O uso do Instagram como ferramenta de marketing digital nas agências de intercâmbio da cidade de Maceió/Al durante a Pandemia Covid-19

Autores

  • Shirlane Valerio Nogueira Universidade Federal de Alagoas
  • Maria Alexsandra Silva Simão Universidade Federal de Alagoas
  • Malena do Nascimento Araújo Universidade Federal de Alagoas
  • Fernanda Bispo dos Santos UNIT
  • Rodrigo Cesar Reis de Oliveira Universidade Federal de Alagoas

Palavras-chave:

Marketing digital, Instagram, Agências de intercambio, Quarentena.

Resumo

O presente artigo teve como objetivo principal analisar o uso do Instagram como ferramenta
de marketing digital nas agências de intercâmbio da cidade de Maceió/AL durante a Pandemia
Covid-19. A presente pesquisa se classifica como descritiva e exploratória, quanto à
abordagem é caracterizada como quanti-qualitativa. O objeto da pesquisa compreende três
agências de intercâmbio da cidade de Maceió/AL. A coleta de dados foi realizada através de
uma entrevista semiestruturada com os gestores das organizações bem como uma análise dos
perfis do Instagram das agências. A coleta dos dados das páginas do Instagram se deu entre o
período de 05 a 16 de agosto de 2020. Sendo analisado os conteúdos postados nos perfis
durante o período de 20 de março até 31 de julho do ano de 2020. Além disso, foi analisado o
mesmo período do ano anterior para efeito de comparação. De acordo com o resultado desta
pesquisa foi possível observar que o Instagram se tornou um suporte para os atendimentos
que passaram a ser por canais digitais, por conta da quarentena. Entre as agências, somente a
Agência A teve um aumento de número de posts em comparação com o mesmo período de
2019. Em contrapartida as agências B e C diminuíram o número de postagens no Instagram,
pois julgaram que o momento não seria o ideal para estarem incentivando as pessoas a
viajarem. A partir desta pesquisa foi possível perceber a diferença de percepção do uso do
Instagram pelas as agências de intercâmbio como uma ferramenta de marketing digital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAGÃO, Fernanda Bôto Paz et al. Curtiu, comentou, comprou. A mídia social digital Instagram e o consumo. Revista Ciências Administrativas, v. 22, n. 1, p. 130-161, 2016.

BÁRCIA, Liana Cid. O papel da agência de intercâmbio no trabalho voluntário no exterior. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade Federal Fluminense, Nitéroi, 2016.

BARDIN, L.(2011). Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BURKE, Diane. Power of the post: Instagram is the chosen social media platform for PR content of cosmetic companies. Dissertação ( Mestrado em Jornalismo e Relações Públicas) - Griffith College Dublin, Dublin.2019.

BRITO, Maria Eduarda Rodrigues Souza et al. Estratégias de Marketing Digital para fortalecer o Relacionamento com o cliente em uma Empresa do Segmento fitness. In. Congresso de Gestão, Negócios e Tecnologia da Informação – CONGENTI. Anais. Sergipe.

GHISLENI, Taís Steffenello; TRINDADE, Nathane Spencer. A PRESENÇA DIGITAL NO INSTAGRAM DA MARCA ADIDAS EM 2017. Santa Maria, 2019.

IBGE. 6 em cada 10 empresas sofreram algum tipo de perda com pandemia – 2020. São Paulo: Disponível em: https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2020/07/30/covid-19-empresas-ibge.htm . Acesso em: 01 de julho de 2020.

ISHIDA, G. Como calcular a taxa de Engajamento em diversas redes. 2015. Disponível

em: <http://querosersocialmedia.com.br/blog/social-analytics/como-calcular-taxa-de-engajamento-em-diversas-redes/>. Acesso em: 15 de julho de 2020.

KOTLER, P., KARTAJAYA, H., SETIWAN, I. Marketing 4.0: do tradicional ao digital. Rio de Janeiro: Sextante, 2017.

KOTLER, P. KELLER, K. L. Administração de Marketing. 14.ed. São Paulo. Pearson Education do Brasil, 2012.

Coronavírus:Decretos municipais. Maceio.Al, Maceió, 31 de julho de 2020. Disponivel em: <http://www.maceio.al.gov.br/coronavirus/coronavirus-decretos-municipais/>. Acesso em: 28 de agosto de 2020.

MARTINS, Bárbara Isis; ALBUQUERQUE, Lívia Cristina Enders; NEVES, Manoella. Instagram Insights: Ferramenta de Análise de Resultados como Nova Estratégia de Marketing Digital. In: XX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste.Anais. Juazeiro. 2018.

MORGADO, Laila Silva. Brand Love e engajamento no contexto das redes sociais: Um estudo da marca Netflix. Dissertação ( Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade Fernando Pessoa, Porto, p.33.2019.

MUELLER, Elena Angélica. A utilização das ferramentas de comunicação digital na divulgação da atividade profissional de relações públicas pelo coletivo ‘todo mundo precisa de um RP’. Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, 2016.

OLIVEIRA, S. A.; HENRIQUE, J. L. Índice de Maturidade das Mídias Sociais - Instrumento de Estratégia de Marketing de Relacionamento para as Pequenas e Médias Empresas. Anais.Costa do Sauípe/ BA: ANPAD, 2016.

PEÇANHA, VITOR. Obrigado pelo marketing: um guia completo de como encantar pessoas e gerar negócios utilizando o marketing de conteúdo – São Paulo: Benvirá, 2017.

ROCHA, Ivone; VALIM, Rodrigo. Marketing Digital.Londrina: Editora e Distribuidora

Educacional S.A., p. 12-15, 2018.

SANTOS, Evner Silva et al. Estratégias de marketing no contexto da contabilidade. Humanidades e Tecnologia (FINOM), v. 1, n. 16, p. 191-228, 2019.

SILVA, Larissa Leopoldo da. As influências da era digital nas estratégias de marketing. Trabalho de Conclusão de Curso - Instituição Anhanguera de Rio Claro, Rio Claro, 2019.

SILVA, Simone Souza et al. Análise do marketing digital nas diretrizes empresariais. Caderno Profissional de Marketing-UNIMEP, v. 7, n. 1, p. 75-90, 2019.

SOUSA, Ariel Carvalho Lopes et al. Pequenos Empreendedores em Pedro Ii-Pi: E-Commerce e Taxa de Engajamento Através da Rede Social Instagram. Iniciacom, v. 8, n. 3, 2019.

SUMMERS, C., SMITH,R. e RECZEK,R. (2016). An Audience of One: Behaviorally Targeted Ads as Implied Social Labels. Journal of Consumer Research, 43 (1), pp.156–78.

TYER, Sarah. Instagram: What Makes You Post?. Pepperdine Journal of Communication Research, v. 4, n. 1, p. 14, 2016.

Downloads

Publicado

2021-04-07

Como Citar

Nogueira, S. V., Simão, M. A. S., Araújo, M. do N., Santos, F. B. dos, & Oliveira, R. C. R. de. (2021). O uso do Instagram como ferramenta de marketing digital nas agências de intercâmbio da cidade de Maceió/Al durante a Pandemia Covid-19. Congresso De Gestão, Negócios E Tecnologia Da Informação – CONGENTI. Recuperado de https://eventos.set.edu.br/congenti/article/view/13605

Edição

Seção

ADM - Tema 04 – Marketing, Comportamento do Consumidor e Comunicação do Marketing