AVALIAÇÃO SUBJETIVA GLOBAL DE PACIENTES COM INSUFICIÊNCIA RENAL CRÔNICA EM HEMODIÁLISE

Autores

  • nathalia stephanie lima barbosa Universidade Tiradentes

Palavras-chave:

diálise renal, estado nutricional, desnutrição, insuficiência renal crônica

Resumo

INTRODUÇÃO: A hemodiálise (HD) é uma terapia que se associa a altas taxas de hospitalização, mortalidade e anormalidades nutricionais por ser um evento catabólico, é comum paciente em terapia hemodialítica apresentar desnutrição. Vários fatores predispõem os pacientes em HD à desnutrição, entre eles destacam-se a anorexia, resultante do acúmulo de metabólitos tóxicos, a acidose metabólica, a resistência à ação de hormônios anabólicos e a presença de comorbidades associadas. OBJETIVOS: Avaliar o estado nutricional de pacientes adultos e idosos com Insuficiência Renal Crônica (IRC) em tratamento hemodialítico, através da Avaliação Subjetiva Global Modificada (ASGm). METÓDOS: Trata-se de um estudo transversal, tendo como público alvo 160 pacientes, entre adultos e idosos, de ambos os sexos, com doença renal crônica que estavam em tratamento de HD, submetidos à sessões de quatro horas, realizadas três vezes por semana, atendidos em clínicas de nefrologia, localizadas no município de Aracaju/SE, no período de março a setembro de 2015. Para a avaliação nutricional foi utilizada a ASGm, a qual, é uma avaliação que se baseia em aspectos subjetivos da história clínica, como as mudanças de peso, a presença de sintomas gastrintestinais, entre outros, e do exame físico do paciente, que identifica alterações no tecido adiposo, na massa muscular e a presença de edema e/ou ascite. O escore final da avaliação determina se o paciente está bem nutrido, desnutrido leve/moderado ou grave. Na analise estatística, utilizou-se o teste do Qui quadrado com nível de significância de 5% (p<0,05). RESULTADOS: Foram avaliados 160 pacientes, dos quais 110 (68,8%) são homens e 50 (31,2%) mulheres, entre eles 112 (70,0%) são adultos e 48 (30,0%) idosos. Com a amostra foi encontrado o resultado do estado nutricional dos pacientes renais pelo método ASG. Segundo sua classificação foram identificados 101 (67,3%) eutróficos e 49 (32,7%) com desnutrição. Os resultados demonstraram um padrão de eutrofia na amostra, porém, a ASGm não é capaz de determinar sobrepeso e obesidade, que também podem trazer complicações metabólicas ao paciente renal, apesar de estarem relacionados com melhor prognóstico que a desnutrição. CONCLUSÃO: A ASGm não deve ser o único método utilizado para avaliar o estado nutricional de indivíduos com IRC em hemodiálise. Parâmetros bioquímicos e antropométricos, somados a inquéritos alimentares, completam esta avaliação, que deve ser periódica, para assegurar a manutenção do estado nutricional deste pacientes. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

MARSHALL, N,G.; FERNANDES, B,R,M. Avaliação nutricional de pacientes em hemodiálise: concordância entre métodos, Brasília,p.39-50, jun./ago.2013.

OLIVEIRA,C,M.C.; KUBRUSLY, M. et al. Desnutrição na insuficiência renal crônica: qual o melhor método diagnóstico na prática clínica?. p. 57-70, set./dez.2009.

OLIVEIRA, G,T,C.; ANDRADE, E,I,G. Avalição nutricional de pacientes submetidos à hemodiálise em centros de Belo Horizonte. p. 240-247, out./dez.2011.

Publicado

2017-09-18

Como Citar

lima barbosa, nathalia stephanie. (2017). AVALIAÇÃO SUBJETIVA GLOBAL DE PACIENTES COM INSUFICIÊNCIA RENAL CRÔNICA EM HEMODIÁLISE. Congresso Internacional De Atividade Física, Nutrição E Saúde, 1(1). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/CIAFIS/article/view/6513