PERFIL DA COMPOSIÇÃO CORPORAL DE ADOLESCENTES PRATICANTES DE FUTEBOL
Palavras-chave:
Futebol, Perfil Antropométrico, Adolescentes, Composição Corporal.Resumo
INTRODUÇÃO: A composição corporal está altamente relacionada com a capacidade do atleta atingir o mais alto desempenho. Um dos métodos para verificar a composição corporal é a antropometria, técnica amplamente utilizada para determinar a composição corporal e o somatótipo em diferentes esportes. OBJETIVO: Avaliar a composição corporal de adolescentes praticantes de futebol no município de Lagarto - SE. MÉTODOS: Amostra do estudo composta por 48 futebolistas do sexo masculino, matriculados na Escolinha de Futebol Bola de Ouro do munícipio de Lagarto-SE. As variáveis antropométricas utilizadas foram: peso e estatura. O exame de bioimpedância elétrica foi utilizado para a obtenção do %GC. Os dados de peso e altura foram utilizados para classificar o estado nutricional através do IMC/I e E/I, através do Escore-z, segundo tabela da OMS (2007). Para avaliar a adequação da quantidade de gordura corporal dos futebolistas foram utilizados os pontos de corte sugeridos por Lohman (1986). Os dados foram apresentados mediante estatística descritiva e tabuladas no programa Microsoft Excel 2013. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa do Hospital Universitário de Aracaju com número 50122715.3.0000.5546. RESULTADOS: A amostra deste estudo foi composta por 48 adolescentes, idade média de 15,1±1,84 anos, altura de 1,69±0,10 m, massa corporal de 57,6 ± 12,4 kg, IMC de 19,9 ± 2,60 kg/m² e gordura total de 14,1±3,15. Na avaliação do IMC/I 2,1% foram classificados com baixo peso, 8,3% com sobrepeso e 89,6% com peso adequado, na avaliação da E/I 2,1% apresentaram baixa estatura. Quanto ao %GC observou-se que 10,4%, 6,3% e 83,3% apresentaram percentual de gordura corporal baixo, moderadamente alto e ótimo, respectivamente. CONCLUSÃO: Apesar da maioria dos participantes do estudo apresentar adequação antropométrica, ocorreu a presença de baixo peso, sobrepeso e %GC moderadamente alto. Os futebolistas diagnosticados com desvio ou déficits nutricional foram encaminhados para consultas nutricionais.Downloads
Referências
DIEDRICH, J; BOSCANI, C. Estado nutricional e consumo alimentar em atletas de futsal masculino. Rev Bras Nutrição Esportiva, São Paulo. v. 8. n. 46. p.207-216. Jul/Ago. 2014.
FONSECA, P.H.S.D.; MARINS, J.C.B.; SILVA, A.T.D. Validação de equações antropométricas que estimam a densidade corporal em atletas profissionais de futebol. Rev Bras Med Esporte. v. 13. n. 3. p. 153-6. 2007.
RAVAGNANI, F. C. P.; GARCIA, A.; COELHO, C. F.; REIS FILHO, A. D.; VOLTARELLI, F. A. Avaliação física de jogadores de futebol pertencentes a diferentes categorias. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. v. 4. n. 11. 2012.
OLIVEIRA, J. M. S; RODRIGUES, A. S.; LIBERALLI, R.; KUHN, C. V. Avaliação antropométrica, composição corporal, idade biológica e cronológica de meninos púberes praticantes de futebol. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. São Paulo. v. 1. n. 1. 2009.