AUTOAVALIAÇÃO DE SAÚDE, NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA E FATORES ASSOCIADOS EM ADOLESCENTES DO NORDESTE DO BRASIL

Autores

  • Ana Claudia Santos Silva Guimarães UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
  • Aldemir Smith Menezes Instituto Federal de Sergipe

Palavras-chave:

Avaliação, Saúde, Atividade Física, Adolescentes

Resumo

INTRODUÇÃO: Estudos evidenciam as relações existentes entre a prática de atividades físicas e o impacto positivo ou negativo da percepção de saúde. Esse diagnóstico de autoavaliação do estado de saúde em adolescentes tem demonstrado boa reprodutibilidade e pode estar associado a diversos indicadores de comportamento de risco. OBJETIVO: Verificar a prevalência do nível de atividade física, autoavaliação de saúde e fatores sociedemográficos em adolescentes do estado de Sergipe, Brasil. MÉTODOS: O estudo foi caracterizado como epidemiológico de base-escolar com delineamento transversal de escolares da rede estadual de Sergipe. A amostra foi composta por 4151 adolescentes com faixa etária de 14 a 19 anos. O instrumento usado foi a adaptação do GSHS. As variáveis do estudo foram: sociodemográficas. O processo de amostragem foi realizado de forma estratificada proporcional a cada território do estado de Sergipe. Para análise estatística utilizou-se a o teste do Qui-quadrado e Regressão Logística Binária. RESULTADOS: A prevalência da avaliação negativa de saúde foi de 34% e do baixo nível de atividade física foi de 81,6%. Após ajuste das variáveis, a idade, o sexo, a cor da pele e o baixo nível de atividade física e a exposição ao comportamento sedentário se mostraram associadas ao desfecho de autoavaliação negativa de saúde. Já na análise do nível de atividade física, esta mostrou associação com o sexo, o local de residência, a renda familiar e o comportamento sedentário dos adolescentes. CONCLUSÃO: A avaliação negativa de saúde e o baixo nível de atividade física são prevalentes em adolescentes e alguns fatores socioeconômicos, demográficos e comportamentais podem explicar tais resultados, sugerindo intervenção que considerem tais características.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Claudia Santos Silva Guimarães, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

1Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

² Grupo de Pesquisa em Educação Física e Saúde do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (GPEFiS/IFS), Aracaju, Sergipe.

Aldemir Smith Menezes, Instituto Federal de Sergipe

1Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

² Grupo de Pesquisa em Educação Física e Saúde do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (GPEFiS/IFS), Aracaju, Sergipe.

³ Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe.

Downloads

Publicado

2017-09-18

Como Citar

Guimarães, A. C. S. S., & Menezes, A. S. (2017). AUTOAVALIAÇÃO DE SAÚDE, NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA E FATORES ASSOCIADOS EM ADOLESCENTES DO NORDESTE DO BRASIL. Congresso Internacional De Atividade Física, Nutrição E Saúde, 1(1). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/CIAFIS/article/view/6546

Edição

Seção

Resumo - Educação Física