RELAÇÃO ENTRE RESERVA MUSCULAR E ANEMIA EM PACIENTES ADULTOS E IDOSOS HOSPITALIZADOS DE ARACAJU-SE

Autores

  • Lílian de Oliveira Andrade Universidade Tiradentes
  • Dyanna Crystyna Universidade Tiradentes
  • Andreza Melo
  • Cynthia Barbosa
  • Tatiana Palmeira

Palavras-chave:

Adulto, Idoso, Anemia

Resumo

Introdução: A anemia é um dos distúrbios mais recorrentes na área de saúde, atingindo diversas faixas etárias desde criança à idosos. Ressalta-se que a anemia está relacionada à depleção muscular sendo caracterizada pela perda da massa muscular, provocando fragilidade, incapacidade funcional e dependência física, por redução de mobilidade. Objetivo: Avaliar a presença de depleção muscular e anemia em pacientes adultos e idosos hospitalizados. Metodologia: Trata-se de um estudo transversal, realizado com pacientes adultos e idosos, de ambos os sexos admitidos entre o período de julho de 2014 a janeiro de 2015, em um Hospital público de Aracaju-Sergipe. Todos os participantes ou seus responsáveis consentiram e assinaram termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE) para participar da pesquisa. Sendo utilizados os seguintes dados antropométricos: Circunferência do braço (CB) e circunferência muscular do braço (CMB), e dobra cutânea tricipital (DCT). O diagnóstico da anemia foi feito baseado na hemoglobina coletada de prontuário, definida como nível de hemoglobina (Hb) abaixo de 13,0g/dL para homens e 12g/dL para mulheres não grávidas. Os dados foram expostos em frequências absolutas e percentuais para as variáveis categóricas e foram usados os testes estatísticos: Qui-quadrado de Pearson ou o Exato de Fisher, quando a condição para utilização do teste Qui-quadrado não foi verificada nas variáveis categóricas. Resultados: A amostra foi composta por 123 participantes hospitalizados, sendo 41,46% (n=51) mulheres e 58,54% (n=72) homens. A média de idade foi de 49,67±18,05 anos, sendo em sua maioria adultos 65,85% (n=81). Em relação à classificação do CB dos adultos com desnutrição, 81,63% estão anêmicos, já o CMB dos adultos com baixa massa magra apresentaram 80% dos anêmicos. O CB dos pacientes idosos com desnutrição, 81,48% estão anêmicos, no CMB 78,94% que apresentaram baixa massa magra estão anêmicos. Pacientes hospitalizados tendem a desnutrir em decorrência da má ingestão e absorção, por fatores fisiológicos, principalmente quando a doença está associada a outras enfermidades e a interação com medicamentos. Conclusão: Os resultados apontaram que há uma prevalência de casos de anemia e não existe uma discrepância entre a reserva muscular de pacientes anêmicos e pacientes sem anemia, tanto em adultos quanto em idosos, portanto, o diagnóstico de anemia isoladamente não é um indicador de perda ou aumento de reserva muscular, devem-se observar outros fatores que possam provocar anemia como a ingestão de micronutrientes.  

Palavras-chaves: Adulto, Idoso, Anemia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lílian de Oliveira Andrade, Universidade Tiradentes

Graduanda do 4° período de Nutrição da Universidade Tiradentes.

Dyanna Crystyna, Universidade Tiradentes

Graduanda do 4° período de Nutrição da Universidade Tiradentes.

Cynthia Barbosa

Graduação em Nutrição pela Universidade Federal de Alagoas (2007). Atualmente é nutricionista clínica do Hospital de Urgência de Sergipe, docente das disciplinas de GUAN I e II e Supervisora do estágio de nutrição clínica do curso de Nutrição da Universidade Tiradentes - UNIT em Aracaju-SE.

Tatiana Palmeira

Professora adjunta I do curso de Nutrição da UNITMestre em Nutrição (UFAL).Doutoranda no programa de Saúde e Ambiente (UNIT).

Publicado

2017-09-18

Como Citar

Andrade, L. de O., Crystyna, D., Melo, A., Barbosa, C., & Palmeira, T. (2017). RELAÇÃO ENTRE RESERVA MUSCULAR E ANEMIA EM PACIENTES ADULTOS E IDOSOS HOSPITALIZADOS DE ARACAJU-SE. Congresso Internacional De Atividade Física, Nutrição E Saúde, 1(1). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/CIAFIS/article/view/6449