AVALIAÇÃO DO CONSUMO ALIMENTAR DE ADOLESCENTES PRATICANTES DE FUTEBOL EM LAGARTO-SE

Autores

  • Kátia Silva Santos Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

Consumo alimentar, Adolescentes, Futebol, Macronutrientes.

Resumo

RESUMOINTRODUÇÃO: O Brasil é caracterizado como o país do futebol, a cultura desse esporte é impregnada de valores e símbolos. A relação comprovada entre a alimentação e o desempenho esportivo merece destaque especial na fase da adolescência, quando se observa demanda energética elevada em função do crescimento e desenvolvimento do adolescente, que são somadas ao gasto energético da prática do esporte. OBJETIVO: Avaliar o consumo alimentar de adolescentes jogadores de futebol da Escolinha Bola de Ouro, em Lagarto-SE. MÉTODOS: Foi avaliado o consumo alimentar de adolescentes jogadores de futebol, sexo masculino. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa do Hospital Universitário de Aracaju com número 50122715.3.0000.5546. O consumo alimentar foi avaliado por meio do Recordatório Alimentar de 24 horas de um dia da semana, com apoio de registro fotográfico com medidas caseiras de alimentos. A adequação da ingestão de energia foi calculada considerando a Necessidade Estimada de Energia (NEE), segundo o gênero, idade, peso, altura e nível de atividade física (Institute of Medicine/Food and Nutrition Board, 2002). Considerou-se como ingestão energética adequada a que atendia em 90 a 110% a NEE. A adequação do percentual de macronutrientes em relação ao valor energético total (VET) foi calculada com base na Diretriz da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte (SBME, 2009). RESULTADOS: Participaram do estudo 63 adolescentes com idade média de 15,03±1,97. A NEE média foi de 2,788 kcal, sendo que a média do VET foi de 1896 kcal, o consumo médio de calorias por Kg/P ao dia foi de 34 kcal. Analisando o VET dos jogadores em relação NEE constatou-se que apenas 12,7% apresentavam VET adequado, dos 87,3% que apresentaram consumo inadequado, 79,4% apresentaram consumo abaixo da NEE. Foi observada adequação na ingestão de carboidratos, proteínas e lipídeos, em 25,4%, 28,6% e 20,6%, respectivamente. O consumo médio de carboidratos 58,8% apresentando-se abaixo. A ingestão média de proteínas 17,55% está acima da recomendação. Analisado em g/Kg de peso a média de 1,49 se encontra dentro do valor preconizado. A média de 23,94% de lipídeos em relação ao VET encontra-se abaixo do recomendado. CONCLUSÃO: Os adolescentes apresentaram uma ingestão insuficiente de energia e um desequilíbrio nos macronutrientes. Os futebolistas necessitam de orientação nutricional específica, visando corrigir práticas alimentares errôneas e assim melhorar seu desempenho no desporto praticado.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kátia Silva Santos, Universidade Federal de Sergipe

Graduada em Nutrição pela Universidade Federal de Sergipe

Referências

ENES, C. C. Obesidade na adolescência e seus principais fatores determinantes. Rev Bras Epidemiol. v. 13, n. 1, p. 163–171, 2010.

INSTITUTE OF MEDICINE. In Dietary References Instakes for energy, carboidrate, fiber, fat, fatty, cholesterol, protein and amino acids. Whastington, DC: The National Academy Press: 2002.

SBME. Diretriz da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte. Modificações Dietéticas, Reposição Hídrica, Suplementos Alimentares e Drogas: Comprovação de Ação ergogênica e Potenciais Riscos para à Saúde. Rev Bras Med Esporte. v. 15. n. 3. p. 2-12. 2009.

SCAGLIUSI, F.B., LANCHA JÚNIOR, A.H. Subnotificação da ingestão Energética na avaliação do consumo alimentar. Rev Nutr. v. 16, n. 4, p. 471-481, 2003.

TORAL, N.; SLATER, B.; CINTRA, I. P.; FISBERG, M. Comportamento alimentar de adolescentes em relação ao consumo de frutas e verduras. Revista de Nutrição, Campinas, v. 19, n. 3, p. 331-340, 2006.

Downloads

Publicado

2017-09-18

Como Citar

Santos, K. S. (2017). AVALIAÇÃO DO CONSUMO ALIMENTAR DE ADOLESCENTES PRATICANTES DE FUTEBOL EM LAGARTO-SE. Congresso Internacional De Atividade Física, Nutrição E Saúde, 1(1). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/CIAFIS/article/view/6355