QUALIDADE DO ATENDIMENTO AOS CLIENTES: uma análise exploratória a partir dos dados do SAC de uma empresa de serviços de banda larga em Nossa Senhora do Socorro - SE

Autores

  • Ulisses Pereira Ribeiro Unit
  • Wanessa Nascimento Alves

Palavras-chave:

Qualidade do atendimento ao cliente, Satisfação do cliente, Serviço de Atendimento ao consumidor SAC, Relacionamento com o cliente, Serviços de internet

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar indicadores de qualidade dos serviços e atendimento aos clientes da Provedor-internet a partir dos dados cadastrados nos relatórios do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da organização. Para este fim apoiou-se numa fundamentação teórica, cujos principais temas foram, qualidade no atendimento, gestão de relacionamento com o cliente, marketing de serviços e satisfação do cliente, priorizando os de publicação de no máximo cinco anos, tendo como fontes originais e de autores de grande relevância. A parte empírica do trabalho tomou como base um estudo de caso de natureza exploratória e descritiva quanto aos objetivos e bibliográfica, documental e estatística quanto ao objeto. Analisaram-se 2.452 ordens de serviços resultantes de cadastros realizados no SAC da organização. Ainda como instrumento de pesquisa, foi realizado uma entrevista com o gestor da organização, a fim de um enriquecimento maior para o estudo. Com resultados, identificaram-se aspectos relativos à natureza dos serviços da organização que afetam a qualidade do atendimento aos clientes, revelando fragilidades que devem ser resolvidas pela organização.

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Biografia do Autor

Ulisses Pereira Ribeiro, Unit

Doutorando em Desenvolvimento Regional e Urbano (UNIFACS), bolsista FAPESB, Mestre em Geografia (UFS), especialista em Desenvolvimento Regional e Urbano (UNIFACS),  graduado em Ciências Econômicas (UFS). Professor dos cursos de Administração da Unit e da FANESE

Wanessa Nascimento Alves

Graduada em Administração (FANESE)

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Publicado

2021-04-07

Como Citar

Ribeiro, U. P., & Alves, W. N. (2021). QUALIDADE DO ATENDIMENTO AOS CLIENTES: uma análise exploratória a partir dos dados do SAC de uma empresa de serviços de banda larga em Nossa Senhora do Socorro - SE. Congresso De Gestão, Negócios E Tecnologia Da Informação – CONGENTI. Recuperado de https://eventos.set.edu.br/congenti/article/view/13554

Edição

Seção

ADM - Tema 04 – Marketing, Comportamento do Consumidor e Comunicação do Marketing