A Utilização do Personal Branding por Influenciadores Digitais na Indução do Comportamento dos Usuários de Mídias Sociais

Autores

  • SUSI OLIVEIRA DA SILVA Universidade Federal de Sergipe
  • ADRIANO SANTOS ROCHA SILVA Universidade Federal de Sergipe Universidade Federal da Bahia

Palavras-chave:

Personal Branding, Mídias Sociais, Influenciadores Digitais, Usuário, Comportamento

Resumo

A utilização do personal branding se deu a partir da necessidade de se gerir estrategicamente a imagem de um determinado indivíduo. O conceito tem sido utilizado de forma subconsciente nas mídias sociais pelos chamados influenciadores digitais, os quais estão em processo de constante ascensão. Dessa forma, o estudo em questão teve por objetivo analisar de que maneira é feita a utilização do personal branding por influenciadores digitais na indução do comportamento dos usuários de mídias sociais, tendo como alvo de estudo a plataforma do Instagram. Para tanto, fez-se necessária a realização de estudo de campo, com uma amostra de quatro perfis de influenciadores digitais, além de um levantamento de campo (survey) com os usuários da plataforma do Instagram, sendo ambos os métodos de carácter exploratório e explicativo. Mediante análise posterior, confirmou-se que as ações de personal branding tomadas pelos influenciadores digitais nos processos de criação, desenvolvimento e gerenciamento da sua marca pessoal, impactam positivamente na percepção que os usuários do Instagram possuem a respeito desta. Verificou-se também que essas mesmas ações são as responsáveis por induzirem o comportamento dos usuários nos processos de aquisição de um produto ou serviço e na mudança de hábitos pessoais/comportamentais, tendo-se em vista a porcentagem predominante de usuários que já realizaram algum desses dois processos. Por último, concluiu-se que, para um determinado indivíduo sentir-se induzido por algum influenciador, é necessária a implementação de ações diárias de personal branding, as quais alteram a perspectiva pessoal de cada um desses indivíduos com o passar do tempo.

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Biografia do Autor

ADRIANO SANTOS ROCHA SILVA, Universidade Federal de Sergipe Universidade Federal da Bahia

Professor do Departamento de Administração da UFS

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Publicado

2021-04-07

Como Citar

SILVA, S. O. D., & SILVA, A. S. R. (2021). A Utilização do Personal Branding por Influenciadores Digitais na Indução do Comportamento dos Usuários de Mídias Sociais. Congresso De Gestão, Negócios E Tecnologia Da Informação – CONGENTI. Recuperado de https://eventos.set.edu.br/congenti/article/view/13545

Edição

Seção

ADM - Tema 04 – Marketing, Comportamento do Consumidor e Comunicação do Marketing