A importância do Planejamento Estratégico para a Microempresa: um Estudo em uma Corretora de Seguros

Autores

  • Isabela Cristina Santana de Souza Dantas Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe (FANESE)
  • Carlos Frederico de Carvalho Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe (FANESE)
  • Marcio Roque dos Santos da Silva Universidade Federal de Sergipe (UFS) https://orcid.org/0000-0001-7194-9094
  • José Ednilson Matos Júnior Universidade Federal de Sergipe (UFS)
  • Davi Pinheiro de Santana Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Palavras-chave:

Planejamento Estratégico, Análise SWOT, Microempresa, Corretora de Seguros.

Resumo

Este artigo objetivou realizar um diagnóstico estratégico de uma microempresa do mercado de seguros, por meio da análise SWOT, evidenciando a importância do Planejamento Estratégico para empresas desse porte. Trata-se de um estudo de caso junto a uma Corretora de Seguros, cuja abordagem é qualitativa e a finalidade descritiva. Os dados foram produzidos por meio de entrevistas semiestruturadas com os funcionários da organização. Os achados revelaram que a microempresa não possui um Planejamento Estratégico que assegure a qualidade e eficiência organizacional, ainda que os gestores tenham conhecimento acerca da sua importância. Como intervenções, sugeriu-se a definição da missão e visão da organização, assim como algumas estratégias que podem ser implementadas pela microempresa a partir do cenário identificado. A pesquisa contribuiu para os gestores da microempresa objeto de estudo ao apresentar possibilidades para melhor aproveitar suas potencialidades e mitigar os problemas enfrentados. Além disso, pode contribuir para outras microempresas desse segmento com relação à compreensão da importância do Planejamento Estratégico para o sucesso organizacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabela Cristina Santana de Souza Dantas, Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe (FANESE)

Bacharela em Administração pela Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe (FANESE).

Carlos Frederico de Carvalho, Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe (FANESE)

Especialista em Gestão Executiva de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Professor da Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe (FANESE).

Marcio Roque dos Santos da Silva, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Mestrando em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Sergipe (PROPADM/UFS).

José Ednilson Matos Júnior, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Mestrando em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Sergipe (PROPADM/UFS).

Davi Pinheiro de Santana, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Mestrando em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Sergipe (PROPADM/UFS).

Referências

AGÊNCIA SEBRAE DE NOTÍCIAS. Pequenos negócios já representam 30% do Produto Interno Bruto do país. Pequenas Empresas & Grandes Negócios. Negócios. 2020. Disponível em: https://revistapegn.globo.com/Negocios/noticia/2020/04/pequenos-negocios-ja-representam-30-do-produto-interno-bruto-do-pais.html. Acesso em: 12 set. 2020.

ANDRADE, A. R. Planejamento estratégico: formulação, implementação, controle. São Paulo: Atlas, 2012.

BARBOZA, J. V. S.; ROJO, C. A. Diagnóstico estratégico em uma empresa do setor moveleiro por meio das análises SWOT, matriz BCG e 5 forças de Porter. Revista da Micro e Pequena Empresa, Campo Limpo Paulista, v. 9, n. 1, p. 103-116, 2015.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2016.

CHIAVENATO, I.; SAPIRO, A. Planejamento estratégico: fundamentos e aplicações. 3. ed. Rio de janeiro: Elsevier, 2016.

COLTRO, A.; PAZZINI; É. O papel do planejamento estratégico em uma organização. Caderno Profissional de Administração, Piracicaba, v. 6, n. 2, p. 136-156, dez. 2016.

CONFEDERAÇÃO NACIONAL DAS SEGURADORAS – CNSEG. Estatísticas do Mercado Segurador. 2020. Disponível em: https://cnseg.org.br/estatisticas/mercado.html. Acesso em: 12 set. 2020.

CRUZ, J. E.; OLIVEIRA, L. C. S.; NUNES, D. M. S.; HOFFMANN, V. E. Elaboração de Estratégias e Comportamento Estratégico em Micro e Pequenas Organizações Contábeis. Revista da Micro e Pequena Empresa, Campo Limpo Paulista, v. 13, n. 2, p. 98-115, 2019.

DELOITTE. 2019 Insurance Outlook: Growing economy bolsters insurers, but longer-term trends may require transformation. Deloitte Center for Financial Services. 2019. Disponível em: https://www2.deloitte.com/content/dam/Deloitte/br/Documents/risk/us-fsi-dcfs-2019-insurance-industry-outlook.pdf. Acesso em: 12 set. 2020.

DESS, G. G.; LUMPKIN, G. T.; EISNER, A. B.; MCNAMARA, G. Administração estratégica: a criação de vantagens competitivas. Rio de Janeiro: Alta Books, 2016.

ESTRELLA, D. L.; REZENDE, J. A importância do planejamento estratégico nas seguradoras. Sustainable Business International Jornal, Rio de Janeiro, n. 60, 2016.

FERREIRA, A. R.; BARCELOS, I. D.; BAYÃO JÚNIOR, M. C. A relevância do planejamento para as micro e pequenas empresas. Revista Facthus de Administração e Gestão, Uberaba, v. 1, n. 15, p. 15-35, 2019.

