EFETIVIDADE DE UM PROGRAMA MULTIDISCIPLINAR DE PROMOÇÃO A SAÚDE E ATIVIDADE FÍSICA NA PERDA DE PESO EM MULHERES COM SOBREPESO
Palavras-chave:
atividade física, índice de massa corporal, peso corporal, educação alimentar e nutricional, motivação.Resumo
INTRODUÇÃO: O sobrepeso e obesidade crescem mundialmente, constituindo um importante problema de saúde pública. Visto que estes distúrbios são ocasionados por vários fatores atrelados a diversas comorbidades, faz-se necessário a implementação de programas multidisciplinares de promoção a saúde e atividade física visando a melhora desses parâmetros em indivíduos acometidos pelo sobrepeso e obesidade. Todavia, não está claro o quão efetivo são estes programas. OBJETIVO: Verificar a efetividade de um programa multidisciplinar de promoção a saúde e atividade física sobre a perda de peso e redução do índice de massa corporal em mulheres com sobrepeso. MÉTODO: Vinte e oito mulheres com idade entre 22 e 55 anos participaram do estudo. O programa teve duração de 24 semanas, e era constituído por um profissional de educação física, uma nutricionista e uma psicóloga organizacional, onde o primeiro realizava periodicamente orientação sobre a prática de atividade física com ênfase no treinamento aeróbio e resistido para a melhora da funcionalidade, a segunda era responsável pela orientação nutricional objetivando a perda ponderal através de reeducação alimentar, o segundo e por fim o terceiro contribuía para aumentar a interação entre os participantes, além de aumentar a motivação e melhorar a percepção da imagem corporal dos indivíduos. Foram mensurados o índice de massa corporal (IMC) e o peso dos indivíduos no momento inicial, após 12 semanas de acompanhamento e ao final do estudo. Os dados são expostos em estatística descritiva com média e desvio padrão e foram analisados através do software SPSS 23.0. RESULTADOS: Ao analisar os dados no momento inicial o peso corporal consistia em 76,18±1,94 kg e o IMC em 29,77±0,69 kg/m², após doze semanas de acompanhamento esse valor foi reduzido para 73,26±1,75 kg e 28,63±0,62 kg/m² respectivamente, por fim, ao término da intervenção os valores diminuíram ainda mais chegando ao valor de 72,07±1,66 kg e 28,18±0,59 kg/m². Sendo assim, após um período tanto de doze como de vinte e quatro semanas foi detectada uma melhora estatisticamente significativa tanto no peso corporal (kg) quanto no índice de massa corporal (kg/m²), com uma significância de p<0,01. Uma possível explicação para esses dados é que houve uma boa aceitação as orientações dos profissionais que participaram do projeto e as mesmas foram seguidas pelas voluntárias ocasionando assim a redução do peso corporal e a melhora do índice de massa corporal. CONCLUSÃO: A partir da amostra verificada e das condições de análise, o programa de orientação multidisciplinar se mostrou eficaz na melhora do peso corporal e índice de massa corporal em mulheres com sobrepeso. Portanto, diante de tais achados é de suma importância que se invista mais em programas como este para contribuir com a saúde da população em geral e reduzir os custos de saúde pública.
Downloads
Referências
BANNERT, B. et al. The effectiveness of a nondiet multidisciplinary weight reduction program for severe overweight patients with psychological comorbidities. Journal of obesity, v. 2011, p. 641351, 2011.
CASTRO, E. A. et al. Sedentary behavior and compensatory mechanisms in response to different doses of exercise-a randomized controlled trial in overweight and obese adults. European journal of clinical nutrition, May 31 2017.
WYCHERLEY, T. P. et al. Long-term effects of a very low-carbohydrate weight loss diet on exercise capacity and tolerance in overweight and obese adults. Journal of the American College of Nutrition, v. 33, n. 4, p. 267-73, 2014.
WYCHERLEY, T. P. et al. Weight loss on a structured hypocaloric diet with or without exercise improves emotional distress and quality of life in overweight and obese patients with type 2 diabetes. Journal of diabetes investigation, v. 5, n. 1, p. 94-8, Feb 12 2014.