanos pela Faculdade Estácio de Sá (2012). Formado como Bacharel em Direito pela Universidade Tiradentes (2016) e Pós - Graduação em Administração Pública Municipal pela Universidade Federal de Sergipe (2016). Atualmente é Pós-graduando do Curso de Especialização em Direito Público pela Universidade Estácio de Sá e Aluno Especial no Mestrado em Direitos Humanos da Universidade Tiradentes. No momento, trabalha como bolsista do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe na função de Coordenador do Curso Técnico em Administração na Diretoria de Educação a Distância. Também atua como Conciliador Voluntário na Justiça Federal do Estado de Sergipe e como Advogado Autônomo. Participa do Programa Voluntário de Iniciação Científica da Universidade Tiradentes - PROVIC no Grupo de Mediação de Conflitos (2017). É Pesquisador no grupo de pesquisa sobre Gênero, Direitos Humanos e Diversidade Sexual na UNIT (2017).

Paulo Rafael Monteiro Nascimento, Universidade Tiradentes

Mestre em Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Social pelo CEPPEV. Possui graduação em Engenharia Elétrica-Eletrônica - Faculdades Reunidas Nuno Lisboa - Rio de Janeiro-RJ (1985) e graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Sergipe (1996). Especialista em Gestão Empresarial pela UFS e MBA em Executive Marketing pela FGV - Fundação Getúlio Vargas e Especialista em Gestão de Negócios de IES pela UNESA (RJ). Atuou como executivo na Telemar/Oi e diretor geral da Faculdade Estácio de Sergipe. Atualmente é diretor de Ensino a Distância (EAD) da UNIT. Realizou estágio na Ericsson - Cell Planning - Suécia e business na Regent´s University London.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2017-12-11

Como Citar

Tavares, T. P., & Nascimento, P. R. M. (2017). Geração do milênio e a flexibilidade das estruturas organizacionais: a construção de um modelo de gestão empresarial colaborativo e equilibrado. Congresso De Gestão, Negócios E Tecnologia Da Informação – CONGENTI, 1(1). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/congenti/article/view/7645

Edição

Seção

ADM - Tema 03 - Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional