Apontamentos Sobre o Futuro da Ética para uma Inclusão social nas Indústrias 4.0

Autores

  • Vanessa Demarque Ramos Uninter
  • Lúcio Carvalho de Mello PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA UNINTER: DIREITOS HUMANOS, JURISDIÇÃO E MEIOS PACÍFICOS DE SOLUÇÃO DE CONTROVÉRSIAS EM UMA SOCIEDADE GLOBALIZADA (2020).
  • Naccer Cayc Ribeiro Donato PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA UNINTER: DIREITOS HUMANOS, JURISDIÇÃO E MEIOS PACÍFICOS DE SOLUÇÃO DE CONTROVÉRSIAS EM UMA SOCIEDADE GLOBALIZADA (2020).
  • Claudio Antônio Klaus Junior PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA UNINTER: DIREITOS HUMANOS, JURISDIÇÃO E MEIOS PACÍFICOS DE SOLUÇÃO DE CONTROVÉRSIAS EM UMA SOCIEDADE GLOBALIZADA (2020).

Palavras-chave:

Indústria 4.0, Pensamentos éticos, Avanços tecnológicos, Futuro da humanidade.

Resumo

A valorização da lucratividade do Capitalismo e a desvalorização de antigas tecnologias, em aspectos morais e suas relações com os valores humanos, é uma temática de discussões modernas, que apontam necessidades dos avanços tecnológicos com os avanços dos pensamentos éticos, em um contexto de introdução e implantação da indústria 4.0. As pesquisas através de uma revisão bibliográfica tem como objetivo comunicar os diálogos entre os pensamentos éticos globais e as indústrias 4.0, dentro dos espaços ciberfísicos emergentes, a construção de uma realidade organizacional mais ética com as novas tecnologias, intituladas como tecnologias 4.0, que geram uma quarta revolução industrial. Com referenciais teóricos do Brasil para um contexto global são apresentados estudos científicos teórico e empíricos, sobre um pensamento ético que proporcione a inclusão digital de todos no decorrer dos avanços tecnológicos atuais e suas configurações éticas e com novos modelos socioeconômicos, a exemplo de uma economia colaborativa. A principal indagação é: quais são as éticas da nova revolução industrial? O exemplo do Brasil, como uma sociedade global atual, é destacado, aonde surgem várias discussões éticas que se correlaciona com o mundo globalizado, apresentando os problemas de todo o capitalismo global. Assim, o trabalho apresenta que as estruturas tecnológicas da indústria 4.0, proporcionam uma abertura de discussões dos pensamentos éticos globais para a garantia de um futuro da humanidade mais justo e mais igualitária. Conceitos como: relacionamentos digitais; espaços digitais; estruturas híbridas; ética empresarial, são atualizados dentro das atuais construções das indústrias 4.0.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Demarque Ramos, Uninter

Graduada em Engenharia de Produção e Pós-graduada em Gestão Industrial pela UNINTER.

Lúcio Carvalho de Mello, PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA UNINTER: DIREITOS HUMANOS, JURISDIÇÃO E MEIOS PACÍFICOS DE SOLUÇÃO DE CONTROVÉRSIAS EM UMA SOCIEDADE GLOBALIZADA (2020).

Graduado de Licenciatura e Bacharelado de Filosofia pela UFPR; Graduando de Direito da UNINTER-Curitiba.

Naccer Cayc Ribeiro Donato, PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA UNINTER: DIREITOS HUMANOS, JURISDIÇÃO E MEIOS PACÍFICOS DE SOLUÇÃO DE CONTROVÉRSIAS EM UMA SOCIEDADE GLOBALIZADA (2020).

Graduando de Bacharelado de Teologia da UNINTER.

Claudio Antônio Klaus Junior, PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA UNINTER: DIREITOS HUMANOS, JURISDIÇÃO E MEIOS PACÍFICOS DE SOLUÇÃO DE CONTROVÉRSIAS EM UMA SOCIEDADE GLOBALIZADA (2020).

Estudante de Direito na Universidade Alto Vale do Rio do Peixe, Graduando de Relações Internacionais pela UNINTER.

Referências

ALENCASTRO, Mario Sergio Cunha. Ética Empresarial na prática: gestão e responsabilidade corporativa [livro eletrônico]. 2. ed. Curitiba: InterSaberes, 2016. 2MB; PDF.

ANDRADE, Zilda Aparecida Freitas de. Gestão da ética nas organizações: possibilidades aos profissionais de relações públicas e comunicação organizacional. Tese. Londrina: USP, Escola de Comunicação e Artes, 2010.

AGOSTINHO, Oswaldo Luiz. Sistemas de manufatura [recurso eletrônico].

