Percepção dos Consumidores de Infoprodutos em Relação à Qualidade dos Serviços de Plataformas de Streaming Musical

Autores

  • Lorena Abs de França Universidade Federal de Alagoas
  • Gabrielly Melo Medeiros Dias Universidade Federal de Alagoas
  • Artur Victor Ferreira de Souza Universidade Federal de Alagoas
  • Gabriela Maria Costa Rodrigues Universidade Federal de Alagoas
  • Rodrigo Cesar Reis de Oliveira Universidade Federal de Alagoas

Palavras-chave:

Mercado fonográfico, Spotify, Deezer, Consumidor

Resumo

Devido ao avanço tecnológico, diversos recursos, ferramentas e serviços facilitam as atividades pessoais e organizacionais; destacando-se os produtos digitais (infoprodutos), que estão fortemente presentes no cotidiano da sociedade moderna. Nesse contexto, o presente artigo propõe-se a responder o seguinte questionamento: qual a percepção dos consumidores de infoprodutos em relação à qualidade dos serviços de plataformas de streaming musical? Para tanto, o estudo teve como objetivo analisar a percepção dos usuários em relação à qualidade dos serviços de plataformas de streaming musical. Nessa perspectiva, buscou-se: compreender o cenário atual do mercado musical; descrever os fatores chave que influenciam na tomada de decisão do consumidor e como as empresas podem se utilizar disso para traçar novas estratégias e aprimorar as já existentes. Como metodologia, apresenta uma pesquisa quali-quantitativa e de cunho descritivo, com abordagem bibliográfica e análise de conteúdo de opiniões dos usuários e da mensuração das avaliações dos consumidores extraídas do portal Reclame Aqui, Play Store e App Store (Apple). Foi possível verificar com a pesquisa que, segundo a percepção dos consumidores, o Spotify apresentou uma melhor qualidade em relação ao seu concorrente (Deezer). Diante disso, as empresas que detém do streaming musical necessitam estar em alerta com os progressos e usá-los a seu favor. Os aplicativos precisam estar sempre conectados a diferentes vantagens expostas pelos concorrentes e trabalhar cada uma como um diferencial, bem como nas opiniões e sugestões dos usuários sobre o aplicativo.

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Publicado

2021-04-07

Como Citar

França, L. A. de, Dias, G. M. M., Souza, A. V. F. de, Rodrigues, G. M. C., & Oliveira, R. C. R. de. (2021). Percepção dos Consumidores de Infoprodutos em Relação à Qualidade dos Serviços de Plataformas de Streaming Musical. Congresso De Gestão, Negócios E Tecnologia Da Informação – CONGENTI. Recuperado de https://eventos.set.edu.br/congenti/article/view/13544

Edição

Seção

ADM - Tema 04 – Marketing, Comportamento do Consumidor e Comunicação do Marketing