Pesquisa de Satisfação quanto ao Mix de Marketing: uma análise em empresa do ramo de transportes de Sergipe

Autores

  • Jackson de Santana Silva Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe (Fanese)
  • Carlos Frederico de Carvalho Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe (Fanese)
  • Antonio Karlos Araújo Valença Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Flávio Monteiro Hora Neto Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe (Fanese)

Palavras-chave:

Pesquisa de Satisfação, Mix de Marketing, Satisfação do Cliente, Fidelização do Cliente.

Resumo

O tema satisfação do cliente vem sendo utilizado por muitas empresas como estratégias de marketing para fidelizar os clientes e aumentar as vendas. O artigo apresentado partiu do problema em que a empresa estudada vem tendo dificuldades em atingir os objetivos traçados pelo nível estratégico da organização e a constatação do afastamento de alguns clientes da região local. Esta pesquisa tem como objetivo analisar o grau de satisfação dos clientes quanto ao Mix de marketing. Para isso, este inciso foi desenvolvido através de um estudo de caso, de maneira exploratório-descritiva na qual se buscou identificar e definir melhor um problema e descrevê-lo sugerindo soluções para o mesmo. Foram aplicados 62 questionários aos clientes da empresa, de forma aleatória. No estudo apresentou que os clientes em geral estão satisfeitos com todas as variantes analisadas, mostrando um bom nível nos resultados, já o percentual de clientes insatisfeitos é mínimo e o nível de indiferença demonstrado em relação a alguns produtos e serviços oferecidos indica que é um ponto a ser melhorado. Sendo assim, precisa-se usufruir deste estudo para adotar estratégias que permitam diminuir ou eliminar essa variante de indiferença e insatisfação dos clientes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABDALA Victor. Agencia Brasil, Rio de Janeiro, 29 Jun. 2016. Disponível em: <http://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2016-06/taxa-de-desemprego-fica-em-112-em-maio>. Acesso em: 30 Ago. 2016.

ALVES, Jéssica Sena do Amaral. Análise da satisfação dos clientes em. 2016. 33 f. TCC (Graduação) - Curso de Administração de Empresas, Uniceub – Centro Universitário de Brasília, Distrito Federal,

BATISTA, Eduardo Ubirajara Rodrigues. Guia de Orientação para Trabalhos de Conclusão de Curso: relatórios, artigos e monografias. Aracaju: FANESE, 2014.

BORGERT, Adriana Buss; SANTOS, Elen Renata dos. Marketing de relacionamento com foco no atendimento aos clientes. Disponível em: <http://www.uniedu.sed.sc.gov.br/wp-content/uploads/2014/01/Adriana-Buss-Borget.pdf>. Acesso em: 23 de Mar. 2016.

BÚSSOLO, Rodrigo Martendal. Fidelização de clientes em academia de ginástica e musculação. 2012. 47 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física, Bacharel, Universidade do Sul de Santa Catarina, Palhoça, 2012.

CARDOSO, Andréia Cesário. Estratégias de marketing: uma análise do cartão de facilidades koerich na cidade de Araranguá – Sc. 2014. 59 f. TCC (Graduação)

COSTA, Ariana de Sousa Carvalho. Qualidade do atendimento ao cliente: um grande diferencial competitivo para as organizações. Cairu, 2015.

CUNHA, J. (26 de FEVEREIRO de 2016) FOLHA DE SÃO PAULO. Brasil fecha 99,7 mil empregos formais em janeiro.

DIAS, Gislene Brediks. O pós-marketing como fidelizador dos clientes sob a visão dos funcionários bancários. TCC. Umuarama: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2011

FERREIRA, Célia Marina Costa. Um estudo sobre fidelização e retenção de clientes na área do fitness. Viseu, 2012.

KOTLER, Philip. ARMSTRONG, Gary. Princípios de marketing. 12. ed. São Paulo: Person Prentice Hall, 2012.

KOTLER, Philip. KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. 14. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.

LAKATOS, Eva Maria e MARCONI, Marina de Andrade; Fundamentos de metodologia científica 6. Ed. – 7 reimpr. São Paulo: Atlas 2009.

LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Administração de marketing: conceitos, planejamento e aplicações à realidade brasileira. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2012.

LEÃO, Amanda Bernardes Luz. Comportamento de compra dos consumidores de aparelhos celulares: um estudo sobre a percepção dos estudantes de administração e ciência da computação de uma instituição de ensino superior na cidade de Formiga-MG. 2015. 47 f. TCC (Graduação) - Curso de Administração, Unifor- Mg, Formiga – Mg, 2015.

NETTO, Gabriela B. O atendimento ao cliente como estratégia de sucesso. Passo Fundo, 2011.

OLIVEIRA, Everton Moraes de. Satisfação de Clientes: Um estudo de caso com enfoque no processo de fidelização dos clientes da Comercial Água e Luz LTDA. Universidade de Passo Fundo. 2012.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2.ed. Rio Grande do Sul: Universidade FEEVALE, 2013.

RIBEIRO, Marcos Roberto Gomes. Retenção e fidelização de clientes na academia Barra Fitness. Porto Alegre, 2015.

SANTOS, Paulo Ricardo Cavalcante dos. Marketing de Relacionamento como ferramenta de fidelização de clientes: Um estudo de caso na loja Carreiro Sports, 2011.

SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – O Marketing em 8 partes. Disponível em:<http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/marketing-de-servicos-uma-visao-baseada-nos-8-ps,a799a442d2e5a410VgnVCM1000003b74010aRCRD. 27 de Fevereiro 2015.

SILVA, Kallyne Kelly Pereira; SOUSA, Eliane Pinheiro de. Nível de satisfação dos clientes de pet shops no município de juazeiro do norte, CE. Revista de Administração, v. 12, n. 22, p. 47-66, 2016.

TORRES, Simone Pádua; FONSECA, Sônia Cristina. Marketing de relacionamento: a satisfação e fidelização do cliente. Revista Saberes Interdisciplinares, ANO 1, 2012.

VERGARA S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2013.

Downloads

Publicado

2021-04-07

Como Citar

Silva, J. de S., Carvalho, C. F. de, Valença, A. K. A., & Hora Neto, F. M. (2021). Pesquisa de Satisfação quanto ao Mix de Marketing: uma análise em empresa do ramo de transportes de Sergipe. Congresso De Gestão, Negócios E Tecnologia Da Informação – CONGENTI. Recuperado de https://eventos.set.edu.br/congenti/article/view/13611

Edição

Seção

ADM - Tema 04 – Marketing, Comportamento do Consumidor e Comunicação do Marketing