PRÁTICAS, SABERES E INTERVENÇÃO PARA PREVENÇÃO E CONTROLE DE MOSQUITOS VETORES ENTRE ESCOLARES DE MACEIÓ/AL

Autores

  • Karwhory Wallas Lins da Silva Centro Universitário Cesmac
  • Daniela Calumby de Souza Gomes Centro Universitário Cesmac
  • Janaila Cristina Braz da Silva Centro Universitário Cesmac
  • Jéssica Alves Silva Oliveira Centro Universitário Cesmac
  • Thiago José Matos Rocha Centro Universitário Cesmac e Universidade Estadual de Ciências da Saúde

Palavras-chave:

Infecções por arbovírus, Doenças parasitárias, Dípteros, Educação em Saúde, Educação ambiental

Resumo

No Estado de Alagoas diversos aspectos socioambientais favorecem a proliferação dos mosquitos vetores de Doenças Infecciosas e Parasitárias (DIPs). O trabalho buscou conhecer e intervir na saúde e meio ambiente da comunidade escolar contribuindo com a prevenção e combate de mosquitos vetores. Foi aplicado um questionário semi-estruturado sobre as doenças e seus mosquitos vetores. Posteriormente foram realizadas palestras e oficinas sobre as doenças. Foi constatado que 97,90% do lixo gerado nas residências dos alunos são levados ao aterro sanitário. Felizmente 39,86% acreditam que a casa limpa evita focos dos mosquitos e 98,60% que eliminar água parada é importante para combater os mosquitos. Durante a intervenção, os estudantes se demonstraram interessados e interativos para aprender mais sobre as doenças e os mosquitos. Os alunos sabem da importância e também sabem como evitar a proliferação dos mosquitos vetores. Logo, eles podem ser reprodutores e multiplicadores de práticas de saúde e ambientais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karwhory Wallas Lins da Silva, Centro Universitário Cesmac

Bacharel em Biomedicina e Farmacia pelo Centro Universitário Cesmac

Daniela Calumby de Souza Gomes, Centro Universitário Cesmac

Graduanda em Biomedicina e Farmacia pelo Centro Universitário Cesmac

Janaila Cristina Braz da Silva, Centro Universitário Cesmac

Graduanda em Enfermagem pelo Centro Universitário Cesmac

Jéssica Alves Silva Oliveira, Centro Universitário Cesmac

Graduanda em Enfermagem pelo Centro Universitário Cesmac

Thiago José Matos Rocha, Centro Universitário Cesmac e Universidade Estadual de Ciências da Saúde

Doutor em Inovação Terapêutica pela Universidade Federal de Pernambuco

Referências

ALVES, A. C. et al. Knowledge and practices related to dengue and its vector: a community-based study from Southeast Brazil. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, Uberaba, v. 49, n. 2, p. 222-226, 2016.

BEINNER. M. A.; NORTON, R. C.; LAMOUNIER, J. A. Prevalência da infecção por parasitas intestinais em crianças pré-escolares de distritos rurais do município de Diamantina, Minas Gerais. Revista Médica Minas Gerais, Diamantina, v. 16, n. 2, p. 84–87, 2006.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância da Saúde. Doenças infecciosas e parasitárias: guia de bolso. Brasília: Ministério da Saúde, 2006.

OLIVEIRA, K. K. D.; FERNANDES, A. P. N. L.; MOURA, G. S. F. Perfil de morbidade por patologias infecto-contagiosas entre crianças de 0 a 12 anos. FiepBullein On-line, Mossoró, v. 82, p. 203-10, 2012.

PEDROSA, H. F. S. Avaliação do impacto da aplicação das diretrizes do planto diretor de Maceió sobre o escoamento superficial. 2008. 85 f. Dissertação (Mestrado em Recursos Hídricos e Saneamento) – Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2008.

RORIZ, P. A. C.; PERES, W. V.; RAMOS, R. R. Percepção de estudantes de 9º ano sobre dengue, zika e chikungunya. Nexus Revista de Extensão do IFAM, Manaus, v. 2, n. 2, p. 93-100, dez. 2016.

VALVERDE, R. Doenças negligenciadas. [online]. Rio de Janeiro. 2016. Disponível em: <http://agencia.fiocruz.br/doen%C3%A7as-negligenciadas>. Acesso em: 12 out. 2016.

Downloads

Publicado

2019-01-07

Como Citar

Silva, K. W. L. da, Gomes, D. C. de S., Silva, J. C. B. da, Oliveira, J. A. S., & Rocha, T. J. M. (2019). PRÁTICAS, SABERES E INTERVENÇÃO PARA PREVENÇÃO E CONTROLE DE MOSQUITOS VETORES ENTRE ESCOLARES DE MACEIÓ/AL. 2° Congresso Nacional De Enfermagem - CONENF, 1(1). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/conenf/article/view/9424

Edição

Seção

Linha Educacional