SONO E ANSIEDADE NO CONTEXTO DO ESTUDANTE DE ENFERMAGEM: relação entre preferência circadiana, índice de estado ansioso e desempenho acadêmico

Autores

  • Victor Silva Universidade Federal de Alagoas
  • Paula Thaís Sousa de Oliveira Cardoso Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Ana Caroline Melo dos Santos

Palavras-chave:

Sono, Estudantes de Enfermagem, Cronotipo, Ansiedade

Resumo

A proposta dessa pesquisa foi quantificar e relacionar os diferentes cronotipos e níveis de ansiedade de estudantes do curso de enfermagem. Na amostra foi identificada uma média para estado ansioso de 45.08 (±4.9) e para traço ansioso de 40.17 (±3.8). Quando analisados isoladamente (p<0.05), foi constatada nos estudantes matutinos, uma média de 34.14 (±2.21) para estado ansioso, e nos estudantes vespertinos a média foi 55.31 (±5.17). Pode-se afirmar com essa pesquisa, a existência de uma relação entre o cronotipo e ansiedade na população investigada. Os estudantes de com maiores tendências vespertinas estão mais ansiosos do que os de tendências matutinas, fato que deve ser justificado pela intensa jornada acadêmica num horário em que padrões basais de ritmicidade biológica não estão adequados, gerando cronicamente distúrbios de sono, ansiedade e consequentemente, menor desempenho acadêmico se comparados aos estudantes mais matutinos.

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Referências

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Publicado

2019-01-07

Como Citar

Silva, V., Cardoso, P. T. S. de O., & dos Santos, A. C. M. (2019). SONO E ANSIEDADE NO CONTEXTO DO ESTUDANTE DE ENFERMAGEM: relação entre preferência circadiana, índice de estado ansioso e desempenho acadêmico. 2° Congresso Nacional De Enfermagem - CONENF, 1(1). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/conenf/article/view/9391

Edição

Seção

Linha Educacional