COMPARAÇÃO DO NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA EM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO MEDIANTE A APLICAÇÃO DO IPAQ

Autores

  • Jarlisson Francsuel Melo dos Santos Universidade Tiradentes

Palavras-chave:

Atividade física, Ensino médio, Questionário

Resumo

INTRODUÇÃO: A prática regular de atividade física está associada a inúmeros benefícios para a saúde em crianças e jovens em idade escolar e é essencial à prevenção de várias doenças que atingem indivíduos. Apesar dos jovens consistirem a parte mais ativa da população, o sedentarismo crescente têm alertado os profissionais de saúde (SILVA e COSTA JÚNIOR, 2011; JANESSEN e LEBLANC, 2010). OBJETIVO: O objetivo do estudo foi comparar o nível de atividade física entre alunos do sexo feminino e masculino cursando ensino médio, mediante a aplicação do International Physical Activity Questionarie. METODOLOGIA: A amostra constituiu-se de 43 escolares de ambos os sexos, com idade entre 15 e 20 anos, matriculados em uma escola da rede pública do município de Salgado/SE, onde foram divididos em dois grupos: O grupo de meninas (n=34) e o de meninos (n=09). Para a obtenção dos dados sobre a atividade física, foi utilizado o International Physical Activity Questionarie – IPAQ, versão VIII curta. Essa versão é composta por oito questões abertas e suas informações permitem estimar o tempo despendido por semana em diferentes dimensões de atividade física (caminhadas e esforços físicos de intensidades moderada e vigorosa) e de inatividade física (posição sentada). RESULTADOS: Ao analisar as informações associadas ao tempo médio despendido nas quatro dimensões de atividade física, relatadas pelos adolescentes mediante o IPAQ, verifica-se que o tempo despendido em atividades que envolvem esforços físicos de intensidade vigorosa apresentou diferenças na média favoráveis aos rapazes (4 dias/semana; 82 min/dia) em relação as moças (2 dias/semana; 58 min/dia) em atividades moderadas obtiveram como média meninas (6 dias/sem; 157 min/d) e meninos (5 dias/sem; 88 min/d) nas atividade relacionadas a caminhada as médias de meninas (4 dias/sem; 28 min/d) e meninos (4 dias/sem; 27 min/d). De acordo com a classificação, o grupo das meninas foi considerado “ativo” e o grupo composto por meninos foram denominado “muito ativo”, pois segundo Bacil et al (2015) nessa idade as meninas tendem a praticar menos atividades físicas que os meninos. CONCLUSÃO: Diante dos resultados obtidos pode-se concluir que há um maior nível de atividade física vigorosa nos meninos que nas meninas. Com isso, conforme a classificação do IPAQ, os meninos foram considerados mais ativos.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BACIL, Eliane Denise Araújo et al. Atividade física e maturação biológica: uma revisão sistemática. Revista Paulista de Pediatria, v. 33, n. 1, p. 114-121, 2015.

JANSSEN, Ian; LEBLANC, Allana G. Systematic review of the health benefits of physical activity and fitness in school-aged children and youth. International journal of behavioral nutrition and physical activity, v. 7, n. 1, p. 40, 2010.

SILVA, Paulo Vinícius Carvalho; COSTA JÚNIOR, Áderson Luiz. Efeitos da atividade física para a saúde de crianças e adolescentes. 2011.

Downloads

Publicado

2017-09-18

Como Citar

Melo dos Santos, J. F. (2017). COMPARAÇÃO DO NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA EM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO MEDIANTE A APLICAÇÃO DO IPAQ. Congresso Internacional De Atividade Física, Nutrição E Saúde, 1(1). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/CIAFIS/article/view/6632

Edição

Seção

Resumo - Educação Física