NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA EM CRIANÇAS DE ENSINO FUNDAMENTAL MENOR MEDIANTE O PAQ-C
Palavras-chave:
Atividade física, Ensino fundamental, QuestionárioResumo
INTRODUÇÃO: O sedentarismo pode provocar o surgimento de doenças como a síndrome metabólica e obesidade (GUEDES, 2015). A prática regular de atividade física em crianças e adolescentes provoca benefícios físicos e psicológicos contribuindo para uma vida adulta saudável (SILVA et al, 2011). Com a ausência dessa prática pode-se comprometer o desenvolvimento de capacidades físicas e ocasionando o isolamento social desses indivíduos (GUEDES, 2015). OBJETIVO: Verificar o nível de atividade física em crianças de 10 a 12 anos do ensino fundamental menor. METODOLOGIA: A pesquisa foi realizada em uma escola da rede municipal na zona rural da cidade de Itaporanga d’ Ajuda/SE. A amostra foi composta por 09 alunos do 5º ano (quinto ano) do ensino fundamental menor com idades de 10-12 anos de ambos os sexos. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi o questionário Physical Activity Questionaire for Older Children (PAQ-C) que consiste em nove questões relacionadas à prática esportiva, jogos, atividades físicas na escola e lazer referente aos sete dias anteriores incluindo o final de semana. RESULTADOS: Diante das análises das informações associadas ao tempo médio nas dimensões de atividade física relatadas pelos alunos mediante o PAQ-C, as médias dos escores encontradas na presente amostra foi de 2,8 (±0,6) denominando-os sedentários, pois de acordo com a classificação a partir do escore, pode-se dizer que indivíduos que possuem escores < 3 são considerados sedentários (SILVA & MALINA, 2000). Sabe-se que há um decréscimo no nível de atividade física com o aumento da idade, com isso se faz necessário um maior incentivo à pratica de atividade física para esse público (BACIL et al, 2015). CONCLUSÃO: Diante dos resultados encontrados nesse estudo pode-se inferir que, a intermédio do PAQ-C, detectou-se um baixo nível de atividade física na presente amostra. Sugere-se pesquisas com amostras maiores para melhor avaliar essa variável nesse público.
Downloads
Referências
BACIL, Eliane Denise Araújo et al. Atividade física e maturação biológica: uma revisão sistemática. Revista Paulista de Pediatria, v. 33, n. 1, p. 114-121, 2015.
GUEDES, Natan Pinheiro. A influência da tecnologia para o sedentarismo de estudantes no ensino fundamental. 2015.
SILVA, Paulo Vinícius Carvalho; COSTA JÚNIOR, Áderson Luiz. Efeitos da atividade física para a saúde de crianças e adolescentes. 2011.