CLASSIFICAÇÃO DO NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA EM INGRESSANTES DE CURSO DE GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Alexandra Araujo Vieira do Nascimento UNIVERSIDADE TIRADENTES
  • Natalia Araujo Nascimento UNIVERSIDADE TIRADENTES
  • Silya Coutinho Santos UNIVERSIDADE TIRADENTES
  • Roberta Barreto Vasconcelos Resende UNIVERSIDADE TIRADENTES
  • Marcelo de Aquino Resende UNIVERSIDADE TIRADENTES

Palavras-chave:

Atividade Física, Universitários, Saúde

Resumo

CLASSIFICAÇÃO DO NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA EM INGRESSANTES DE CURSO DE GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

 

Alexandra Araujo Vieira do Nascimento1

Natalia Araujo Nascimento1

Silya Coutinho Santos1

Roberta Barreto Vasconcelos Resende2

Marcelo de Aquino Resende3 CREF 0542-G/SE

Universidade Tiradentes, Aracaju/SE, alexandravnascimento@gmail.com

Introdução: A prática habitual de atividade física é caracterizada como importante componente do estilo de vida associado à conservação e à promoção da saúde. Por outro lado, baixos níveis de atividade física estão relacionados com o aumento da ocorrência de doenças crônicas e a redução da qualidade de vida da população. Objetivo: Este estudo teve como objetivo avaliar o nível de atividade física em ingressantes de curso de graduação em Educação Física. Métodos: Este trabalho caracteriza-se como estudo analítico, descritivo, do tipo transversal. A amostra foi constituída de trinta e três alunos de Curso de Graduação em Educação Física de uma Universidade particular da cidade de Aracaju, sendo vinte e quatro homens e nove mulheres. Como instrumento de coleta utilizou-se questionário IPAQ. As variáveis foram tratadas através de distribuição de frequências. Para o cálculo dos porcentuais de frequências das classes e confecção dos gráficos foi utilizado Programa estatístico Microsoft Office Excel 2007 para Windows. Resultados: Relacionado ao nível de atividade física do total da amostra, não discriminado por gênero, percebeu-se que 42% foram classificados como “Muito ativo”, 55% como “Ativo”, e apenas 3% como irregularmente ativo, não sendo diagnosticado indivíduos sedentários. Quando analisados, discriminados por gênero, percebeu-se que tanto os indivíduos do gênero masculino, como também as do feminino apresentam níveis elevados de prática e Atividade Física, havendo destaque para maior percentual de homens com classificação de “Muito ativo” quando comparado às mulheres, respectivamente 46% e 33%. Conforme verificado neste estudo, prática de atividade física não pode ser negligenciada pelos profissionais da área de saúde. Estes devem ser fisicamente ativos não somente para beneficiar sua saúde, mas também para dispor de maior credibilidade em suas recomendações de um estilo de vida ativo. Por outro lado, sedentarismo em idade universitária indica fortemente a longo prazo risco de desenvolvimento de doenças crônico degenerativas. Conclusão: Diante dos resultados, os dados obtidos sugerem que os alunos do curso de graduação em Educação Física da amostra, quando analisados de forma geral, independente do gênero, apresentam índices elevados de prática de atividade física, como também ficou destacado que apesar das mulheres apresentarem bons níveis de prática de atividade física, os homens apresentaram percentuais maiores em índices de classificação mais elevados.

Palavras chaves: Atividade Física; Universitários; Saúde

 

1 – Graduandas do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Tiradentes

2 – Professora Especialista de Curso de Graduação em Educação Física da Universidade Tiradentes. Co-orientadora do trabalho

3 – Professor Mestre de Curso de Graduação em Educação Física da Universidade Tiradentes. Orientador do Trabalho

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandra Araujo Vieira do Nascimento, UNIVERSIDADE TIRADENTES

Graduanda do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Tiradentes

Natalia Araujo Nascimento, UNIVERSIDADE TIRADENTES

Graduanda do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Tiradentes

Silya Coutinho Santos, UNIVERSIDADE TIRADENTES

Graduanda do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Tiradentes

Roberta Barreto Vasconcelos Resende, UNIVERSIDADE TIRADENTES

Professora Especialista de Curso de Graduação em Educação Física da Universidade Tiradentes. Co-orientadora do trabalho.

Marcelo de Aquino Resende, UNIVERSIDADE TIRADENTES

Professor Mestre de Curso de Graduação em Educação Física da Universidade Tiradentes. Orientador do Trabalho.

Referências

ROCHA, Saulo Vasconcelos et al. Nível de atividade física entre funcionários de uma instituição de ensino superior da Bahia. ACTA Brasileira do Movimento Humano, v. 1, n. 3, 2017.

DE LIMA, Germano Oliveira et al. Nível de atividade física e risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares em acadêmicos do Curso de Educação Física. RBPFEX-Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício, v. 11, n. 68, p. 542-549, 2017.

MARTINS, Paula Paes. Qualidade de vida e nível de atividade física de acadêmicos ingressantes e concluintes do curso de educação física da universidade do sul de Santa Catarina. Educação Física Bacharelado-Tubarão, 2017.

FREITAS FILHO, Getúlio Antonio et al. AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA EM INDIVÍDUOS PORTADORES DE HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA DA UNIDADE DE ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA DO MUNICÍPIO DE ACREÚNA-GO. Revista Univap, v. 22, n. 40, p. 589, 2017.

Downloads

Publicado

2017-09-18

Como Citar

Nascimento, A. A. V. do, Nascimento, N. A., Santos, S. C., Resende, R. B. V., & Resende, M. de A. (2017). CLASSIFICAÇÃO DO NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA EM INGRESSANTES DE CURSO DE GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA. Congresso Internacional De Atividade Física, Nutrição E Saúde, 1(1). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/CIAFIS/article/view/6644

Edição

Seção

Resumo - Educação Física