PERFIL DE PERDA DE PESO EM INDIVIDUOS COM SOBREPESO E OBESIDADE SUBMETIDOS A UM PROGRAMA MULTIDISCIPLINAR DE PROMOÇÃO DA SAÚDE E ATIVIDADE FÍSICA

Autores

  • Ayslan Jorge Santos de Araujo EBSERH/HU/UFS
  • Laiza Ellen Santana Santos UFS
  • José Carlos Aragão-Santos UFS

Palavras-chave:

promoção da saúde, atividade física, sobrepeso e obesidade

Resumo

INTRODUÇÃO: O sobrepeso e a obesidade crescem em todo o mundo, constituindo-se como um importante problema de saúde pública. Tendo em vista que estes distúrbios são ocasionados por uma soma de fatores, faz-se necessário um programa multidisciplinar de promoção da saúde e atividade física visando a melhora dessa condição. Entretanto, não está claro como a mudança da composição corporal ocorre ao longo desse tipo de intervenção. OBJETIVO: Analisar o perfil de indivíduos com sobrepeso e obesidade submetidos a um programa multidisciplinar de promoção da saúde e atividade física. MÉTODO: Vinte e oito mulheres com idade entre 22 e 55 anos concordaram em participar do estudo. O programa teve duração de 24 semanas, era constituído por uma nutricionista, um profissional de educação física e uma psicóloga organizacional, onde a primeira era responsável pela orientação nutricional objetivando a perda ponderal através de reeducação alimentar, o segundo realizava periodicamente orientação sobre a prática de atividade física com ênfase no treinamento aeróbio e/ou resistido para a melhora da funcionalidade e por fim o terceiro contribuía para aumentar a interação entre os participantes, aumentar a motivação e melhorar a percepção da imagem corporal. Foram mensurados o peso e o índice de massa corporal dos indivíduos no momento inicial, após 12 semanas de acompanhamento e ao final do estudo. Os dados são expostos em estatística descritiva com média e desvio padrão e foram analisados através do software SPSS 23.0. RESULTADOS: Após a coleta e análise foi possível notar um decréscimo das taxas de Peso (kg) (76,11,9), (73,21,7), (72,01,6), Índice de Massa Corporal (IMC-kg/m²) (29,70,69), (28,60,61), (28,10,58), com p<0,01 para todas as análises, dos indivíduos submetidos ao programa multidisciplinar, ao longo dos períodos de 0, 12 e 24 semanas respectivamente. Os resultados denotam que houve uma adesão ao programa, sendo atendidas as orientações nutricionais, bem como do profissional de educação física e da psicóloga, reduzindo assim os valores do peso corporal e melhorando os níveis de IMC. CONCLUSÃO: Pode-se concluir que o programa multidisciplinar de promoção da saúde e atividade física, foi capaz de atenuar os valores de peso, e índice de massa corporal dos indivíduos submetidos ao programa, reduzindo assim um importante fator de risco associado a diversas comorbidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ayslan Jorge Santos de Araujo, EBSERH/HU/UFS

Profisisonal de Educação Física do Hospital Universitário de Sergipe

Mestre em Ciências da Saúde

Especialista em Atividade Física aplicada ao Condicionamento Físico e à Saúde

Laiza Ellen Santana Santos, UFS

Acadêmica do 7º período do Curso de Educação física bacharelado

José Carlos Aragão-Santos, UFS

Acadêmico do 7º período do Curso de Educação física bacharelado

Referências

Inquérito Domiciliar sobre Comportamentos de Risco e Morbidade Referida de Doenças e Agravos não Transmissíveis, Brasil, 2013.

CHMELO, E. A. et al. Legacy effects of short-term intentional weight loss on total body and thigh composition in overweight and obese older adults. Nutrition & diabetes, v. 6, n. 4, p. e203, 2016.

BAETGE, Claire et al. Efficacy of a randomized trial examining commercial weight loss programs and exercise on metabolic syndrome in overweight and obese women. Applied Physiology, Nutrition, and Metabolism, v. 42, n. 2, p. 216-227, 2017.

Downloads

Publicado

2017-09-18

Como Citar

Araujo, A. J. S. de, Santos, L. E. S., & Aragão-Santos, J. C. (2017). PERFIL DE PERDA DE PESO EM INDIVIDUOS COM SOBREPESO E OBESIDADE SUBMETIDOS A UM PROGRAMA MULTIDISCIPLINAR DE PROMOÇÃO DA SAÚDE E ATIVIDADE FÍSICA. Congresso Internacional De Atividade Física, Nutrição E Saúde, 1(1). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/CIAFIS/article/view/6304

Edição

Seção

Resumo - Educação Física