Redes sociais na educação: desdobramentos contemporâneo diante de contextos tecnológicos

Autores

Palavras-chave:

Internet das coisas, redes sociais, educação.

Resumo

RESUMO: A presente pesquisa tem como objetivo discutir as influências da internet das coisas e principalmente das redes sociais na educação. Pesquisas em andamento realizada no mestrado profissional GESTEC1, que utilizam as redes sociais na educação, vem mostrando o grande uso das redes e mídias sociais para fortalecer um movimento de aprender em diversos lugares de forma instantânea e interativa, potencializando uma gama de transformações que vêm reconfigurando de forma direta as relações sociais e educacionais. Se trata portanto de assunto emergente na atualidade por ser um fenômeno recente. A pesquisa é de cunho bibliográfico, com análise de dados referente a ascensão das redes sociais a nível Brasil e mundo, com experiências de campo, como referência citamos Castells (1996), Duarte e Frei (2008), Primo (2004), IBGE, dentre outros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone Gabriely da Silva Lima, Universidade do Estado da Bahia

Mestranda em Gestão e Tecnologias aplicadas à Educação- GESTEC- Universidade do Estado da Bahia. Especialista em Educação Matemática num enfoque multidisciplinar, Matemática Financeira e Estatística, Ensino de Física e Docência no Ensino Superior. Licenciada em Matemática pela Universidade do Estado da Bahia.

Marcus Túlio de Freitas Pinheiro, Universidade do Estado da Bahia

Possui graduação em Física pela Universidade Federal da Bahia, Especialização em Educação e Tecnologia da informação pela Universidade do Estado da Bahia, Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, Doutor em Ciência da Educação na Linha Currículo e Informação na Faculdade de Educação na da Universidade Federal da Bahia. Professor adjunto da Universidade do Estado da Bahia - DCET I - Cursos de Graduação em Física , Coordenador de Pesquisa e Pós Graduação da Unidade Acadêmica de Educação a Distância UNEAD - UNEB. Professor Credenciado no Programa de Pós Graduação do Mestrado Profissional em Tecnologias aplicadas à Educação - GESTEC - UNEB, Coordenador da Área II - Processos Tecnológicos e Redes Sociais - GESTEC. Parecerista do International Journal of Knowledge Engineering and Management (IJKEM), associado na Associação Nacional de Pesquisadores em Educação - ANPED. Experiência na área de Educação, Tecnologia e Gestão do Conhecimento onde trabalha com os seguintes temas: tecnologia inteligentes, difusão do conhecimento, educação e tecnologia, educação a distância, autonomia tecnológica, Sistemas Adaptativos Complexos, Modelagens Sociais.

Referências

ARAÚJO, V. D. de L. (2010). O impacto das redes sociais no processo de ensino e aprendizagem. Anais Eletrônicos do 3º Simpósio Hipertexto e Tecnologia na Educação. UFPE, Recife. Disponível em:http://www.ufpe.br/nehte/simposio/anais/Anais-Hipertexto-2010/Veronica-Danieli-Araujo.pdf. Acesso em: 03 de Setembro de 2019.

CASTELLS, M. (1996) A sociedade em rede. São Paulo, Paz e Terra.

DUARTE, Fábio e FREI, Klaus. Redes Urbanas. In: Duarte, Fábio; Quandt, Carlos; Souza, Queila. O Tempo Das Redes. Editora Perspectiva, 2008.

Kaplan Andreas M., Haenlein Michael.Users of the world, unite! The challenges and opportunities of social media, Business Horizons, 2010, 53(1), p.59-68.

LEMOS, André. Cibercultura: tecnologia e vida social na cultura contemporânea. 2 ed. Porto Alegre: Sulina, 2004.

MAGRANI, Eduardo. A internet das coisas. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2018

PACHECO, Oliveira Joice . IDENTIDADE CULTURAL E ALTERIDADE: PROBLEMATIZAÇÕES NECESSÁRIAS. Spartacus, Revista Eletrônica dos Estudantes de História.2005.

PRIMO, Alex. Interação mediada por computador: comunicação, cibercultura, cognição. Porto Alegre: Sulina, 2007.

RECUERO, R. Redes Sociais na Internet. Porto Alegre: Ed. Sulina, 2009.

WASSERMAN, S. AND FAUST, K. Social Network Analysis: Methods and Applications. Cambridge University Press, 2007.

WILSON, Carolyn et. al. Alfabetização midiática e informacional: currículo para formação de professores / Carolyn Wilson, Alton Grizzle, Ramon Tuazon, Kwame Akyeampong e Chi-Kim Cheung. Brasília: Unesco, UFTM, 2013. Disponível em: . Acesso em: 28 jul. 2019.

Downloads

Publicado

2020-04-13

Como Citar

Lima, S. G. da S., Costa, A. S., & Pinheiro, M. T. de F. (2020). Redes sociais na educação: desdobramentos contemporâneo diante de contextos tecnológicos. II Encontro Regional Norte-Nordeste Da ABCiber, (1). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/abciber/article/view/12615

Edição

Seção

Redes sociotécnicas e Difusão Científica