DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS: O que fazer quando as Redes Sociais tornam-se ferramentas para disseminação de terror?
Palavras-chave:
Desafios contemporâneos. Flexibilidade mental. Redes sociais.Resumo
O presente resumo nasceu dos estudos desenvolvidos no grupo de estudos e pesquisa em informática na educação (GEPIED/CNPq), do departamento de computação da Universidade Federal de Sergipe (UFS). O mesmo tem como objetivo tecer uma análise comparada da parte III, “Desespero e Esperança”, da obra “21 lições para o século 21” (2018), de autoria do escritor e historiador Yuval Noah Harari com as preocupações recorrentes dos atuais efeitos das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), haja vista que se faz urgente que o ser humano atente para as diferentes transformações em curso e o quanto essas modificam a vida em todos os sentidos, mesmo aqueles que são tão sutis ou camuflados que, a princípio, podem passar, a olhos aligeirados, despercebidos ou impossíveis de dialogarem. Nesta direção, Harari aborda diferentes desafios, a título de lições, para o século XXI.Downloads
Referências
BETO, Frei. A obra do artista: uma visão holística do universo. – 3 ed. – São Paulo: Ática, 2003.
DEBORD, Guy. Sociedade do Espetáculo: Comentários sobre a Sociedade do Espetáculo. Contraponto, 1997.
HARARI, Yuval Noah. 21 lições para o século 21. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.
HOOTSUITE MEDIA INC. Digital in 2018 - Social Media Marketing & amp; Management Dashboard. Hootsuite. Disponível em: https://hootsuite.com/pt/pages/digital-in-2018.
MORAES, Dênis de. O concreto e o virtual: mídia, cultura e tecnologia. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.
PIMENTEL, Matheus. O uso das redes sociais no massacre da Nova Zelândia. Jornal Nexo, 2019. Disponível em: https://www.nexojornal.com.br/expresso/2019/03/15/O-uso-das-redes-sociais-no-massacre-da-Nova-Zel%C3%A2ndia. Acesso em 18 mar. 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 II Encontro Regional Norte-Nordeste da ABCiber
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que submetem a este evento concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais sobre o trabalho, permitindo ao evento colocá-lo sob uma licença Licença Creative Commons Attribution, que permite livremente a outros acessar, usar e compartilhar o trabalho com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência. b) Autores podem abrir mão dos termos da licença CC e definir contratos adicionais para a distribuição não-exclusiva e subseqüente publicação deste trabalho (ex.: publicar uma versão atualizada em um periódico, disponibilizar em repositório institucional, ou publicá-lo em livro), com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência. c) Além disso, autores são incentivados a publicar e compartilhar seus trabalhos online (ex.: em repositório institucional ou em sua página pessoal) a qualquer momento antes e depois da conferência.