INCLUSÃO DE ALUNOS ESPECIAIS EM ESCOLA PARTICULAR, ESTADUAL E MUNICIPAL DE ARACAJU/SE

Autores

  • Vanessa Santos Universidade Tiradentes (Unit)

Palavras-chave:

Acessibilidade, Escolas, Deficiência física.

Resumo

INTRODUÇÃO: No Brasil, o Censo do IBGE de 2010 revela que, 45,6 milhões de pessoas apresentam algum tipo de incapacidade ou deficiência. Conforme as Normas Técnicas Brasileiras de Acessibilidade (ABNT/NBR 9050/2004), “acessibilidade é a possibilidade e condição de alcance, percepção e entendimento para a utilização com segurança e autonomia de edificações”. A inclusão de alunos com deficiência no ensino regular é considerado um desafio no processo de aprendizagem e suporte pedagógico. OBJETIVO: Verificar e analisar os aspectos estruturais de escolas das redes particular, estadual e municipal. METODOLOGIA: A amostra foi composta por 3 escolas da rede de educação básica, sendo: 1 particular, 1 estadual e 1 municipal, localizadas na capital de Sergipe, Aracaju. Osdados foram coletados em apenas um momento, no mês de março do ano de 2016. Foi verificada a estrutura física (acessibilidade): rampas, corrimão, banheiros adaptados, bebedouros adaptados, portas para cadeirantes, piso adequado para deficiente visual, piso adequado para deficiente físico, sinalização em braile, sinalização para surdos, companhia luminosa para surdos, interprete de libras, professores usuários de libras, barreiras nas edificações (entorno da escola), barreiras existentes no interior da escola. RESULTADOS: De acordo com os resultados, pode-se observar que a escola particularobteve o percentual de 58,82% sendo considerado o mais alto dentro das variáveis estruturais devidamente verificadas e analisadas. A escola municipal apresentou um resultado positivo para a acessibilidade de 52,94% observando uma pequena diferença em relação a particular. Jána rede estadual, seu resultado positivo foi de 17,64%, mostrando-se com acessibilidade inferior em relação às outras escolas. CONCLUSÃO: Conclui-se que aos aspectos estruturais são insuficientes para a inclusão de deficientes visuais, surdos e para a locomoção de deficientes físicos.

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Referências

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Lei de diretrizes e bases da Educação – LDB. Brasília, DF, 1996.

BRASIL. Presidência da República. Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Brasília, setembro de 2007.

CENSO DEMOGRÁFICO 2010. Características gerais da população, religião e pessoas com deficiência. Rio de Janeiro: IBGE, 2012.

Normas Técnicas Brasileiras de Acessibilidade (ABNT/NBR 9050/2004). Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Rio de Janeiro, 2004.

FRIAS, Elzabel Maria Alberton; MENEZES, Maria Christine Berdusco. Inclusão escolar do aluno com necessidades educacionais especiais: contribuições ao professor de Ensino Regular. 2013.

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Publicado

2017-09-18

Como Citar

Santos, V. (2017). INCLUSÃO DE ALUNOS ESPECIAIS EM ESCOLA PARTICULAR, ESTADUAL E MUNICIPAL DE ARACAJU/SE. Congresso Internacional De Atividade Física, Nutrição E Saúde, 1(1). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/CIAFIS/article/view/6568

Edição

Seção

Resumo - Educação Física