A CONTRIBUIÇÃO DO NAF (NÚCLEO DE APOIO CONTÁBIL E FISCAL) DA UNIT PARA A COMUNIDADE E OS DISCENTES
Palavras-chave:
Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal - NAF Unit, Receita Federal, Discentes, Comunidade.Resumo
O presente trabalho trata da importância e contribuição do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal – NAF Unit, para os discentes e a comunidade sergipana. O NAF tem como objetivo principal gerar mudanças na cultura da comunidade interna (alunos) e externa (comunidade) no sentido de buscar orientações técnicas e a consciência do dever social e fiscal para contribuintes de baixa renda, microempresários, microempreendedores individuais e entidades sem fins lucrativos. A abordagem da pesquisa foi quanti-qualitativa envolvendo em um mesmo estudo a opinião e informações estatísticas sobre a importância do NAF, além de, um levantamento da quantidade de atendimentos realizados pelo NAF UNIT, no período de abril de 2016 até o mês de novembro de 2018, comparando a evolução dos principais atendimentos. O resultado mostrou que houve um desenvolvimento na quantidade de atendimentos e principalmente nos serviços relacionados ao MEI e IRPF, além de demonstrar que o NAF vem cumprindo o seu papel como ponte entre a sociedade e os futuros profissionais de contabilidade. A conclusão do estudo é que essa parceria entre a universidade e Receita Federal do Brasil é de grande importância para a comunidade, pois proporciona informação e resolução eficaz para os problemas do cidadão como também contribui para a formação de profissionais qualificados e cidadãos conscientes.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Fazenda. Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB). O imposto de renda no Brasil. 2015. Disponível em: <http://idg.receita.fazenda.gov.br/sobre/institucional/memoria/memoria-fazendaria/o-imposto-de-renda-no-brasil>. Acesso em: 02 nov. 2018.
BRASIL. Ministério da Fazenda. Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB). Institucional, 2018. Disponível em: <<http://idg.receita.fazenda.gov.br/sobre/institucional>>. Acesso em 07 nov. 2018.
FABRETTI, Láudio Camargo. Contabilidade tributária. 11. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
GRZYBOVSKI, D.; HAHN, T. G. Educação fiscal: premissa para melhor percepção da questão tributária. Revista de Administração Pública, v. 40, n. 5, p. 842-851, 2006.
LOPES, Filipe Charone Tavares. Análise da figura do microempreendedor individual (MEI) nas Leis Complementares nº 123/06 e 128/08. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 15, n. 2454, 21 mar. 2010. Disponível em: <https://jus.com.br/artigos/14533>. Acesso em: 08 nov. 2018.
PERES, Clóvis Belbute; BRAVO, André de Magalhães. Construindo a ponte de ouro entre a Receita Federal do Brasil e o contribuinte: os resultados de uma pesquisação. Monografia prêmio de inovação e tecnologia, 2011.
RECEITA FEDERAL. Educação Fiscal, 2018. Disponível em; <<http://idg.receita.fazenda.gov.br/acesso-rapido/direitos-e-deveres/educação-fiscal>>. Acesso em: 12 nov. 2018
.SANTOS, Jefferson Dias; FREITAS, Ricardo Costa. O “Microempreendedorismo Individual”– um passo positivo para a economia brasileira. 2012. Disponível em:<http://201.2.114.147/bds/BDS. Acesso em: 06 de novembro de 2018.