USO DE INDICADORES ANTROPOMÉTRICOS PARA DETECÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL DE ADOLESCENTES DE ESCOLAS PÚBLICAS DE ARACAJU

Autores

  • MCHELLE LOPES SANTOS UNIVERSIDADE TIRADENTES
  • RAFAEL SILVA FONTES UNIVERSIDADE TIRADENTES
  • CYNTHIA BARBOSA ALBUQUERQUE DOS SANTOS UNIVERSIDADE TIRADENTES
  • ALAIDE GUILHERME DOS SANTOS UNIVERSIDADE TIRADENTES
  • TATIANA MARIA PALMEIRA DOS SANTOS UNIVERSIDADE TIRADENTES

Palavras-chave:

estado nutricional, antropometria, adolescente.

Resumo

INTRODUÇÃO: A obesidade na adolescência está associada a doenças crônicas na vida adulta como hipertensão, dislipidemias e diabetes. Dentre os métodos utilizados para diagnosticar o excesso de peso, destacam-se os indicadores antropométricos, os quais são métodos mais simples, de baixo custo e fácil interpretação. No ambiente escolar, o acompanhamento nutricional é essencial para análise da saúde, tornando-se oportunidade única para obtenção de medidas objetivas da evolução das condições de vida. OBJETIVO: Avaliar o estado nutricional de adolescentes de escolas públicas de Aracaju, através dos indicadores antropométricos. METODOLOGIA: Estudo transversal realizado com adolescentes de ambos os sexos com idades entre 10 e 18 anos. Foram coletadas informações como gênero, idade, raça, peso, altura, circunferência do pescoço (CP) e circunferência da cintura (CC), que posteriormente foram utilizados para calcular e classificar o IMC, a RCEst e o Índice de Conicidade (IC). A CC foi classificada segundo Freedman et al. 1999 e a CP segundo Hatipoglu et al. 2010. O IMC foi categorizado segundo o sexo por meio dos gráficos de IMC por idade da Organização Mundial de Saúde (OMS, 2007), a RCEst teve como ponto de corte valores maiores ou iguais a 0,5 para os dois sexos, e, os pontos de corte empregados para o IC foram de acordo com Pelegrini et al. 2015, sendo 1,12 para meninos e 1,06 para meninas. Os resultados foram analisados estatisticamente em percentuais. RESULTADOS: Participaram 363 adolescentes, sendo 62,26% do sexo feminino e 37,74% do sexo masculino. Segundo os dados antropométricos analisados foi observado que através do IMC 25,34% dos adolescentes encontravam-se com excesso de peso, pelo IC 47,93% estavam com classificação elevada, já a CP revelou que 31,96% estavam com valores maiores ou iguais aos pontos de corte. Segundo a CC e a RCEst apenas 0,81% e 5,93% dos indivíduos encontravam-se com valores elevados. Em todos os indicadores antropométricos usados a maioria dos adolescentes encontravam-se eutróficos: 67,39% segundo o IMC; 52,07% pelo IC 99; 68,04% de acordo com a CP, e 94,07% segundo a RCEst. CONCLUSÃO: Os resultados obtidos sugerem que IMC, IC e CP foram os melhores índices para detectar excesso de peso na população estudada. Apesar desses indicadores antropométricos serem uteis, uma única medida não deve ser usada como parâmetro para detecção do EN dos adolescentes do referido estudo. Existem adolescentes da rede pública de ensino que apresentaram alterações no estado nutricional segundo os indicadores avaliados e isso pode comprometer sua saúde.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAMBRA, Clare L. et al. Tackling inequalities in obesity: a protocol for a systematic review of the effectiveness of public health interventions at reducing socioeconomic inequalities in obesity amongst children. Systematic reviews, v. 1, n. 1, p. 16, 2012.

BUFFON, Carmem Angela Rech et al. Comparação de indicadores antropométricos de obesidade em escolares de 11 a 12 anos: Estudos de 2007 e 2011 na cidade de Caxias do Sul. Tempus Actas de Saúde Coletiva, v. 8, n. 4, p. 31-43, 2015.

DE CARVALHO, Anatole Barreto R.; PIRES-NETO, Cândido Simões. Body composition by underwater weighing and bioelectrical impedance methods in college students. Brazilian Journal of Kinanthropometry and Human Performance, v. 1, n. 1, p. 18-23, 1999.

DUMITH, Samuel C.; JÚNIOR, José Cazuza Farias. Sobrepeso e obesidade em crianças e adolescentes: comparação de três critérios de classificação baseados no índice de massa corporal. Rev Panam Salud Publica, v. 28, p. 1, 2010.

SANT'ANNA, Mônica de Souza L.; PRIORE, Silvia Eloíza; FRANCESCHINI, Sylvia do Carmo C. Methods of body composition evaluation in children. Revista Paulista de Pediatria, v. 27, n. 3, p. 315-321, 2009.

Downloads

Publicado

2017-09-18

Como Citar

SANTOS, M. L., FONTES, R. S., DOS SANTOS, C. B. A., DOS SANTOS, A. G., & DOS SANTOS, T. M. P. (2017). USO DE INDICADORES ANTROPOMÉTRICOS PARA DETECÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL DE ADOLESCENTES DE ESCOLAS PÚBLICAS DE ARACAJU. Congresso Internacional De Atividade Física, Nutrição E Saúde, 1(1). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/CIAFIS/article/view/6293