PREPARAÇÕES TÍPICAS LAGARTENSE: UM RELATO SOBRE SUA GASTRONOMIA

Autores

Palavras-chave:

Cultura, culinária, padrões alimentares

Resumo

INTRODUÇÃO: No Brasil tem-se uma enorme variedade de alimentos, com a mescla de diferentes etnias, fazendo com que a culinária seja resultado da junção dos hábitos alimentares do português, do indígena e do africano, através de preparações que demonstravam suas raízes e regiões e, que sofreram adaptações locais, econômicas, políticas e culturais. OBJETIVOS: mapear entre a população entrevistada do município de Lagarto qual preparação salgada e doce que se considera típica da cidade. METODOLOGIA: Realizou-se o estudo com a população residente do município de Lagarto – SE, que apresentavam idade superior aos 18 anos e selecionadas aleatoriamente onde foram aplicados 383 questionários com perguntas referentes às quais as preparações típicas salgada e doce na percepção dos entrevistados e a frequência que são consumidos pelos mesmos. Os dados coletados foram tabulados por meio do Microsoft Excel (2013, versão 15.0.4420.1017), e descritos em percentual. RESULTADOS: A preparação típica salgada mais lembrada foi a maniçoba (27,4%), acompanhada da galinhada com arroz (17%) e cuscuz (16,2%) e a preparação doce, foi o doce de leite (33,7%) seguido pelo arroz doce (11,4%). Em relação a frequência de consumo, observou-se que as pessoas que apontaram a maniçoba, fazem a ingestão desta menos de 1 vez por semana. O arroz com galinha é consumido de 1 a 3 vezes na semana e, referente ao cuscuz, os entrevistados fazem a ingestão de 4 vezes ou mais na semana. No que se refere as preparações típicas doce, as pessoas que identificaram os consomem menos de 1 vez por semana. CONCLUSÃO: Em suma, verificou-se que ainda há uma predominância da influência das raízes históricas na percepção dos lagartenses sobre preparações típicas da região, entretanto muitas destas não são consumidas com muita frequência pela população, destacando a necessidade de preservar os costumes locais para enaltecer a cultura gastronômica da cidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Liliane Oliveira dos Santos

Nutricionista

Referências

CASTRO, F. M. M; SANTOS, J. G. M. A cultura gastronômica como atrativo turístico: Relato de uma experiência de pesquisa nos restaurantes de Aracaju/SE. Revista Hospitalidade. v. IX. n. 2. 2012.

CAMPOS, R. F. F. et al. Gastronomia nordestina: uma mistura de sabores brasileiros. XI Encontro de Iniciação à Docência. Universidade Federal da Paraíba. 2009.

Downloads

Publicado

2017-09-18

Como Citar

Oliveira dos Santos, L., Abreu Souza, M. de, Valença, I. V. R. M., & Melo Santos do Nascimento, B. (2017). PREPARAÇÕES TÍPICAS LAGARTENSE: UM RELATO SOBRE SUA GASTRONOMIA. Congresso Internacional De Atividade Física, Nutrição E Saúde, 1(1). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/CIAFIS/article/view/6592