UTILIZAÇÃO DE LÍQUIDOS IÔNICOS EM PROCESSOS DE EXTRAÇÃO NA INDÚSTRIA ALIMENTÍCIA COMO ALTERNATIVA PARA REDUÇÃO DO IMPACTO À SAÚDE HUMANA
Palavras-chave:
Saúde, biotecnologia, indústria, alimentação.Resumo
INTRODUÇÃO: Os processos de extração consistem em técnicas de separação utilizadas para obtenção de compostos com aplicações diversas na indústria alimentícia. Os métodos convencionais geralmente empregam solventes orgânicos, prejudiciais ao meio ambiente e à saúde humana. Neste contexto, novas tecnologias são estudadas e empregadas na indústria, para redução dos impactos negativos e líquidos iônicos são uma alternativa aos solventes comumente utilizados, por sua possibilidade de reciclagem e menor toxicidade. OBJETIVOS: Reunir estudos acerca da utilização de líquidos iônicos em processos de extração na indústria alimentícia e evidenciar o impacto reduzido à saúde humana decorrente do emprego desta técnica. METODOLOGIA: Foram realizadas buscas nas bases de dados PubMed, Science Direct, LILACS e Scielo. Foram utilizados os descritores líquido iônico, alimento e extração combinados nas bases de dados em português. Nas bases de dados em inglês foram utilizados os descritores ionic liquid, food e extraction. Foram levados em consideração artigos com publicação datada de 2006 a 2017. As buscas realizadas geraram o total de 783 resultados no Science Direct seguidos de 250 resultados no PubMed, 0 no LILACS e 0 no Scielo. Foram incluídas as pesquisas originais e relacionadas à produção de alimentos e segurança alimentar. Foram excluídos os estudos relacionados à produção de fármacos e à preservação de amostras biológicas humanas. Após a aplicação dos critérios supracitados restaram 152 estudos. Os artigos foram analisados e agrupados em duas categorias para a construção de gráficos no Excel. RESULTADOS: Dos 152 estudos levados em consideração, 130 (85,52%) abordaram a utilização dos líquidos iônicos em análises de contaminantes e resíduos na indústria alimentícia e 22 (14,48%) foram relacionados à utilização do líquido iônico em processos de extração e aplicação da biomolécula de interesse, no grau de pureza desejado, no desenvolvimento de alimentos e suplementos. Não foram encontrados estudos clínicos conduzidos em humanos acerca da toxicidade dos líquidos iônicos, apenas em animais e com resultado positivo. Todos os estudos relacionaram a utilização dos líquidos iônicos à ecotoxicidade reduzida. CONCLUSÃO: A aplicação dos líquidos iônicos em análise de alimentos é corriqueira, porém para a extração de biomoléculas no desenvolvimento de produtos ainda são utilizados os solventes convencionais, que são danosos à saúde e ao meio ambiente. Os líquidos iônicos são uma alternativa da química verde ao desenvolvimento de produtos mais seguros para o manuseio, consumo e meio ambiente.
Downloads
Referências
BUBALO, M. C. RADOŠEVIĆ, K. REDOVNIKOVIĆ, I. R. HALAMBEK, J. SRČEK, V. G. A brief overview of the potential environmental hazards of ionic liquids. Ecotoxicology and environmental safety, 99, p. 1-12, 2014.
CHEN, H. L. KAO, H. F. WANG, J. Y. & WEI, G. T. Cytotoxicity of imidazole ionic liquids in human lung carcinoma A549 cell line. Journal of the Chinese Chemical Society, v. 61, n. 7, p. 763-769, 2014.
HECKENBACH, M. E. ROMERO, F. N. GREEN, M. D. HALDEN, R. U. Meta-analysis of ionic liquid literature and toxicology. Chemosphere, v. 150, p. 266-274, 2016.
MARTINS, Paula Larangeira Garcia; BRAGA, Anna Rafaela; DE ROSSO, Veridiana Vera. Can ionic liquid solvents be applied in the food industry?. Trends in Food Science & Technology, v. 66, p. 117-124, 2017.