A ARTE E OS MÚLTIPLOS DIÁLOGOS: UM OLHAR INTERDISCIPLINAR.
Palavras-chave:
leitura imagética, espaço geográfico, interdisciplinaridade, representação, aprendizagem, metodologia.Resumo
Este artigo pretende-se relatar a importância do uso de imagens artísticas como recurso metodológico e interdisciplinar os conteúdos da Arte e da Geografia no Ensino Médio pois vivemos em uma era midiática, e é inquestionável a importância do uso das imagens como recurso pedagógico e facilitador do processo de ensino aprendizagem. Essa estratégia pedagógica auxiliará na leitura crítica de mundo, possibilitando o compartilhar de conhecimentos, a comunicação de ideias e o entendimento das simbologias das relações sociais, econômicas e históricas que influenciaram na organização e estrutura do espaço brasileiro.Downloads
Referências
BARBOSA, A. M.(org.). Inquietações e mudanças no ensino da arte. São Paulo: Cortez, 7ª ed. 2012.
BLESSA, Regina. Merchandising no ponto-de-venda. 4. ed. 7. reimpr. São Paulo: Atlas, 2011.
CORREIA, Silvia Letícia Costa Pereira; BOMFIM, Natanael Reis (orgs.) Representações, educação interdisciplinaridade: abordagens teórico-práticas na interface entre identidades, territorialidades e tecnologias. Curitiba: CRV, 2017.
LITZ, Valesca Giordano. O uso da Imagem no Ensino de História. Curitiba: UFPR, 2009.
MOREIRA, Ruy. Sociedade e espaço geográfico no Brasil: constituição e problemas de relação. São Paulo: Contexto, 2011.
ROSSI, Maria Helena Wagner. Imagens que falam: leitura de arte na escola. Editora Mediação, 3ª ed. Porto Alegre 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem a este evento concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais sobre o trabalho, permitindo ao evento colocá-lo sob uma licença Licença Creative Commons Attribution, que permite livremente a outros acessar, usar e compartilhar o trabalho com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência. b) Autores podem abrir mão dos termos da licença CC e definir contratos adicionais para a distribuição não-exclusiva e subseqüente publicação deste trabalho (ex.: publicar uma versão atualizada em um periódico, disponibilizar em repositório institucional, ou publicá-lo em livro), com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência. c) Além disso, autores são incentivados a publicar e compartilhar seus trabalhos online (ex.: em repositório institucional ou em sua página pessoal) a qualquer momento antes e depois da conferência.