Redes sociais na educação: desdobramentos contemporâneo diante de contextos tecnológicos
Palavras-chave:
Internet das coisas, redes sociais, educação.Resumo
RESUMO: A presente pesquisa tem como objetivo discutir as influências da internet das coisas e principalmente das redes sociais na educação. Pesquisas em andamento realizada no mestrado profissional GESTEC1, que utilizam as redes sociais na educação, vem mostrando o grande uso das redes e mídias sociais para fortalecer um movimento de aprender em diversos lugares de forma instantânea e interativa, potencializando uma gama de transformações que vêm reconfigurando de forma direta as relações sociais e educacionais. Se trata portanto de assunto emergente na atualidade por ser um fenômeno recente. A pesquisa é de cunho bibliográfico, com análise de dados referente a ascensão das redes sociais a nível Brasil e mundo, com experiências de campo, como referência citamos Castells (1996), Duarte e Frei (2008), Primo (2004), IBGE, dentre outros.Downloads
Referências
ARAÚJO, V. D. de L. (2010). O impacto das redes sociais no processo de ensino e aprendizagem. Anais Eletrônicos do 3º Simpósio Hipertexto e Tecnologia na Educação. UFPE, Recife. Disponível em:http://www.ufpe.br/nehte/simposio/anais/Anais-Hipertexto-2010/Veronica-Danieli-Araujo.pdf. Acesso em: 03 de Setembro de 2019.
CASTELLS, M. (1996) A sociedade em rede. São Paulo, Paz e Terra.
DUARTE, Fábio e FREI, Klaus. Redes Urbanas. In: Duarte, Fábio; Quandt, Carlos; Souza, Queila. O Tempo Das Redes. Editora Perspectiva, 2008.
Kaplan Andreas M., Haenlein Michael.Users of the world, unite! The challenges and opportunities of social media, Business Horizons, 2010, 53(1), p.59-68.
LEMOS, André. Cibercultura: tecnologia e vida social na cultura contemporânea. 2 ed. Porto Alegre: Sulina, 2004.
MAGRANI, Eduardo. A internet das coisas. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2018
PACHECO, Oliveira Joice . IDENTIDADE CULTURAL E ALTERIDADE: PROBLEMATIZAÇÕES NECESSÁRIAS. Spartacus, Revista Eletrônica dos Estudantes de História.2005.
PRIMO, Alex. Interação mediada por computador: comunicação, cibercultura, cognição. Porto Alegre: Sulina, 2007.
RECUERO, R. Redes Sociais na Internet. Porto Alegre: Ed. Sulina, 2009.
WASSERMAN, S. AND FAUST, K. Social Network Analysis: Methods and Applications. Cambridge University Press, 2007.
WILSON, Carolyn et. al. Alfabetização midiática e informacional: currículo para formação de professores / Carolyn Wilson, Alton Grizzle, Ramon Tuazon, Kwame Akyeampong e Chi-Kim Cheung. Brasília: Unesco, UFTM, 2013. Disponível em: . Acesso em: 28 jul. 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem a este evento concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais sobre o trabalho, permitindo ao evento colocá-lo sob uma licença Licença Creative Commons Attribution, que permite livremente a outros acessar, usar e compartilhar o trabalho com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência. b) Autores podem abrir mão dos termos da licença CC e definir contratos adicionais para a distribuição não-exclusiva e subseqüente publicação deste trabalho (ex.: publicar uma versão atualizada em um periódico, disponibilizar em repositório institucional, ou publicá-lo em livro), com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência. c) Além disso, autores são incentivados a publicar e compartilhar seus trabalhos online (ex.: em repositório institucional ou em sua página pessoal) a qualquer momento antes e depois da conferência.