Atuação Profissional e Aprendizagem Contínua: Uma Análise com Profissionais Contábeis de Sergipe
Palavras-chave:
Aprendizagem contínua. Contabilidade. NBC PG 12.Resumo
Este estudo teve como objetivo analisar a percepção do profissional contábil sobre importância da aprendizagem contínua. Para tanto, foi realizada uma pesquisa com abordagem quantitativa e qualitativa, de caráter descritiva simples e aplicação de técnicas de estatística descritiva. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados um questionário com questões abertas e fechadas em conformidade com a NBC PG 12. Desta forma, obteve-se uma amostra de 67 respondentes, representando os profissionais registrados no Conselho Regional de Contabilidade do Estado de Sergipe (CRC/SE). Os principais resultados apontaram que, na percepção dos profissionais, a obrigatoriedade e o cumprimento da norma são efetivos no que diz respeita a atualização e qualificação dos serviços prestados, sendo defendido por estes, uma possível extensão da obrigatoriedade no Programa de Aprendizagem contínua (PEPC) para todos os profissionais da contabilidade.
Downloads
Referências
ALVES, Allan Carlos; TEIXEIRA, Vânia Vilma Nunes; OLIVEIRA, Isla Glecia Vilar. Percepção dos Discentes do Curso de Graduação em Administração em Relação às Disciplinas da Área de Contabilidade. Revista Administração em Diálogo - RAD, [S.l.], v. 19, n. 3, p. 24-48, ago. 2017.
BORGES, G. R.; MONDINI, V. E. D.; DOMINGUES, M. J. C. S.; MONDINI, L. C. A Relação entre o Perfil dos Alunos que Cursam EAD e os Motivos de Escolha desta Modalidade. Revista de Administração da Unimep, v. 14, n. 3, p. 80-101, 2016.
BRASIL. Lei nº 11.638, de 28 de dezembro de 2007. Altera e revoga dispositivos da Lei n° 6.404, de 15 de dezembro de 1976, e da Lei n° 6.385, de 7 de dezembro de 1976, e estende às sociedades de grande porte disposições relativas à elaboração e divulgação de demonstrações financeiras. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 28 dez. 2007.
CARTAXO, A. M. B.; SANTOS, M. S; MANFROI, V. M. (2012). Formação continuada: implicações e possibilidades no exercício profissional do assistente social. Revista Katálysis, v. 15, n. 2, p. 239-253.
COSTA, C. N. M. A construção de padrões internacionais por agentes privados e a modificação de legislação nacional: alteração do padrão de contabilidade para empresários no Brasil. Revista de Direito Internacional, Brasília, v. 11, n. 1, p. 65-81, 2014.
CASTRO, M. M. C.; AMORIM, M. A.. A formação inicial e a continuada: diferenças conceituais que legitimam um espaço de formação permanente de vida. Caderno Cedes, 35(95), 37-55.
COTRIN, A. M.; SANTOS, A. L. ZOTTE JUNIOR, L. A evolução da contabilidade e o mercado de trabalho para o contabilista. Revista Conteúdo, v. 2, n.1, 2012.
FONSECA, Reinaldo Aparecida; TAROCO, Jonas Silva; NAZARETH, Luiz Gustavo Camarano; FERREIRA, Roberto do Nascimento. A Importância do Contador nas Organizações. In: SIMPÓSIO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA - SEGeT, 11., 2014, Resende. Gestão do conhecimento para a sociedade.
FONTELLES, Mauro José, SIMÕES, Marilda Garcia; FARIAS, Samantha Hasegawa, FONTELLES, Renata Garcia Simões. Metodologia da pesquisa científica: diretrizes para a elaboração de um protocolo de pesquisa. Revista Paraense de Medicina, v. 23, n. 3, p. 1-8, 2009.
GOMES, D.; RAMOS, F. R. S. A subjetividade do profissional da odontologia pós-reestruturação produtiva: ética e especialização. Trabalho, Educação e Saúde, v. 13, n. 2, p. 451-472, 2015.
GOMES, N. G. F. Contabilidade e gestão empresarial: a relação administrador x contador no processo de tomada de decisões em micro e pequenas empresas. 2018. Trabalho de Conclusão (Graduação em Administração) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2018.
LLECHETA, L. A Educação Profissional Continuada e os padrões internacionais. Conselho Federal de Contabilidade, Brasília, 17 de abril de 2019.
MARCONI, Maria de Andrade; LAKATOS, Eva. Maria. Fundamentos de metodologia científica. 7ª ed. São Paulo: Atlas, 2010.
MEDEIROS, L. M. B.; BEZERRA, C. C. (2016). Algumas considerações sobre a formação continuada de professores a partir das necessidades formativas em novas tecnologias na educação. In: SOUSA, R. P., et al., orgs. (2016). Teorias e práticas em tecnologias educacionais, 17-37.
