CARACTERIZAÇÃO DE MULHERES COM EXCESO DE PESO DE UM AMBULATÓRIO DE ARACAJU, SERGIPE

Autores

  • Janette Kelle Silva De Almeida Universidade Tiradentes
  • SIEUNE ROBERTA Araujo Gomes Dos Santos
  • MARCELA Nascimento Dos Santos
  • TATIANA MARIA PALMEIRA DOS SANTOS
  • CYNTHIA BARBOSA ALBUQUERQUE DOS SANTOS

Palavras-chave:

mulheres, antropometria, obesidade, estilo de vida

Resumo

INTRODUÇÃO: A obesidade cresceu nas últimas décadas, configurando-se como um dos problemas prioritários de saúde pública da atualidade, tanto nos países desenvolvidos quanto naqueles em desenvolvimento. Segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 2,8 milhões de pessoas vem a óbito todos os anos como resultado do excesso de peso corporal. O excesso de peso pode desencadear uma série de doenças como diabetes, dislipidemias e doenças cardiovasculares. OBJETIVO: Caracterizar as mulheres com excesso de peso, em relação ao estilo de vida e aos exames bioquímicos, atendidas em um ambulatório de nutrição. METODOLOGIA: Estudo descritivo e transversal realizado com mulheres adultas atendidas em um ambulatório de nutrição do Hospital Universitário de Sergipe. A coleta de dados foi feita por meio de uma entrevista utilizando questionários com perguntas sobre o estilo de vida: ingestão de bebidas alcóolicas e uso de tabaco e através da coleta de dados dos exames bioquímicos mais recentes dessas pacientes: triglicerídeos, colesterol total, LDL-colesterol e HDL-colesterol. Os dados foram classificados segundo os valores de referência da Sociedade Brasileira de Cardiologia (2013). Também foram coletados dados antropométricos de circunferência da cintura (CC), peso e altura para obtenção do Índice de Massa Corporal (IMC). RESULTADOS: Foram avaliadas 230 pacientes com idades entre 18 a 80 anos. A antropometria revelou 98% das mulheres apresentaram a circunferência da cintura maior que 80cm, ou seja, apresentavam levado risco de possuir doenças cardiovasculares, associado ao IMC acima do ideal. Em relação ao estilo de vida, a maioria, 86% responderam que não faziam uso de tabaco e 80% não ingeriam bebidas alcóolicas. Os dados bioquímicos mostraram que 63% possuíam triglicerídeos acima do valor de referência, já em relação ao colesterol total, 36% encontravam-se com o exame dentro da faixa de referência, 90% possuíam o colesterol ruim (LDL-colesterol) alto e 42% apresentaram o colesterol bom (HDL-colesterol) adequado. CONCLUSÃO: A maioria das mulheres com excesso de peso, do presente estudo, não fuma e nem bebe, entretanto uma grande parte encontra-se com os triglicerídeos acima do ideal e possuem uma concentração de gordura na região abdominal. Assim, foi encontrado várias variáveis que favorecem ao surgimento de Doenças Cardiovasculares nas referidas mulheres e isso pode afetar o estado de saúde das mesmas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

REFERÊNCIAS : FERREIRA,R,A,B; E BENICIO,M,H,D, OBESIDADE EM MULHERES BRASILEIRAS: ASSOCIAÇÃO COM PARIDADE E NÍVEL SOCIOECONÔMICO. REV. PANAM SALUD PUBLICA 37(4/5), 2015.

COSTA,E,M; LIRA,P,I,C; OLIVEIRA,J,E; MENEZES, R,C,E ;TAVARES,F,C,L,P; FILHO,M,B; EVOLUÇÃO DE EXESSO DE PESO E FATORES ASSOCIADOS EM MULHERES DE 10 A 49 ANOS EM PERNAMBUCO, NORDESTE-BRASIL. VER. NUTR, CAMPINAS,27(5):513-524, SET/OUT.,2014

SOARES,T,S; PIOVESAN, C,H; GUSTAVO, A,S; MACAGNAN, F,E; BODANESE, L ,C; FEOLI, A,M,P; HÁBITOS ALIMENTARES, ATVIDADE FÍSICA E ESCORE DE RISCO GLOBAL DE FRAMINGHAM NA SÍNDROME METABÓLICA. PONTIFÍCA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL(PUCRS), PORTO ALEGRE,RS-BRASIL.

Publicado

2017-09-18

Como Citar

De Almeida, J. K. S., Dos Santos, S. R. A. G., Dos Santos, M. N., DOS SANTOS, T. M. P., & DOS SANTOS, C. B. A. (2017). CARACTERIZAÇÃO DE MULHERES COM EXCESO DE PESO DE UM AMBULATÓRIO DE ARACAJU, SERGIPE. Congresso Internacional De Atividade Física, Nutrição E Saúde, 1(1). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/CIAFIS/article/view/6512