Atuação Profissional e Aprendizagem Contínua: Uma Análise com Profissionais Contábeis de Sergipe

Autores

Palavras-chave:

Aprendizagem contínua. Contabilidade. NBC PG 12.

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar a percepção do profissional contábil sobre importância da aprendizagem contínua. Para tanto, foi realizada uma pesquisa com abordagem quantitativa e qualitativa, de caráter descritiva simples e aplicação de técnicas de estatística descritiva. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados um questionário com questões abertas e fechadas em conformidade com a NBC PG 12. Desta forma, obteve-se uma amostra de 67 respondentes, representando os profissionais registrados no Conselho Regional de Contabilidade do Estado de Sergipe (CRC/SE). Os principais resultados apontaram que, na percepção dos profissionais, a obrigatoriedade e o cumprimento da norma são efetivos no que diz respeita a atualização e qualificação dos serviços prestados, sendo defendido por estes, uma possível extensão da obrigatoriedade no Programa de Aprendizagem contínua (PEPC) para todos os profissionais da contabilidade.

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Biografia do Autor

Anny Karolinny Silva de Souza, Centro Universitário Mauricio de Nassau, Aracaju/SE.

Graduanda em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Mauricio de Nassau. Coordenadora de Orçamento e Finanças do Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS).

Gilvânia Francielle Silva Mendonça, Centro Universitário Mauricio de Nassau, Aracaju/SE.

Graduada em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Mauricio de Nassau. Encarregada do Departamento Paralegal da Contabilizar – Contabilidade Empresarial.

Ronalty Rocha, Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão/SE.

Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Sergipe (PROPADM/UFS). Professor do Departamento de Administração da Universidade Federal de Sergipe (DAD/UFS).

Adrianne Garcia, Fundação Getúlio Vargas (FGV), São Paulo/SP.

Doutoranda em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas. Mestra em Administração pela Universidade Federal de Sergipe (2018), graduada em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Sergipe (2014). Possui experiência nas modalidades de ensino presencial e EaD. Atuou como docente na Faculdade UNINASSAU (2019-2020), Universidade Tiradentes (2018-2020) e Universidade Federal de Sergipe (2019-2020). 

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Publicado

2021-04-07

Como Citar

Souza, A. K. S. de, Mendonça, G. F. S., Rocha, R., & Garcia, A. (2021). Atuação Profissional e Aprendizagem Contínua: Uma Análise com Profissionais Contábeis de Sergipe. Congresso De Gestão, Negócios E Tecnologia Da Informação – CONGENTI. Recuperado de https://eventos.set.edu.br/congenti/article/view/13549

Edição

Seção

CON – Tema 01 - Contabilidade Gerencial, Rotinas Trabalhistas e Previdência