DOS YOUTUBERS AOS MEMES: OS CONTEÚDOS DA CULTURA PARTICIPATIVA NO CONTEXTO DE CIBERCULTURA E COMO LÊ-LOS CRITICAMENTE

Autores

  • Mariana Picaro Cerigatto Universidade Tiradentes

Palavras-chave:

conteúdos digitais, educação para a mídia, leitura crítica, cultura da participação

Resumo

Pesquisas recentes, como o estudo Radar Jovem 2014, realizado pela Agência B2 , com 2 mil jovens de mais de seis cidades em diferentes regiões do Brasil, chegou à conclusão de que o jovem brasileiro é assíduo consumidor de internet. Os jovens pesquisados ainda afirmaram ter este meio como principal fonte de informação, com 43% de sua preferência, sendo que o acesso é cada vez mais comum por meio de smartphones. As mídias sociais – WhatsApp, Instagram, Facebook, são citadas não apenas como meios de lazer e diversão, mas também como fonte de informação.Considerando que o acesso às mídias digitais é cada vez maior entre os jovens, se em comparação ao contato com a mídia tida como “tradicional” – canais da televisão aberta, revistas e jornais impressos etc., o objetivo deste artigo é trazer uma análise das características de determinados conteúdos disseminados na cibercultura – como conteúdos produzidos por youtubers, as montagens entre texto e imagem que viram memes, as notícias online etc., e como esses conteúdos têm funcionado como fonte de informação. Além disso, baseada em autores como Siqueira (2014), Lemos (2015), Santaella (2004 e 2007), Buckingham (2003 e 2008), Recuero (2009), Jenkins et al (2006), Barthes (1990 e 1994), Hall (2003), entre outros, explana-se sobre as habilidades de leitura crítica emergentes para este contexto. Basicamente, as habilidades estão ligadas à compressão da linguagem desses conteúdos e à capacidade de “semiotizar” e interpretar os elementos que têm forte carga simbólica, ao entendimento do que está por trás do contexto de produção social e da busca por uma audiência.A proposta está alinhada com os anseios da media literacy, área fundamental para garantir as necessidades de um novo letramento, de acordo com os anseios das multiliteracias para o cenário de cibercultura.

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Biografia do Autor

Mariana Picaro Cerigatto, Universidade Tiradentes

Doutora em Ciência da Informação pela Unesp/campus Marília (2018), com período sanduíche na Universidad Politecnica de Valencia (Espanha), no programa de Doutorado em Industrias de la Comunicación y Culturales (bolsista do Europe and Latin America Sustainable Innovation and Knowledge Academic Network - EuroInkaNet Project/Erasmus Mundus Programme/European Commission). Também fez um período de estágio de pesquisa na Universidad de Huelva (Espanha), no programa de Comunicação (bolsista da Asociación Universitaria Iberoamericana de Postgrado - AUIP), na linha de educomunicação. Cursou Análise do Discurso, na faculdade de Letras e Educação da Universidad Nacional de Cuyo - Argentina, e fez trabalho de pesquisa relacionado a multiliteracias, com apoio da Asociación de Universidades Grupo Montevideo (AUGM). É mestre em Comunicação, Informação e Educação em Televisão Digital pela Unesp, campus de Bauru. Possui formação em jornalismo pela Universidade Sagrado Coração (USC). Atualmente é professora titular no programa de pós graduação em Educação da Universidade Tiradentes em Aracaju-SE, na linha de pesquisa de Educação e Comunicação. É integrante do grupo de pesquisa Comportamento e Competência Informacionais, da FFC/Unesp-Marília, também do grupo Educação, Mídias e Novas Cidadanias, da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e do grupo EpisCom, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Seus estudos acadêmicos são voltados a temas de media e information literacy, novas mídias e tecnologias na educação, comportamento e consumo de informação no cenário digital, cibercultura, linguagem da mídia e semiótica.

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Publicado

2020-04-13

Como Citar

Cerigatto, M. P. (2020). DOS YOUTUBERS AOS MEMES: OS CONTEÚDOS DA CULTURA PARTICIPATIVA NO CONTEXTO DE CIBERCULTURA E COMO LÊ-LOS CRITICAMENTE. II Encontro Regional Norte-Nordeste Da ABCiber, (1). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/abciber/article/view/13089

Edição

Seção

Educação e Comunicação na Cibercultura