CARACTERIZAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL DE PACIENTES COM DOENÇA RENAL CRÔNICA EM RELAÇÃO AO TEMPO DE DOENÇA

Autores

  • MCHELLE LOPES SANTOS UNIVERSIDADE TIRADENTES
  • ALDINI DE FRANÇA NEVES UNIVERSIDADE TIRADENTES
  • JANINE SILVA DO NASCIMENTO UNIVERSIDADE TIRADENTES
  • TATIANA MARIA PALMEIRA DOS SANTOS UNIVERSIDADE TIRADENTES
  • CYNTHIA BARBOSA ALBUQUERQUE DOS SANTOS UNIVERSIDADE TIRADENTES

Palavras-chave:

insuficiência renal crônica, avaliação nutricional, desnutrição proteico-calórica

Resumo

INTRODUÇÃO: A desnutrição proteico-calórica é frequentemente encontrada em pacientes com doença renal crônica (DRC) em terapia dialítica, fator que contribui para o aumento da morbimortalidade neste grupo de pacientes. A prevalência de desnutrição nesta população varia de 10 a 60%, de acordo com método de avaliação. Estudos demonstram que, quanto maior o tempo, em anos, de diálise, maior é a possibilidade dos pacientes apresentar desnutrição, desta forma, funciona como um preditor de ocorrência da doença nestes pacientes. OBJETIVO: Avaliar o estado nutricional de pacientes com doença renal crônica e sua relação com o tempo de curso da patologia. METÓDOS: Foi realizado um estudo de corte transversal com 167 pacientes adultos e idosos de ambos os sexos, atendidos em clínicas de nefrologia localizadas no município de Aracaju/SE, no período compreendido entre os meses de março à setembro de 2015. Para a avaliação nutricional foram analisados: Índice de massa corporal (IMC), Dobra cutânea tricipital (DCT), circunferência muscular do braço (CMB) e circunferência do braço (CB), para as medição das circunferências utilizou-se uma fita métrica inelástica, e para a dobra um adipômetro científico da marca Langer (0 a 60mmx1mm); Também foi utilizada a Avaliação Nutricional Subjetiva Global Modificada (ASGm) para a classificação de desnutrição. Outros parâmetros coletados foram: gênero, faixa etária e tempo da doença de 0 a 5 anos; 5 a 10 anos e mais de 10 anos. Na analise estatística, utilizou-se o teste do Qui quadrado e considerando o nível de significância de 5% (p<0,05). RESULTADOS: Foram avaliados 167 pacientes, dos quais 115 (68,9%) são homens e 52            (31,1%) mulheres, entre eles 119 (71,3%) são adultos e 48 (38,7%) idosos. Correlacionando o tempo de HD e a classificação nutricional observou-se que entre os desnutridos a maioria realizavam HD há menos de 5 anos:  segundo o IMC 22 (78,6%), já a DCT 67 (74,4%), na CB 46 (71,9%), na CMB 111 (74,0%) e na ASGm 42 (84,3%). Diferentemente da maioria dos estudos sobre o tema, neste presente estudo foi demonstrado que os pacientes com menos de 5 anos de HD possuíam pior estado nutricional. Isso talvez possa ser explicado pelo fato de que, ao iniciar o processo de HD, o paciente é submetido a uma dieta restritiva que contribui para o catabolismo acentuado. Além disso, pacientes em estágio final da DRC são submetidos a um estado microinflamatório proporcionado pela síndrome urêmica e pelo processo de HD. CONCLUSÃO: Diante dos dados apresentados, os pacientes em HD apresentam desnutrição logo nos primeiros 5 anos de HD. O paciente já estaria exposto a influências externas e internas que proporcionam vulnerabilidade para o desenvolvimento de desnutrição. Portanto, os pacientes com DRC já estariam predispostos ao desenvolvimento de desnutrição antes de iniciar o processo dialítico, sendo este último mais um fator predisponente ao desenvolvimento de desnutrição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAÚJO, C. P., et al. Insuficiência renal crônica: um enfoque na prevenção do problema emergente no Brasil. Revista contexto & saúde, Ijuí, v.10, n.20, p.1045-1048, Jan./Jun. 2011.

CUPPARI, L.; KAMIMURA, M. A. Avaliação nutricional na doença renal crônica: desafios na prática clínica. Brazilian Journal of Nephrology, v. 31, 2009.

JUNIOR, J. E. R. Doença Renal Crônica: Definição, Epidemiologia e Classificação. Brazilian Journal of Nephrology, v. 26, 2004.

SANTOS, A. H. C. et al. Indicadores Aantropométricos e Avaliação da Pressão Arterial da Verificação de Risco de Doenças Renais da População Geral. Revista Online de Extensão e Cultura Realização, v. 2, 2015.

Downloads

Publicado

2017-09-18

Como Citar

SANTOS, M. L., NEVES, A. D. F., DO NASCIMENTO, J. S., DOS SANTOS, T. M. P., & DOS SANTOS, C. B. A. (2017). CARACTERIZAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL DE PACIENTES COM DOENÇA RENAL CRÔNICA EM RELAÇÃO AO TEMPO DE DOENÇA. Congresso Internacional De Atividade Física, Nutrição E Saúde, 1(1). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/CIAFIS/article/view/6294