AS MÍDIAS DIGITAIS NA PRÉ-ESCOLA: REFLEXÕES NUMA PERSPECTIVA TEÓRICO-SOCIOLÓGICA DA MÍDIA

Autores

Palavras-chave:

Crianças, Educação Infantil, Diretrizes Curriculares.

Resumo

O estudo objetiva refletir sobre possibilidades para a pré-escola se ressignificar diante das mídias digitais, isto, em resposta às experiências não escolares que crianças têm vivenciado na cultura contemporânea. Para o que, segue com análises de caráter bibliográfico, aporta-se em concepções teórico-sociológicas da mídia e reconhece a criança como um indivíduo que interpreta formas simbólicas e a pré-escola como instituição que define campos de interações e cria posições de ocupação para seu público. Assim, compreende ser possível a partir das mídias digitais reinterpretar o sentido de cidadania preconizado às pré-escolas, pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, além de tornar-se em espaço de conversações e convivência de saberes.

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Biografia do Autor

Jonathas Fontes Santos, Escola SESC-SE/Professor de Educação Básica

Mestrando em Educação – Linha Educação e Comunicação, na Universidade Tiradentes (PPED/UNIT-Bolsista PROSUP/TAXA). Especialista em Mídias na Educação – UFPE. Graduado em Tecnologia em Informática e Gestão da Informação – UNIT. Pesquisador do Grupo de Pesquisa Educação, Tecnologia da Informação e Cibercultura (GETIC/UNIT/CNPq). É professor de Educação Básica na Escola SESC em Nossa Senhora do Socorro/SE com atuação na Educação Infantil e Ensino Fundamental nas séries iniciais. E-mail: jonathasfontes@hotmail.com

Cristiane de Magalhães Porto, Universidade Tiradentes - UNIT

Doutora Multidisciplinar em Cultura e Sociedade – UFBA. Mestrado em Letras e Linguística – UFBA. Pesquisadora do Instituto de Tecnologia e Pesquisa – ITP. Bolsista em Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2 e faz parte do Comitê de Assessoramento de Divulgação Científica do CNPq. Pós-doutorado em Educação – UERJ. Coordenadora do Programa de Estímulo a Mobilidade e ao Aumento da Cooperação Acadêmica da Pós-Graduação (PROMOB-FAPITEC/CAPES – UNIT/UERJ/UFSC). É professora do Curso de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes – Unit. Pesquisadora do Grupo Educação, Redes Sociotécnicas e Culturas digitais (UFBA/CNPq). Líder do Grupo de Pesquisa Educação, Tecnologia da Informação e Cibercultura (GETIC/UNIT/CNPq). E-mail: crismporto@gmail.com.

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Publicado

2020-04-13

Como Citar

Santos, J. F., & Porto, C. de M. (2020). AS MÍDIAS DIGITAIS NA PRÉ-ESCOLA: REFLEXÕES NUMA PERSPECTIVA TEÓRICO-SOCIOLÓGICA DA MÍDIA. II Encontro Regional Norte-Nordeste Da ABCiber, (1). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/abciber/article/view/12706

Edição

Seção

Educação e Comunicação na Cibercultura