CINEMA, CIBERCULTURA E ENSINO DE HISTÓRIA: UM ESTUDO DOS FILMES CAPITÃO AMÉRICA E AS AÇÕES DÉSPOTAS

Autores

  • Daniel Bramo Nascimento de Carvalho Universidade Tiradentes
  • Luiz Rafael dos Santos Andrade Universidade Tiradentes

Palavras-chave:

cinema, cibercultura, história

Resumo

O homem registra momentos do seu cotidiano desde os tempos pré-históricos. Quando gravava imagens nas paredes, talvez não tivesse intensão de documentar, certamente não compreendia a importância do seu ato para gerações futuras e não possuía consciência de sua atitude de documentação (BURKE, 2016). No final do século XIX, surge a arte que mais se expandiu na história do homem, o cinema. Surge então o que viria a se torna a arte do entretenimento (LIPOVETSKY, 2009), muito usada para contar diversas histórias, para documentar fatos, disseminar ideologias, veículo de propaganda entre outros usos. O cinema então se relacionou muito bem (e ainda se relaciona) com a área acadêmica de história. No entanto os historiadores tardaram um pouco a perceber a intima relação entre as produções cinematográficas, a produção do conhecimento histórico e as contribuições para o ensino de história. Já agora, em uma sociedade que tem, cada vez mais, tecnologias digitais presentes nas relações sociais, culturais e de construção de conhecimento, temos temas de estudo e pesquisa que tentam compreender esses fenômenos e seus efeitos a curto e longo prazo. Entre esses estudos optamos neste texto por aprofundar nossas discussões sobre cinema e história a partir da perspectiva social da cibercultura (LÉVY, 1999), na qual, nos permite perceber que todo mundo pode ser autor de um conhecimento, seja ele valido ou não, e onde a informação é posta na rede e as conexões criadas com outras informações pode favorecer a construção de um conhecimento. Assim, o cinema no contexto da cibercultura proporciona que todos possam disseminar nas redes suas interpretações, suas ligações e emoções causadas pela narrativa, de tal modo que haja possibilidade de novos conhecimentos. Neste cenário o presente estudo busca tratar da relação do cinema com o ensino de história e suas relações com a cibercultura, por meio da análise dos filmes Capitão América: O Primeiro Vingador (2011) e Capitão América: O Soldado Invernal dos estúdios Marvel e sua relação com ações do Despotismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Bramo Nascimento de Carvalho, Universidade Tiradentes

Licenciado em História- Universidade Tiradentes. Membro do Grupo de Estudos Comunicação, Educação e Sociedade- GECES. Mestrando em Educação- Universidade Tiradentes- Unit. Bolsista Capes- Prosup/Bolsa.

Referências

BUCKINGHAM, D. Educación em medios: alfabetización, aprendizaje y cultura contemporánea paidós comunicación. - ed. 1.- Barcelona: Ediciones Paidós Ibérica S.A, 2005.

BURKE, P. Testemunha Ocular: O uso de imagens como evidência histórica. São Paulo: UNESP, 2016.

CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

LEVY, P. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999.

LIPOVETSKY, G. A tela global: mídias culturais e cinema na era hipermoderna. Porto Alegre, RS: Sulina, 2009.

MARTÍN-BARBERO, J. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Trad. Ronald Polito e Sérgio Alcides. Rio de Janeiro: UERJ, 1997.

RODAS, F. C. El reto de la democracia ante el despotismo: Benjamin Constante y Alexis de Tocqueville. Estudios políticos, v. 40, p. 15-37, 2012.

ROSENSTONE, R. A. A história nos filmes, os filmes na história. Tradução Marcello Lino- 2º ed.- Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.

SANTAELLA, Lucia. Cultura das mídias. 4a. ed. São Pau lo: Experimento, 1992

SANTAELLA, Lucia. Da cultura das mídias à cibercultura: o advento do pós-humano. Revista FAMECOS. Porto Alegre, nº 22, dezembro 2003.

TOCQUEVILLE, A. A democracia nas Américas: leis e costumes de certas leis e certos costumes politicos que foram naturalmente sugeridos aos Americanos por seu estado social democrático- 2º ed.- São Paulo: Martins Fontes, 2005.

Downloads

Publicado

2020-04-13

Como Citar

Nascimento de Carvalho, D. B., & Andrade, L. R. dos S. (2020). CINEMA, CIBERCULTURA E ENSINO DE HISTÓRIA: UM ESTUDO DOS FILMES CAPITÃO AMÉRICA E AS AÇÕES DÉSPOTAS. II Encontro Regional Norte-Nordeste Da ABCiber, (1). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/abciber/article/view/13157

Edição

Seção

Educação e Comunicação na Cibercultura