CONSUMO DE FERRO EM PACIENTES COM HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA

Autores

  • Alice Paixão Universidade Tiradentes
  • Lilian De Oliveira Andrade Universidade Tiradentes
  • Fernanda Almeida
  • Cynthia Barbosa
  • Tatiana Maria Palmeira dos santos

Palavras-chave:

Ferro, Hipertensão, Insuficiência Cardíaca, Anemia

Resumo

Introdução: A hipertensão arterial sistêmica (HAS) segundo o estudo MESA (Multi-Ethnic Study of Atherosclerosis), é um dos principais responsáveis pela insuficiência cardíaca (IC) em afrodescendentes, e a anemia seja como causa/precipitação da IC tem instigado estudos para compreender tal associação. Embora a relação entre consumo de Ferro (Fe) e frequência de anemia não seja relação de causa e efeito imediato, a inadequação no seu consumo de forma crônica é fator contribuinte. Objetivo: Avaliar a prevalência de inadequação de Ferro em pacientes com hipertensão arterial sistêmica. Metodologia: Estudo transversal, com pacientes adultos e idosos, de ambos os sexos admitidos entre o período de novembro de 2014 a fevereiro de 2015, em um Hospital de Urgências de Sergipe. Os critérios de inclusão utilizados foram: pacientes que possuíam condições físicas ou mentais e que se encontravam aptos a serem avaliados. A amostra foi constituída por pacientes que possuíam como diagnóstico a Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), foi usado o inquérito dietético de recordatório de 24h (R24h) para coleta das informações dietéticas dos pacientes. Para as inadequações dos nutrientes foi utilizado o método da EAR (Estimated Average Requirement). Os valores obtidos foram tabulados e analisados utilizando o software de análise estatística Statistical Package for the Social Sciences SPSS (21), e os resultados foram apresentados em média e desvio padrão. Inicialmente, a normalidade foi testada em todas as variáveis com o teste Kolmogorov Smirnov. Resultados: Estudo com 154 pacientes, com idade média de 50,56 ± 14,25 anos, dos quais 57% eram do gênero masculino e 43% do gênero feminino. Os adultos representaram 70% da população estudada. Os pacientes do gênero masculino apresentaram 20,02% de inadequação de Fe, enquanto do gênero feminino de idade entre 19-50 anos apresentaram 20,74% de inadequação e com idade superior a 50 anos 30,7%. Em um estudo realizado por Lourenço et al.(2009) foi observado que a proporção de indivíduos com ingestão inadequada de Fe foi maior nas mulheres até 50 anos de idade, e os autores ressaltam que a deficiência de Fe pode conduzir à anemia, e que esta tem sido associada ao quadro de IC. A aplicação do método da EAR como ponto de corte, para avaliar a ingestão de Fe, aumenta a confiança nos valores encontrados, visto que uma abordagem estatística ajusta a distribuição das ingestões de nutrientes observadas. Conclusão: De acordo com os resultados, há uma porcentagem elevada de pacientes com inadequação de ferro, o que a longo prazo pode contribuir para o surgimento de Insuficiência Cardíaca. Sendo necessária uma intervenção para prevenir o surgimento da anemia, que contribuiria negativamente na evolução clinica e qualidade de vida do paciente.

Palavras chaves: Ferro, Hipertensão, Insuficiência Cardíaca, Anemia

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alice Paixão, Universidade Tiradentes

Estudande do 4º período do curso de Nutrição da Universidade Tiradentes - UNIT

Lilian De Oliveira Andrade, Universidade Tiradentes

Estudande do 4º período do curso de Nutrição da Universidade Tiradentes - UNIT

Fernanda Almeida

Especialização em Nutrição Clínica pela Universidade Gama Filho, Brasil (2012)

Professora preceptora de estágio da Universidade Tiradentes, Brasil

Cynthia Barbosa

Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Sergipe, Brasil (2017)

Professora da disciplina de GUAN I e II da Universidade Tiradentes, Brasil

Tatiana Maria Palmeira dos santos

Professora adjunta I do curso de Nutrição da UNITMestre em Nutrição (UFAL).Doutoranda no programa de Saúde e Ambiente (UNIT).

Publicado

2017-09-18

Como Citar

Paixão, A., Andrade, L. D. O., Almeida, F., Barbosa, C., & Palmeira dos santos, T. M. (2017). CONSUMO DE FERRO EM PACIENTES COM HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA. Congresso Internacional De Atividade Física, Nutrição E Saúde, 1(1). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/CIAFIS/article/view/6420