A Influência do Marketing Digital como Estratégia para a Comunicação e Fidelização do Cliente: um estudo de caso em uma Empresa Pet em Aracaju/SE

Autores

  • Géssica Souza Santos UNIVERSIDADE TIRADENTES
  • Érica Emília Almeida Fraga UNIVERSIDADE TIRADENTES
  • Cleide Ane Barbosa da Cruz Instituto Federal de Sergipe
  • Kathia Cilene Santos Nascimento UNIVERSIDADE TIRADENTES
  • Daniela Venceslau Bitencourt UNIVERSIDADE TIRADENTES

Palavras-chave:

Marketing digital, Relacionamento, Estratégia, Comunicação.

Resumo

O marketing digital é um dos principais pilares para manter um bom relacionamento e a comunicação. No mundo dos negócios não podia ser diferente. Nos últimos anos, em decorrência dos avanços tecnológicos e da popularização do advento da internet, é cada vez mais perceptível que empresas utilizem deste meio para promover sua marca e propagar o marketing digital. Além disso, vive-se na era das redes sociais em que as informações são propagadas em massa e rapidamente alcançam um número efetivo de pessoas. O marketing digital vem contribuindo como um poderoso recurso de estratégia empresarial indispensável para manter a interação entre empresa e clientes, bem como analisar suas exigências, para que possa entender suas necessidades. É uma ferramenta efetiva que permite criar um relacionamento contínuo com o público em geral. Diante dos fatos supracitados, o presente artigo tem como objetivo analisar de que maneira ou como as estratégias de marketing digital podem contribuir no relacionamento e comunicação com os clientes de uma empresa Pet em Aracaju/SE. Realizou-se um estudo aprofundado acerca do assunto proposto e, posteriormente, foram coletadas informações sobre o assunto abordado. Adotou-se o mecanismo de resolução de problema nomeada Brainstorming, que transcorreu com a proprietária da empresa estudada. No que se refere ao tratamento de dados utilizou-se a ferramenta de gestão Matriz de SWOT e o Canva do Marketing digital. Nessa perspectiva, conclui-se que uma boa comunicação é vital para o sucesso organizacional, sendo que o marketing digital funciona como uma plataforma facilitadora na relação entre cliente e empresa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Géssica Souza Santos, UNIVERSIDADE TIRADENTES

Graduada em Administração pela Universidade Tiradentes

Érica Emília Almeida Fraga, UNIVERSIDADE TIRADENTES

Docente da Universidade Tiradentes

Cleide Ane Barbosa da Cruz, Instituto Federal de Sergipe

Docente do Instituto Federal de Sergipe

Kathia Cilene Santos Nascimento, UNIVERSIDADE TIRADENTES

Docente da Universidade Tiradentes

Daniela Venceslau Bitencourt, UNIVERSIDADE TIRADENTES

Docente da Universidade Tiradentes

Referências

ABDALLA, Márcio Moutinho; CONEJERO, Marco Antônio; OLIVEIRA, Murilo Alvarenga. Administração estratégica: da teoria à prática no Brasil. São Paulo: Atlas, 2019.

BAPTISTA, Makilim Nunes; CAMPOS, Dinael Corrêa de Campos. Metodologias de pesquisa em ciências: análises quantitativa e qualitativa. 2. ed. - [Reimpr.]. -Rio de Janeiro: LTC, 2018.

Canva do marketing digital. Rock Content. 2018. Disponível em: < https://rockcontent.com/blog/canvas-do-marketing-digital>. Acesso em: 17 abr. 2020.

COBRA, Marcos André Torres Urdan. Marketing básico. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2017.

CRUZ, Tadeu. Sistemas de informações gerenciais & operacionais: tecnologias da informação e as organizações do século 21. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2019.

FERREIRA JR., A. B., AZEVEDO N. Q. Marketing Digital: Uma análise do mercado. Ed. Intersaberes, Curitiba, 2015.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 2.Reimpr. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2018.

KOTLER, Philip. Administração de marketing: a edição do novo milênio. São Paulo: Prentice Hall, 2000.

KOTLER, Philip. Marketing 3.0. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing. 14. ed. Ed: Pearson Education do Brasil, São Paulo, 2012.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 8. ed. [3. reimpr.]. São Paulo: Atlas, 2019.

LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Marketing: conceitos, exercícios, casos. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2017.

______. Administração de marketing. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2019.

MACÃES, Manuel Alberto Ramos. Conjuntura Actual Marketing e Gestão da Relação com o Cliente (CRM). Volume VIII, Editora, 2017.

TORRES, Claúdio. A Bíblia do Marketing Digiral: Tudo que você queria saber sobre Marketing e Publicidade na Internet e não tinha a quem perguntar. 2ª ed. Atualizada, São Paulo, 2018.

TURCHI, S. R. Estratégias de marketing digital e e-commerce. 2. ed. 2ª. Reimpr. São Paulo: Atlas, 2019.

ZENONE, Luiz Claudio. Fundamentos de marketing de relacionamento: fidelização de clientes e pós-venda. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2017.

Downloads

Publicado

2021-04-07

Como Citar

Santos, G. S., Almeida Fraga, Érica E., da Cruz, C. A. B., Nascimento, K. C. S., & Bitencourt, D. V. (2021). A Influência do Marketing Digital como Estratégia para a Comunicação e Fidelização do Cliente: um estudo de caso em uma Empresa Pet em Aracaju/SE. Congresso De Gestão, Negócios E Tecnologia Da Informação – CONGENTI. Recuperado de https://eventos.set.edu.br/congenti/article/view/13534

Edição

Seção

ADM - Tema 04 – Marketing, Comportamento do Consumidor e Comunicação do Marketing