MUZEL, Vania Pereira. A educação continuada no Brasil na perspectiva da carreira do auditor independente. 2018. 105 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) -
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo. São Paulo, 2018.
NORMA BRASILEIRA DE CONTABILIDADE NBC PG 01, de 7 de fevereiro de 2019.
Aprova a NBC PG 01 - Código de Ética Profissional do Contador.
NORMA BRASILEIRA DE CONTABILIDADE NBC PG 12 (R3), de 24 de novembro de 2017. Altera a NBC PG 12 (R2) que dispõe sobre educação profissional continuada. Disponível em: <http://www2.cfc.org.br/sisweb/sre/detalhes_sre.aspx?codigo=2017/NBCPG12(R3)>. Acesso em: 25 jul. 2019.
NORMA BRASILEIRA DE CONTABILIDADE. Revisão NBC Nº 2, de 22 de novembro de 2018. Altera a NBC PG 12 (R3) - Educação Profissional Continuada. Disponível em: <http://www2.cfc.org.br/sisweb/sre/detalhes_sre.aspx?codigo=2018/REVISAONBC02>. Acesso em: 25 jul. 2019.
OLIVEIRA, Letícia de. Avaliação do programa de educação profissional continuada na ótica de um auditor independente atuante em Goiás. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2014.
OLIVEIRA, Diego Bianchi de; MALINOWSKI, Carlos Eduardo. A importância da Tecnologia da Informação na Contabilidade Gerencial. Revista de Administração, v. 14, n. 25, p. 3-22, 2016.
OLIVEIRA, L. de. (2014). Avaliação do programa de educação profissional continuada na ótica de um auditor independente atuante em Goiás. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas, Universidade Federal de Goiás, Goiânia.
PEREIRA, J. A.; DUARTE NETO, J.; JESUS, R. A.; EVANGELISTA, F. F. T. Indústria 4.0 e a formação do perfil profissional contemporâneo. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 2., 2018, Catalão. Anais... Catalão: UFG/Regional Catalão, 2018.
PEREIRA, R. F. V. Networking como instrumento de desenvolvimento empresarial. 2015. Dissertação (Mestre em Ciências Empresariais) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Departamento de Ciências Empresariais e da Comunicação, Universidade Fernando Pessoa, Porto, Portugal, 2015.
RESOLUÇÃO CFC Nº 945, de 27 de setembro de 2002. Aprova a NBC P 4 – Normas para Educação Profissional Continuada. Disponível em: <http://www2.cfc.org.br/sisweb/sre/detalhes_sre.aspx?Codigo=2002/000945&arquivo=RES_945.DOC >. Acesso em: 25 jul. 2019.
REZENDE, Débora Lethicia da Silva. Auditores independentes: incentivo e fiscalização do programa de educação profissional continuada aos profissionais de contabilidade na cidade de Cuiabá-MT. 2017. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Auditoria e Controladoria Empresarial) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2017.
ROCHA-VIDIGAL, Cláudia Bueno; VIDIGAL, Vinícius Gonçalves. Investimento na qualificação profissional: uma abordagem econômica sobre sua importância. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, v. 34, n. 1, p. 41-48, 22 mar. 2012.
RODRIGUES DA SILVA, Aloisio; ALMEIDA E SILVA, Wellen Moraes de; NIVEIROS, Sofia Ines. Educação profissional continuada: uma análise investigativa de seus benefícios na visão dos auditores independentes registrados no CNAI e vinculados ao CRC-MT. Contabilidad y Negocios, v. 13, n. 26, p. 89-108, 17 dez. 2018.
SILVA, Antônio Rafael Holanda da; SILVA, Larissa Karoline Souza; OLIVEIRA, Railson Miran Moura de. Análise da participação dos profissionais da contabilidade do setor público em programas de educação continuada: um estudo de caso com contadores no município de Mossoró-RN. In: CONGRESSO UFERSA DE CONTABILIDADE, 3., 2016, Mossoró. Anais eletrônicos... Mossoró: UFERSA, 2016. p. 5-15.
SILVA, G. P. M. Educação continuada para a atualização profissional dos peritos contábeis: um enfoque sob o olhar dos peritos contadores da APEJUST 4° região. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Faculdade de Ciências Econômicas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018.
SILVA, R. B. C. da. (2016). Educação continuada para a formação do profissional da contabilidade: fatores determinantes e tendências. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.
TARDIF, Maurice. SABERES DOCENTES E FORMAÇÃO PROFISSIONAL. 17. ed. Petrópolis, Rj: Vozes Ltda, 2014.
UTAMI, W.; PRIANTARA, D.; MANSHUR, T. Professional accounting education in Indonesia: Evidence on competence and professional commitment. Asian Journal of Business and Accounting, v. 4, n. 2, 2017.