Processo de Inovação em Startups inseridas no Movimento Caju Valley
Palavras-chave:
Processo de inovação. Startups. Caju Valley.Resumo
No decorrer dos últimos anos, as startups têm se tornado o centro das atenções no mundo empresarial, não só pelas ideias e soluções produzidas, mas também pela forma como são gerenciadas, aceleradas e financiadas, despertando o interesse e a curiosidade para entender como ocorre todo o processo de criação dessas empresas. Nesse contexto, o presente estudo teve como objetivo entender o processo de inovação nas startups sergipanas. Em termos metodológicos, a pesquisa é de caráter descritiva e quantitativa, e usa como estratégia o levantamento survey a partir de um questionário para a coleta de dados de 14 empreendedores. Na análise dos dados foi possível entender quais as dificuldades enfrentadas pelos empreendedores sergipanos, as fontes de financiamento geralmente utilizada por essas organizações e descrever cada uma das etapas adotadas no processo de inovação das startups inseridas no movimento Caju Valley.
Downloads
Referências
ANDRADE, R. F. Contexto do empreendedorismo no Brasil. In: GRANDO, Ney (org.). Empreendedorismo inovador: como criar startups de tecnologia no Brasil. São Paulo: Êvora, 2012. 557 p.
BESSANT, J.; TIDD, J. Inovação e empreendedorismo. Porto Alegre: Bookman, 2009.
BLASS, M. A hora da virada. Revista Locaweb. São Paulo, n. 86, p. 27-29. Dez., 2018.
BRITO, D. Startups crescem no Brasil e consolidam nova geração de empreendedores. Agência Brasil, 2018. Disponível em: <http://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2018-07/startups-crescem-no-brasil-e-consolidam-nova-geracao-de-empreendedores>. Acesso em: 03/10/2018.
BROWN, T. Design thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
DORNELAS, J. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. 6. ed. São Paulo: Empreende/Atlas, 2016.
DULLIUS, A. C. As capacidades de inovação em startups: um estudo no vale do silício. 2016. 166 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2016.
FELIZOLA, M. P. M. As startups sergipanas: um estudo de caso do caju valley. 2016. 128f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Propriedade Intelectual) – Programa de PósGraduação em Ciência da Propriedade Intelectual, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2016.
FIGUEIRA, K. K.; HÖRBE, T. A.; VARGAS, K. F. S.; MACHADO, E. C. MOURA, G. L. Startups: estudo do processo de abertura e gerenciamento. Rev. Adm. UFSM, v. 10, Edição Especial, p. 56-71, 2017.
FIXAR. Tempo médio de maturação de uma startup. 2018. Disponível em: https://ifixar.com.br/tempo-medio-de-maturacao-de-uma-startup/. Acesso em: 17 jun. 2019.
GEM, Empreendedorismo no Brasil – 2017: Relatório Executivo. Disponível em: https://m.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/estudos_pesquisas/pesquisa-gem-empreendedorismo-no-brasil-e-no-mundodestaque9,5ed713074c0a3410VgnVCM1000003b74010aRCRD. Acesso em: 17 jun. 2019.
GOMES, T. 100 Startups To Watch. Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios. Edição 351 - Páginas 36-62- Editora Globo - Abril /2018- São Paulo.
LIMA, L. Como Criar uma Startup de Sucesso. Revista Você S/A - Edição 239- Páginas 26-41- Editora Abril.- Abril /2018- São Paulo.
OLIVETTE, C. 80% de startups iniciam com recurso próprio. Estadão. 2016. Disponível em: https://economia.estadao.com.br/blogs/sua-oportunidade/80-de-startups-iniciam-com-recurso-proprio/. Acesso em: 17 jun. 2019.
RIES, E. A startup enxuta: como os empreendedores atuais utilizam a inovação contínua para criar empresas extremamente bem-sucedidas. Rio de Janeiro: LeYa, 2012.
ROCHA, R. O. R. Estratégias de inovação para startups de tecnologia da informação: uma análise na região Nordeste do Brasil. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2018.
ROCHA, R. O.; OLAVE, M. E. L.; ORDONEZ, E. D. M. Estratégias de Inovação: Uma Análise em “Startups” de Tecnologia da Informação. Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, v. 9, n. 3, p. 237-271, 2020.
SILVA, D. A. R.; FLEURY, A. L. O processo de inovação nas startups de sucesso: estudos de caso de startups brasileiras. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUCÃO, XXXVI, 2016, João Pessoa. Anais... João Pessoa, 2016.
SILVA, E. E. Ciclo de vida das empresas startups. 2017. 95 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Programa de Mestrado em Administração das Micro e Pequenas Empresas, Faculdade Campo Limpo Paulista, Campo Limpo Paulista, 2017.
TAURION, C. Mercado de empresas de alta tecnologia no pais: riscos e oportunidades. In: GRANDO, Ney (org.). Empreendedorismo inovador: como criar startups de tecnologia no Brasil. São Paulo: Êvora, 2012. 557 p.
TERENZZO, M. O que o empreendedor precisa saber sobre criatividade e inovação. In: GRANDO, Ney (org.). Empreendedorismo inovador: como criar startups de tecnologia no Brasil. São Paulo: Êvora, 2012. 557 p.
TURRI, S. N. Z. WAGNER, B. S. Fatores críticos de sucesso de startups/TI. In: IV Simpósio Internacional de Projetos, Inovação e Sustentabilidade, 2015, São Paulo. Anais... São Paulo, 2015. Disponível em: https://singep.org.br/4singep/resultado/280.pdf. Acesso: Abr. 2017.