Dados eletrônicos São Carlos: EESC/USP, 2018. 349p.

BATISTA, Flávio Roberto. O mundo do trabalho e a crise estrutural do capital. Rio de Janeiro: Rev. Direito e Práxis. Vol. 9, N. 3, 2018, p. 1655-1676. DOI: 10.1590/2179-8966/2018/36550 | ISSN: 2179-8966.

CAPRA, Fritjof. O ponto de mutação: A ciência, a sociedade e a cultura emergente. Tradução: Álvaro Cabral. São Paulo: Editora Cultrix, 1997.

COSTA, Daniel Ferreira da. Co-criação: uma perspectiva do consumidor. Dissertação de Mestrado. Ribeirão Preto: USP, 2013.

CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA. Agenda econômica e comercial do Mercosul: documento de posição da indústria. Brasília : CNI, 2017. 38 p.: il. 1. Economia. 2. Comércio. 3. Mercosul. Título.

DE ARRUDA, Maria Cecília Coutinho. A ética no marketing das indústrias de bens de consumo no Brasil. Brasil: FGV; RAE-Revista de Administração de Empresas, vol. 33, n. 1, 1993.

DORNELLES, Jonatas. Vida na Rede: uma análise antropológica. Tese de Doutorado. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2008.

GARAY, Jorge Rodolfo Beingolea. CyberSens: Uma Plataforma Para Redes de sensores em sistemas ciberfisícos. Tese de Doutorado. São Paulo: Universidade de São Paulo (USP), 2012.

LIMA, Paulo Gomes. Política científica e tecnológica: países desenvolvidos, América Latina e Brasil. Dourados – MS: Editora da UFGD, 2009.

MARSHALL, Alfred. Princípios da Economia: Tratado Introdutório. V.1. Coleção: Os Economistas. São Paulo: Editora Nova Cultural, 1996.

MINISTÉRIO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA, INOVAÇÕES E COMUNICAÇÕES (MCTIC). ESTRATÉGIA NACIONAL DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO 2016|2022. Brasília: MCTIC, 2016.

MATTOS, João Roberto Loureiro; GUIMARÃES, Leonam dos Santos. Gestão da Tecnologia e inovação: uma abordagem prática. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2012.

[Organizadores] ANTUNES, Ricardo; BRAGA, Ruy. Infoproletários: degradação real do trabalho virtual. São Paulo: Boitempo, 2009.

SANTOS, Milton, 1926-2001. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção. 4. ed. Segunda reimpressão. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006. (Coleção Milton Santos; 1).

SANTOS, Simone; COSTA, Ana. Juventude e direitos humanos: o uso socialmente útil das mídias sociais. Brasil: Revista ELO, Diálogos em Extensão, v.2, n.2, 2013.

SILVA, Roselani Sodré da; SILVA, Vini Rabassa da. Política Nacional de Juventude: trajetória e desafios. Salvador: Caderno CRH, v. 24, n. 63, p. 663-678, dez. 2011.

SOUZA, Candida de; PAIVA, Ilana Lemos de. Faces da juventude brasileira: entre o ideal e o real. Brasil: Estudos de Psicologia, 17(3), 2012, p.353-360.

SCHMITT, Rosana Mara; BUENO, André; ESTACHESKI, Dulceli Tonet. A INTOLERÂNCIA AO LONGO DO TEMPO – desafios e perspectivas na escola contemporânea. Paraná: Cadernos PDE, Governo do Estado do Paraná, 2014.

SCHWAB, Klaus. A quarta revolução industrial. Tradução Daniel Moreira Miranda. São Paulo: Edipro, 2016.

ZACARIAS, J. W. B.; BATISTA, I. C. G. S.; PEREIRA, J. A. DE A. O FIM DO CONSUMISMO: uma reflexão sobre o consumo compartilhado na era digital.

Fortaleza: Informação em Pauta, v. 2, n. Especial, p. 181-196, 2 nov. 2017.

ZYLBERSZTAJN, Decio. Organização Ética: um Ensaio sobre Comportamento e Estrutura das Organizações. Brasil: RAC, v. 6, n. 2, p.123-143, Maio/Ago. 2002.

Downloads

Publicado

2021-04-07

Como Citar

Ramos, V. D., de Mello, L. C., Donato, N. C. R., & Klaus Junior, C. A. (2021). Apontamentos Sobre o Futuro da Ética para uma Inclusão social nas Indústrias 4.0. Congresso De Gestão, Negócios E Tecnologia Da Informação – CONGENTI. Recuperado de https://eventos.set.edu.br/congenti/article/view/13557

Edição

Seção

TRA3 – Gestão, Diversidade e Inclusão social