FERREIRA, E. E. S. Contribuições da aplicação do planejamento estratégico em uma micro e pequena empresa do setor de consultoria. 2018. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2018.

FORBES. Mercado de seguros cresce com estabilidade no Brasil. 2019. Disponível em: https://forbes.com.br/negocios/2019/07/mercado-de-seguros-cresce-com-estabilidade-no-brasil/. Acesso em: 12 set. 2020.

HITT, M. A.; IRELAND, R. D.; HOSKISSON, R. E. Administração Estratégica. São Paulo: Thomson, 2013.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. Desemprego. 2020. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/explica/desemprego.php. Acesso em: 12 set. 2020.

KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing. 14. ed. São Paulo: Pearson, 2012.

LEITÃO, M. S.; DUARTE, J. G.; OLIVEIRA, A. S.; SILVA, W. A.; OLIVEIRA, R. P.; MACEDO FILHO, E. F. Planejamento estratégico em pequenas empresas. Augusto Guzzo Revista Acadêmica, São Paulo, v. 1, n. 22, p. 183-202, nov./dez. 2018.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2011.

MULLER, C. J. Planejamento estratégico, indicadores e processos: uma integração necessária. São Paulo: Atlas, 2014.

NAVARRO, F. Itabaiana celebra 127 anos e comemora crescimento do comércio. Tv Sergipe. Disponível em: http://g1.globo.com/se/sergipe/noticia/2015/08/itabaiana-celebra-127-anos-e-comemora-crescimento-do-comercio.html#:~:text=Itabaiana%20%C3%A9%20dona%20de%20um,de%20caminh%C3%B5es%20e%20implementos%20rodovi%C3%A1rios. Acesso em: 12 set. 2020.

NOGUEIRA, C. S. (org.). Planejamento Estratégico. São Paulo: Pearson, 2015.

OLIVEIRA, D. P. R. Planejamento estratégico: conceitos, metodologia e práticas. 26 ed. São Paulo: Atlas, 2009.

______. Planejamento estratégico: conceitos, metodologia e prática. 28 ed. São Paulo: Atlas, 2010.

PERES, V. M.; MALDONADO, W. L.; CANDIDO, O. Seguros de automóvel no Brasil: concentração e demanda de mercado. Revista Contabilidade & Finanças – USP, São Paulo, v. 30, n. 81, p. 396-408, set./dez. 2019.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: Métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2 ed. Novo Hamburgo: Editora Feevale, 2013.

RIBEIRO, R. V. Estratégia Empresarial e de Recursos Humanos. Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2008.

REVISTA INSURANCECORP. Mercado de seguros movimenta 6,5% do PIB brasileiro. 2019. Disponível em: http://insurancecorp.com.br/pt/2019/03/28/rascunho-automatico-2/#:~:text=No%20Brasil%2C%20cerca%20de%2017,brasileira%20ainda%20n%C3%A3o%20est%C3%A1%20segurada. Acesso em: 12 set. 2020.

SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS – SEBRAE. Como elaborar um Plano de Negócios. 2013. Disponível em: https://www.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/Anexos/COMO%20ELABORAR%20UM%20PLANO_baixa.pdf. Acesso em: 12 set. 2020.

SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS – SEBRAE. Sobrevivência das Empresas no Brasil. 2016. Disponível em: https://datasebrae.com.br/documentos2/pesquisas/Sobrevivencia%20das%20Empresas%20no%20Brasil/Sobrevivencia%20de%20Empresas%20no%20Brasil%202016%20-%20FINAL.pdf. Acesso em: 12 set. 2020.

SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS – SEBRAE. Perfil das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte. 2018. Disponível em: https://www.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/UFs/RO/Anexos/Perfil%20das%20ME%20e%20EPP%20-%2004%202018.pdf. Acesso em: 12 set. 2020.

TEIXEIRA, C. A. C; DANTAS, G. G. T.; BARRETO, C. A. A importância do planejamento estratégico para as pequenas empresas. Revista Eletrônica Científica da FAESB, Tatuí, v. 1, n. 2, p. 104-123, set. 2015.

TOJAL, T.; FONTES, J. H. M. Prospecção de mercado no setor de seguros auto em Sergipe. Ideias & Inovação, Aracaju, v. 1, n. 3, p. 63-72, nov. 2013.

VERGARA, S. C. Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração. 13 ed. São Paulo: Atlas, 2011.

WRIGHT, P.; KROLL, M. J.; PARNELL, J. Administração estratégica: conceitos. São Paulo: Atlas, 2009.

YIN, R. K. Estudo de Caso: Planejamento e Método. 5 ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.

Downloads

Publicado

2021-04-07

Como Citar

Dantas, I. C. S. de S., Carvalho, C. F. de, Silva, M. R. dos S. da, Matos Júnior, J. E., & Santana, D. P. de. (2021). A importância do Planejamento Estratégico para a Microempresa: um Estudo em uma Corretora de Seguros. Congresso De Gestão, Negócios E Tecnologia Da Informação – CONGENTI. Recuperado de https://eventos.set.edu.br/congenti/article/view/13568

Edição

Seção

ADM - Tema 01 – Gestão Estratégica e Comunicação Organizacional