VIVÊNCIA E INTERESSE DOS CONTEÚDOS CURRICULARES DA EDUCAÇÃO FÍSICA EM JOVENS DO ENSINO MÉDIO
Palavras-chave:
Educação física, esporte, escola.Resumo
INTRODUÇÃO: Segundo Nascimento e Garces (2013) algumas observações e a análise dos depoimentos dos estudantes apontaram nas aulas de Educação Física ainda são estruturadas no modelo rola bola, sem planejamento, configurando-se mera atividade, e não como prática pedagógica que trata dos saberes do campo da cultura de movimento. Para Darido (2010, p.14) a prática do “rola bola” é bastante condenável, pois se desconsidera a importância dos procedimentos pedagógicos dos profissionais. OBJETIVO: Analisar os conteúdos curriculares mais frequentes nas aulas de Educação Física, assim como examinar as modalidades de maior preferência pelos discentes. METODOLOGIA: Este estudo foi desenvolvido no período de fevereiro a junho de 2017 em uma Escola Pública da Rede Estadual de Ensino, a partir de uma pesquisa descritiva mediante aplicação de um questionário com 6 perguntas, o qual foi aplicado com alunos 306 do 1º e 3º anos do ensino médio, com idades que variavam de 15 a 23 anos, onde eram do 156 sexo masculino e 150 do sexo feminino. RESULTADOS: O sexo feminino 80% relataram que o jogo queimado e amarelinha foi muito praticado na vivência escolar e fora da escola, já o sexo masculino 90% responderam que o jogo esconde-esconde e queimado tiveram uma maior prática fora da escola comparado a vivência na escola. Em geral o jogo queimado apresentou 85% dos jogos mais citados no estudo, praticado na escola e fora dela, assim o mesmo vem sendo um jogo de caráter histórico-cultural (SOARES, 1992; FARIA, 2014). Os esportes que mais destacados no estudo foram Futsal, Vôlei, Handebol e Basquete, os mesmo são praticados tanto dentro da escola, quanto fora dela. CONCLUSÃO: Por fim os resultados da pesquisa apontam que o jogo queimado é o que mais se destaca em ambos os sexos e que nos esportes ainda há uma grande hegemonia por parte daqueles esportes mais midiáticos como o futebol.
Downloads
Referências
DARIDO, Suraya Cristina. JUNIOR, Osmar Moreira de Souza. Para ensinar Educação Física: Possibilidades de intervenção na escola. 6.ed. Campinas – SP: Editora Papirus, 2010.
FARIA, Eliene Lopes. Quando “rola a bola”: reflexões sobre as práticas futebolísticas e a forma escolar nas aulas de Educação Física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 36, n. 2, 2014.
NASCIMENTO, Bianca Bueno do; GARCES, Solange Beatriz Billig. Educação Física ou rola bola? A percepção da comunidade escolar sobre as aulas de Educação Física. Revista Digital EFDeportes. com, Buenos Aires, Ano, 2013.
SOARES, Carmen Lúcia. Metodologia do ensino de educação física. Cortez Editora, 1992.