CARTILHA PEDAGÓGICA INICIAÇÃO AQUÁTICA PARA PORTADORES DE DEFICIÊNCIA VISUAL E CEGUEIRA
Palavras-chave:
NATAÇÃO, EDUCAÇÃO FÍSICA, INCLUSÃOResumo
INTRODUÇÃO A natação é uma atividade física aquática considerada uma das atividades mais praticados no mundo. Para pessoas com deficiência, a natação tem importância terapêutica, recreativa além de ser um meio de inclusão social. OBJETIVO Descrever o processo de construção de uma cartilha pedagógica de atividades de iniciação aquática para portadores de deficiência visual a fim, de ser uma ferramenta didática de inclusão. METODOLOGIA A pesquisa foi desenvolvida em três etapas: 1. escolha do conteúdo, seleção das habilidades básicas da iniciação aquática; 2. Adaptação dos educativos de base para desenvolvimento das habilidades e 3. preparação do conteúdo, baseado na literatura científica. RESULTADOS A partir da literatura e da experiência das aulas de natação o material foi construido de forma a apresentar uma linguagem didática e acessível, sobretudo por considerar o empoderamento do deficiente visual quanto ao tema. CONCLUSÃO Esse material será uma ferramenta pedagógica que auxilie no processo de inserção do portador de deficiência visual ou no meio social, assim como uma forma de fornecer aos mesmos um meio de praticar uma atividade física prazerosa com benefícios a saúde, aplicada as suas necessidades.
Downloads
Referências
ADAMS, R. C. et al. Jogos, Esportes e Exercícios para o Deficiente Físico. 3 ed. São Paulo: Manole, 1985.
DUARTE, E.; WERNER, T. Conhecendo um pouco mais sobre as deficiências. In: Curso de atividade física e desportiva para pessoas portadoras de deficiência: educação à distância. Rio de Janeiro: UGF, v. 3, 1995
MATTOS, E. Pessoa Portadora de Deficiência Física (motora) e as Atividades Físicas, Esportivas, Recreativas e de Lazer. In: Pedrinelli. V. J. Educação Física e Desporto para Pessoas Portadoras de Deficiência. Brasília: MEC/SEDES, 1994.
MELO, A. C. R.; LÓPEZ, R. F. A. O Esporte Adaptado. Revista Digital, Buenos Aires, v.8, n.51, jul. 2002. Disponível em: . Acesso em: 20. nov. 2017.