PRÁTICAS DE SUSTENTABILIDADE EM UNIDADES PRODUTORAS DE REFEIÇÕES DO TIPO SELF-SERVICE EM ARACAJU/SE

Autores

  • MILLENE MACIEL SANTOS
  • SIMONE SANTOS BONFIM
  • BRUNA SUELLEN DE CARVALHO GONÇALVES
  • HERIBERTO ALVES DOS ANJOS

Palavras-chave:

Sustentabilidade, alimentação, meio ambiente

Resumo

A sustentabilidade é um desafio que todas as empresas devem adotar nas etapas de produção para não desencadear prejuízo devastador ao meio ambiente. Por isso, a gestão de unidades deve incluir medidas conscientes e atitudes dos seus colaboradores no sentido de desenvolver práticas que possa equilibrar ou minimizar os impactos no ambiente. O objetivo do estudo foi investigar o desenvolvimento de práticas de sustentabilidade em unidades comerciais produtoras de refeições do município de Aracaju/SE, que apresentam sistema de distribuição self-service. Este estudo tratou-se de uma pesquisa exploratória com delineamento transversal, revisão bibliografia e estudo de campo, o qual foi realizado por meio da observação direta das UANS estudadas e de entrevistas semi estruturada para captar acerca das práticas desenvolvidas pelas unidades de alimentação e nutrição do tipo self-service. Participaram do estudo 37 unidades produtoras de refeições localizadas nas zonas centro, oeste e sul do referido município. A coleta de dados foi realizada durante os meses de julho a outubro de 2016, após a assinatura dos termos de declaração da instituição e autorização para utilização de infraestrutura, pelos gerentes ou responsáveis do estabelecimento. Foi aplicado um questionário estruturado que abordou o desenvolvimento de práticas de sustentabilidade com relação ao trabalho cotidiano que contribuirá com a proteção do meio ambiente e melhora da qualidade de vida, incorporando aos seus serviços atitudes simples e objetivas com propósito ambientalmente corretos e socialmente justos. Foi observado que apenas 17 unidades possuem Nutricionistas e 28 possuem manual de boas práticas (MBP). Verificou-se uma produção em média de 100 a 200 refeições servidas no dia, caracterizada como unidades de pequeno porte; onde 62% não tem um destino correto dos resíduos orgânicos, sendo descartado como lixo comum. Quanto as preparações com produtos orgânicos,70% não fazem o uso deste, devido ao alto custo da mão de obra e insumos; com relação ao descarte de óleo, 60% das unidades de alimentação fornecem para empresas terceirizadas e 40% descartam em ralos de pias; 8 % utilizam como fonte para aquecimento dos balcões, a energia solar e gás natural; observou-se que 81% realizam a higienização dos utensílios manualmente e 19% utilizam a lavadora automática. Mesmo as empresas afirmarem que se preocupam com o meio ambiente, verificou-se que apenas 24% tem parceria com empresa com selo de sustentabilidade. E assim, constatado que não há um programa de consumo racionalmente sustentável nesses estabelecimentos em relação aos aspectos abordados, gerando reflexos negativos ao ambiente pela não adequação das práticas sustentáveis na unidade de alimentação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

MILLENE MACIEL SANTOS

Área da Nutrição.

Referências

AQUINO, Adriana Maria de; OLIVEIRA, Arlene Maria Gomes; NETO; Manoel Teixeira de Castro. Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Compostagem Caseira de Lixo Orgânico Doméstico. Cruz das Almas, BA: Circular Técnica, 2005. Disponível em < https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/bitstream/doc/1022380/1/Compostagemcaseiradelixoorganicodomestico.pdf> [Acesso em 13.07.2016]

ARRUDA, Luis; et al. Sustentabilidade: um longo processo histórico de reavaliação crítica da relação existente entre a sociedade e o meio ambiente. Vol 37, nº 3, set/ dez. Rio de Janeiro, 2010.

BERNHARDT, Eduardo. Recicloteca. Disponível em < www.recicloteca.org.br>. Acesso em: 10 de Nov.2016.

BARTHICHOTO, M.; et al. Responsabilidade Ambiental: Perfil das Práticas de Sustentabilidade desenvolvidas em Unidades Produtoras de Refeições do bairro de Higienópolis, Município de São Paulo. Revista Eletrônica Qualitas, Vol.14. São Paulo, 2013.

BIODIESEL. Reciclagem de óleo de cozinha. Disponível em: . [Acesso em 13.08.2016]

CONAMA. Conselho Nacional do Meio Ambiente. Resolução nº 275 de 25 de abril de 2001.

CORDOVA, C. A. S. Propondo a Sustentabilidade: Diretrizes Básicas de Planejamento e Layout de uma Unidade de Produção de Refeições para Profissionalização em Instituição Filantrópica. Universidade de Brasilia, 2006.

GARCIA, Felipe B. Surgimento da sustentabilidade. 2009. Disponível em < http://www.sustentabilidades.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=5&Itemid=37> [Acesso em 19.11.2016]

GARCIA, R. W. D. Reflexos da globalização na cultura alimentar: considerações sobre as mudanças na alimentação urbana. Revista Nutrição. v. 16, n. 4, p. 483-492, 2003.

MIKHAILOVA, I. Sustentabilidade: Evolução dos Conceitos teóricos e os problemas da Mensuração Prática. Revista Econômica e Desenvolvimento, nº16. 2004

NASCIMENTO, Luis Felipe. Gestão ambiental e sustentabilidade. UFSC. Brasília, 2012.

NUNES, Radilene. Gastronomia Sustentável. Interação - Revista Científica da Faculdade das Américas, São Paulo, ano III, n. 1, jan./jul. 2012.

OLIVEIRA, Mariana Sarmanho de; et al. Gás natural é desprezado como alternativa energética. Agência USP. Editoria: Meio Ambiente, 2007.

POSPISCHEK , Verena Saccochi; et al. Avaliação de ações de sustentabilidade ambiental em restaurantes comerciais localizados no município de São Paulo. São Paulo, 2014.

PREUSS, Keyla. Integrando nutrição e desenvolvimento sustentável: atribuições e ações do nutricionista. Revista Nutrição em Pauta, 2009.

RABELO, Renata Aparecida; FERREIRA, Osmar Mendes. Coletiva Seletiva de Óleo Residual de Fritura para Aproveitamento Industrial. Goiânia, 2008.

SEBRAE. Cartilha Gestão Sustentável na Empresa. Cuiabá, 2012.

SPINELLI, M. G. N. Gestão adequada dos serviços pode gerar aumento da deficiência operacional e diminuir despesas, beneficiando o meio ambiente. Revista Nutri do Conselho Regional de Nutricionistas- CRN 3ª região, 2009.

VEIROS, M. B.; PROENÇA, R. P. C. Princípios de sustentabilidade na produção de refeições. Nutrição em Pauta, v. mai-jun p. 45-49, 2010.

Arquivos adicionais

Publicado

2017-09-18

Como Citar

SANTOS, M. M., BONFIM, S. S., DE CARVALHO GONÇALVES, B. S., & DOS ANJOS, H. A. (2017). PRÁTICAS DE SUSTENTABILIDADE EM UNIDADES PRODUTORAS DE REFEIÇÕES DO TIPO SELF-SERVICE EM ARACAJU/SE. Congresso Internacional De Atividade Física, Nutrição E Saúde, 1(1). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/CIAFIS/article/view/6497