Ruptura dos Estoques: Análise em um Supermercado da Rede Cencosud na cidade de Aracaju/SE

Autores

  • Wisdes Carvalho Universidade Federal de Sergipe
  • Maria Olave Universidade Federal de Sergipe
  • Abimael Ouro Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

Estoque, Gestão de estoque, Ruptura de mercadorias, Supermercados

Resumo

As organizações entendem que um dos principais ativos das empresas são seus estoques, representando um investimento que precisa ser bem gerido, por essa razão sentem cada vez mais a necessidade de controlá-los. Esta pesquisa teve como objetivo analisar as principais causas da falta de estoques de mercadorias em ponto de vendas de um supermercado na cidade de Aracaju-Sergipe.  Para tanto, foi realizado um estudo de caso em uma das lojas que pertence a uma grande rede de supermercados, utilizando-se para coleta de dados um roteiro de entrevista aplicado junto ao Gestor da empresa, e um questionário respondido pelo pessoal que trabalha diretamente no Almoxarifado. A pesquisa é de natureza descritiva e abordagem qualitativa. Os resultados apontaram que os principais fatores que provocam ruptura das mercadorias estão ligados diretamente à falta de espaços físicos no almoxarifado para uma adequada distribuição e acomodação de produtos, atrasos nas entregas causados por diversos problemas com os fornecedores ou com a distribuição na matriz e, por falta de pessoal para conferência dos itens.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABRAS. Setor Supermercadista. Disponível em: www.abrasnet.com.br/clipping.php. Acesso em: 18 set. 2017.

ANDRADE, Euclides. GESTÃO DE SUPRIMENTOS: ESTUDO DE CASO DOS SUPERMERCADOS DA COOPERATIVA LANGUIRU LTDA. 2014. - UNIVATES, 2014.

AYRES, Antônio De Pádua Salmeron; SUCUPIRA, Cezar; ACCIOLY, Felipe. Gestão de Estoques. 1o ed. Rio de janeiro: FGV, 2008.

BRAGA, Lilian Moreira; PIMENTA, Carolina Martins; VIEIRA, José Geraldo Vidal. GESTÃO DE ARMAZENAGEM EM UM SUPERMERCADO DE PEQUENO PORTE. Revista P&D em Engenharia de Produção, v. 6, p. 57–77, 2008.

COMPART BLOG. Ruptura Monitorada.. Disponível em: http://www.compart.com.br/blog_compart/ruptura-monitorada/. Acesso em: 1 out. 2017.

COSTA, Giovanni Pacelli.; AL., Et. A qualidade da problematização nos artigos científicos publicados nos congressos contábeis brasileiros no ano de 2009. Congresso USP de Controladoria e Contabilidade, v. 11, 2011.

CRUS, Rodrigo Minan de Oliveira. Gestão de estoques: Uma análise no setor supermercadistas na cidade de Aracaju / SE. 2011. - Universidade Federal de Sergipe, 2011.

CZAPSKI, C. O impacto das rupturas no varejo e o envolvimento do operador logístico. Revista Mundo Logística, v. 10, p. 24–30, 2009.

DIAS, Marco Aurélio P. Administração De Materiais: Uma Abordagem Logística. 6o ed. São Paulo: Atlas, 2015.

FERREIRA, Marco Aurélio Marques; VENÂNCIO, Michele Moutinho; ABRANTES, Luiz Antônio. Análise da eficiência do setor de supermercados no Brasil. Economia Aplicada, , v. 13, n. 2, p. 333–347, 2009.

MARTINS, P. G. ..; ALT, P. C. Administração de recursos materiais e patrimoniais. Saraiva ed. São Paulo.

MONFRON, C. M. B. .. et al. Gestão de estoque para a acuracidade das informações. Revista Contabilidade, Ciência da Gestão e Finanças, , v. 1, n. 1, p. 40–53, 2013.

PAOLESCHI, Bruno. Logística industrial integrada: Do planejamento, produção, custo e qualidade à satisfação do cliente. 3o ed. São Paulo: Érica, 2009.

PINTO, Claudio. Estrutura De Mercado E Padrões De Concorrência: Barreiras À Entrada No Setor De Supermercados Em Salvador. RDE - Revista de Desenvolvimento Econômico, v. 8, n. 13, p. 75–85, 2006.

PORTOGENTE. Almoxarifado - Histórico, conceitos, funções. Disponível em: https://portogente.com.br/potopedia/73503-almoxarifado-historico-conceitos-funcoes.

POZO, Hamilton. Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais. Uma Abordagem Logística. 4o ed. São Paulo: Atlas, 2010.

RAMOS, PAULO DE TARSO RICCI. Estudo para implantação de centro de distribuição de produtos farmacêuticos na cidade de uberlandia (mg). 2015. - Universidade Federal de Uberlândia, 2015.

SEBRAE. Controle dos Estoques e Logística - Receita de Sucesso. 2018. Disponível em: https://atendimento.sebraemg.com.br/biblioteca-digital/content/controle-dos-estoques-e-logistica-receita-de-sucesso.

SIMÕES, Pablo Nostre. Uma análise sobre a estrutura, conduta e desempenho do setor de supermercados do Brasil. 2006. - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, [s. l.], 2006.

SLACK, Nigel; BRANDON-JONES, Alistair; JOHNSTON, Robert. Administração da produção. 8o ed. São Paulo: Atlas, 2018.

SOUSA, Bruno Mateus de. A gestão de estoque como vantagem competitiva organizacional – estudo de caso múltiplo em uma rede de supermercados de pacatuba - ce. 2013. - Faculdade Cearense, 2013.

VERGARA, Sylvia Helena Constant. Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração. 15o ed. São Paulo: Atlas, 2014.

Downloads

Publicado

2021-04-07

Como Citar

Carvalho, W., Olave, M., & Ouro, A. (2021). Ruptura dos Estoques: Análise em um Supermercado da Rede Cencosud na cidade de Aracaju/SE. Congresso De Gestão, Negócios E Tecnologia Da Informação – CONGENTI. Recuperado de https://eventos.set.edu.br/congenti/article/view/13542

Edição

Seção

ADM - Tema 03 - Gestão da Produção, Logística e Operações Sustentáveis