A GEOGRAFIA ATIVA NO ENSINO FUNDAMENTAL (ANOS FINAIS)
Palavras-chave:
Tecnologias de informação e educação, Geografia e geotecnologias, Ensino Fundamental, Educação e inovação.Resumo
O século XXI submete à educação a tarefa de transmitir, de fato, saberes e saber-fazer evolutivos, adaptados à civilização contemporânea, afinal são as bases de competências do futuro. A educação do presente tempo cria um ambiente propício para o desenvolvimento de competências e habilidades sócio emocionais e impede as pessoas de submergirem nas ondas de informação, que invadem os locais públicos e privados e as levam a orientar-se para projetos de desenvolvimento individuais e coletivos. Uma nova concepção ampliada de educação deve fazer com que todos possam descobrir, reanimar e fortalecer o seu potencial criativo. É necessário estar à altura de aproveitar e explorar, do começo ao fim da vida, todas as ocasiões de se atualizar, aprofundar e enriquecer seus conhecimentos, e de se adaptar a um mundo em mudança.De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Fundamental homologada pelo Ministério da Educação (MEC), a escola deve atuar como espaço de educação integral, ofertando espaço de aprendizagem e de democracia inclusiva, em que deve se fortalecer na prática coercitiva de não discriminação, não preconceito e respeito às diferenças e diversidades.As Geotecnologias possibilitam compreender e intervir na realidade social, entender as diferentes formas de interação entre as sociedades e a natureza na construção do espaço geográfico e as singularidades dos lugares. Além de facilitar o entendimento sobre as múltiplas relações de um lugar com outros e a percepção do desenvolvimento humano no espaço e no tempo.Downloads
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Referências
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Publicado
2020-04-13
Como Citar
Menezes, R. da S., & de Vasconcelos, C. A. (2020). A GEOGRAFIA ATIVA NO ENSINO FUNDAMENTAL (ANOS FINAIS). II Encontro Regional Norte-Nordeste Da ABCiber, (1). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/abciber/article/view/12210
Edição
Seção
Educação e Comunicação na Cibercultura
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