BENEFÍCIOS NO CONSUMO DO CHOCOLATE AMARGO E PRODUTOS DERIVADOS DO PROCESSAMENTO DAS AMÊNDOAS DE THEOBROMA CACAO NA SAÚDE HUMANA
Palavras-chave:
Cacau, chocolate, alimentação, saúdeResumo
INTRODUÇÃO: O Theobroma cacao é a planta que dá origem ao cacau, fruto que carrega amêndoas com grande variedade de compostos. As substâncias extraídas do cacau têm aplicabilidade na indústria farmacêutica, cosmética e, principalmente, alimentícia. O consumo de produtos com alta concentração de cacau, como o chocolate amargo, nibs de cacau e o cacau em pó, são objeto de estudo para introdução na alimentação por seu potencial benéfico. OBJETIVOS: Reunir as pesquisas mais recentes relacionando benefícios à saúde humana ao consumo de produtos derivados das amêndoas de Theobroma cacao e expor quais são estes alimentos. METODOLOGIA: Foram realizadas buscas nas bases de dados PubMed, LILACS, Scielo e Science Direct, com a utilização dos descritores chocolate amargo, dark chocolate e Theobroma cacao, para refinar a busca os descritores iniciais foram combinados com o descritor consumo nas bases de dados em português, já nas bases de dados em inglês foram adicionados os descritores consumption e health benefits. Foram levados em consideração os artigos com publicação datada entre 2006 a 2017. Foram excluídos artigos de revisão, de determinação analítica dos alimentos estudados e ensaios com evidências baseadas apenas em testes com animais. As buscas realizadas geraram o total de 589 resultados no Science Direct, seguidos de 64 resultados no PubMed, 18 no LILACS e 11 no Scielo, após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão supracitados restaram 69 artigos. Os artigos foram analisados e agrupados em categorias para a construção de gráficos no Excel. RESULTADOS: Dos 69 estudos recentes levados em consideração no presente trabalho, 44,95% relacionaram o consumo de produtos com alta concentração de cacau ao melhor funcionamento do sistema cardiovascular, 10,14% ao sistema imunológico, 8,69% à resistência à insulina e diabetes mellitus tipo 2, 7,24% ao sistema nervoso e processos cognitivos, 7,24% ao perfil lipídico, 1,44% ao potencial anticarcinogênico, 15,94% não foram encaixados em nenhuma categoria específica e 4,34% abrangem duas ou mais categorias das citadas acima. CONCLUSÃO: Foi possível concluir através dos estudos analisados que o consumo do chocolate amargo e outros produtos derivados das amêndoas de Theobroma cacao com alta concentração dos seus compostos são relacionados a diversos benefícios à saúde humana, principalmente cardiovasculares, e que a introdução destes alimentos na rotina alimentar é interessante para uma alimentação saudável que se traduz em uma maior qualidade de vida.
Downloads
Referências
SELINGSON, F. H. KRUMMEL, D. A. APGAR, J. L. Patterns of chocolate consumption. 1994.
DILLINGER, T. L. BARRIGA, P. ESCÁRCEGA, S. JIMENEZ, M. SALAZAR, L. D. GRIVETTI, L. E. Food of the gods: cure for humanity? A cultural history of the medicinal and ritual use of chocolate.2000.
USDA. United States Department of Agriculture. Report of the Dietary Guidelines Advisory Committee on the Dietary Guidelines for Americans. 2010
IBRIĆ, A., ĆAVAR, S. Phenolic compounds and antioxidante activity of cocoa and chocolate products. Bulletin of Chemists and Technologists of Bosnia and Herzegovina. 2014.
TITTONA, N. F. SCHUMACHERB, A. B. DANI, C. Estudo comparative da quantidade de polifenóis totais e da atividade antioxidante em diferentes chocolates: ao leite, meio amargo, amargo e de soja. Ciência em movimento. v. 2, n. 33, 2014.